Notícias

Sonia Guajajara é confirmada como ministra do novo Ministério dos Povos Originários

Ativista, ex-coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas (APIB) e deputada federal eleita por São Paulo, Sonia Guajajara é uma indígena maranhense

Published

on

A deputada federal Sônia Guajajara (PSOL) foi confirmada como a primeira ministra do novo Ministério dos Povos Originários. O anúncio oficial foi feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (29), no Centro Cultural do Banco do Brasil.

Ativista, ex-coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas (APIB) e deputada federal eleita por São Paulo, Sonia Guajajara é uma indígena maranhense que tem se destacado na luta pelos direitos dos povos originários e na defesa do meio ambiente. Ela é reconhecida internacionalmente pelas denúncias feitas à Organização das Nações Unidas (ONU),nas Conferências Mundiais do Clima (COP) e no Parlamento Europeu sobre as violações de direitos indígenas, especialmente durante o governo de Jair Bolsonaro. Em maio, Sônia integrou a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Time.

Advertisement

A chefia do novo ministério promete não ser uma tarefa simples. Após quatro anos de governo Bolsonaro, a nova ministra terá de lidar com os desmontes nos órgãos de proteção aos povos originários, como a Funai, a estagnação completa das demarcações de terras e os crescentes conflitos em territórios de disputa, além do possível retorno do Marco Temporal.

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile