O deputado federal e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), Zé Adriano, afirmou que o estado precisa concluir projetos rodoviários em andamento antes de avançar para a construção de ferrovias. Durante entrevista na Expoacre, ele destacou que a finalização do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia é prioridade para garantir melhores condições de trafegabilidade até Assis Brasil e fortalecer a logística regional.
Segundo o parlamentar, a conclusão desse trecho permitirá atrair investimentos em infraestrutura e serviços, incluindo melhorias na BR-317, ampliação das operações no porto de Cobija e fortalecimento da integração comercial com o Peru. Adriano ponderou que estudos para implantação de ferrovia demandam tempo e passam por etapas legais e ambientais complexas, como a aprovação de licenças e adequações à legislação.
Ele citou a nova lei ambiental aprovada pelo Congresso, que aguarda decisão do governo federal quanto à sanção, como fator que poderia acelerar projetos estratégicos. “Com a legislação sancionada, haveria mais agilidade para viabilizar obras como a ferrovia, já que ela prevê procedimentos simplificados para liberações ambientais”, explicou.
O deputado também comentou sobre atrasos nas obras de recuperação da BR-364, que, segundo ele, decorrem de entraves orçamentários e operacionais. Ele esclareceu que as empresas contratadas apenas executam projetos definidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e que a demora na execução está ligada à aprovação tardia da Lei Orçamentária Anual, que ocorreu em março, postergando a liberação de recursos.
Zé Adriano ainda alertou para a necessidade de evitar que disputas ideológicas interfiram em decisões estratégicas de infraestrutura. Para ele, o foco deve estar na viabilidade técnica e na previsibilidade para o setor produtivo, especialmente diante de desafios externos, como a ameaça de novas tarifas sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, que podem impactar diretamente a economia acreana.