Vacinação contra Influenza no Acre é prorrogada até janeiro de 2025
Campanha visa aumentar a cobertura vacinal, que atualmente está em apenas 22% do grupo prioritário; imunização está disponível para toda a população a partir dos 6 meses.
A vacinação contra a influenza no Acre foi prorrogada até 31 de janeiro de 2025, conforme anunciado pela Secretaria de Estado de Saúde. A campanha, que inicialmente terminaria em 26 de outubro, busca aumentar a cobertura vacinal, que atualmente está em apenas 22,09% do grupo prioritário, composto por crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades. Até agora, foram aplicadas 98.042 doses de um total de 311.069 pessoas que devem ser vacinadas no estado.
Com a prorrogação, a vacina trivalente continuará disponível para toda a população a partir dos 6 meses, enquanto houver estoque. O Acre conta com 239 mil doses da vacina. O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, destacou a importância da imunização como medida essencial para prevenir a gripe e suas complicações, especialmente com a chegada do inverno. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, enfatizou a necessidade de não adiar a vacinação.
As secretarias municipais de saúde manterão as ações de vacinação, priorizando os grupos definidos na campanha, visando aumentar a cobertura vacinal antes do período mais intenso de chuvas e doenças respiratórias que se aproxima. A população é incentivada a procurar os postos de vacinação para garantir a imunização.