Connect with us

Cultura

Cores, ancestralidade e cultura

Cores, ancestralidade e cultura

Published

on

Cultura

Fluxo Cia de Artes apresenta “Cine Fluxo – Uma Aventura no Cinema”

Published

on

Imagine se o filme Meu Malvado Favorito fosse demonstrado em sapateado? Ou, quem sabe, uma versão do longa O Menino do Pijama Listrado em dança contemporânea? Pois foi esta a intenção que fez com que o bailarino, coreógrafo e diretor da Fluxo Cia de Artes, Dheyvison Bruno, idealizasse o espetáculo “Cine Fluxo – Uma Aventura no Cinema”. O evento ocorre às 19h30 e os ingressos antecipados já estão à venda pelo telefone (68)99904-5453 (Dheyvison Bruno) ou diretamente pelo perfil do grupo no Instagram, @fluxociadeartes.

Ainda segundo o diretor, a ideia surgiu durante a pandemia, quando acrescentou mais um hábito à já antiga paixão pela dança. “E foi agora que surgiu a ideia de juntar duas coisas que gosto muito – o cinema e a música – em um único espaço, em que pudéssemos imaginar como seriam alguns filmes em forma de dança”, explicou

Além dos já citados, o espetáculo conta com clássicos, como Mágico de Oz, Burlesque e Cantando na Chuva, além de filmes que são quase que inimagináveis para a dança, como Velozes e Furiosos e Piratas do Caribe.

Conforme explicado por Dheyvison Bruno, a apresentação abrangerá uma variedade de estilos de dança, incluindo ballet clássico, jazz funk, dança contemporânea, dança do ventre, sapateado, dança de salão, entre outros. Uma das novidades deste evento é a estreia dos alunos que frequentam as aulas na Fluxo, conforme destacado por Bruno. Por meio do projeto “Dançando com a Fluxo”, a companhia oferece aulas aos domingos para entusiastas da dança e para a comunidade em geral no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, localizado no Manoel Julião.

“É incrível testemunhar a evolução e os desafios enfrentados pela Fluxo a cada ano. Anteriormente éramos apenas artistas do Acre nos unindo para realizar trabalhos artísticos. Agora, temos aproximadamente 50 alunos mergulhando nesse mundo que tanto amamos. Sem dúvida, este evento será um marco na vida deles”, enfatiza o diretor.

Lyvia Santos, aluna da Fluxo Cia de Danças do Centro Cultural Thaumaturgo Filho, disse estar muito empolgada com o espetáculo. “Fazer parte das aulas aos domingos já é uma experiência enriquecedora, e ter a oportunidade de contribuir para este evento é emocionante. Confesso que estou ansiosa, cheia de expectativa para estes dias e aprender com esta experiência. Mal posso esperar para ver como tudo se desenrola e contribuir da melhor forma possível”, reiterou.

Já Elias Silva, integrante da Cia Fluxo de 25 anos, falou sobre o que é mais desafiador no espetáculo. “Para mim, o mais desafiador é o ballet, pois sou de Xapuri, e lá a gente não tem tantos estilos variados de aulas de dança. Então, poder fazer aula de balé e sapateado pra mim tá sendo importantíssimo na minha formação como profissional, pessoal também. Eu tenho muito a agradecer a Cia Fluxo por estar proporcionando essa oportunidade de fazer aulas nessas modalidades, que eu sempre admirei muito, mas pra mim era uma realidade muito distante”, afirmou.

Além disso, a III Mostra de Dança será ainda mais inclusiva, conforme destaca Dheyvison Bruno, com a participação de outros grupos. O evento contará com apresentações do Ballet Lia Carvalho, Ballet Sesi Acre, Studio de Dança Bellart, Studio Dança do Ventre By Júlia Arantes, Escola No Compasso, Cheerleaders Fúria e Grupo Rebellion, destacando a diversidade e riqueza da dança em Rio Branco.

Assessoria

Continue Reading

Cultura

RESISTÊNCIA: DOCUMENTÁRIO SOBRE TRAGÉDIA NA AMAZÔNIA É PREMIADO EM PERNAMBUCO

Dirigido por Juraci Júnior, foi vencedor de três categorias na 17ª edição do Festival de Cinema Curta Taquary

Published

on

O documentário “Resistência”, dirigido por Juraci Júnior, foi vencedor de três categorias na 17ª edição do Festival de Cinema Curta Taquary, que aconteceu de 16 a 22 de março, na cidade de Taquaritinga do Norte, em Pernambuco. O filme participou da mostra “Por Um Mundo Melhor” e conquistou os prêmios de melhor som, para Leandro Marques, melhor edição, para Vinícius Lima e Rafael Suarez e melhor figurino para Ricardo Almeida e Juraci Júnior.

O documentário apresenta a história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, pelas vozes de filhos e netos de trabalhadores da obra, povos originários e porto-velhenses que relembram o violento processo de ocupação do território e das tantas mortes que aconteceram durante a construção da ferrovia, no final do século XIX. O filme também foi exibido na cidade do Rio de Janeiro, na programação oficial do 17º Festival Visões Periféricas, com sessões no Cinema Nova Brasília, no Completo do Alemão e na Estação Net Botafogo, na zona sul carioca, entre 20 e 24 de março.

Curta Taquary

O Curta Taquary é um festival de curtas-metragens nacionais e internacionais realizado na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, e está na sua 17ª edição. Além das exibições de filmes, que visam incentivar a produção independente e oferecer retratos de todos os estados do Brasil e de países da América Latina, a programação conta com ações de formação voltadas para diferentes técnicas do cinema. Desde 2021, o festival também tem promovido ações de reflorestamento e formação sustentável.

O filme foi produzido pela Casa do Rio Filmes e conta com direção e roteiro de Juraci Júnior, curadoria de Gabriela Nakagawa e Maíra Ramos, produção executiva de Val Barbosa e Juraci Júnior, produção de Ricardo Almeida, direção de fotografia de Leandro Marques, montagem de Vinicius Lima, finalização de Rafael Suarez, design de som de Guilherme Nascimento, design de Bijari e Jorge Damschi e trilha original de Rinaldo Santos e Anderson Silva.

Juraci Júnior / Casa do Rio

Continue Reading

Cultura

Sarau das Moças: Empreendedorismo Feminino e Arte em Destaque

Evento promove integração entre empreendedorismo feminino e expressões artísticas na Usina de Arte

Published

on

No dia 13 de abril, das 15h às 22h, a Usina de Arte será palco do Sarau das Moças, um evento que une o empreendedorismo feminino à arte. A iniciativa visa proporcionar um espaço de troca de conhecimentos e experiências, destacando o papel da mulher no mundo dos negócios e na cena cultural.

Para participar da feira de empreendedorismo durante o Sarau das Moças, é necessário realizar os minicursos nos dias 06 e 07 de abril. Os cursos, que acontecerão das 8h às 12h e das 13h às 17h no dia 06, e das 8h às 12h no dia 07, oferecem uma oportunidade para aprimorar habilidades e conhecimentos relacionados ao empreendedorismo.

O evento é aberto a todas, incluindo alunas e professoras de escolas públicas ou privadas, profissionais de saúde, membros de grupos culturais, associações comunitárias e indivíduos envolvidos em espaços públicos de suas comunidades. A participação é gratuita e inclui certificado.

Com apenas 22 vagas disponíveis, os interessados são incentivados a se inscrever o quanto antes. As inscrições podem ser feitas através dos contatos abaixo:

Marcella Dalillah – 68 99988-5700
Patrícia Dossa – 68 98407-0080

O Sarau das Moças é realizado por Narjara Saab, com produção de Acreativa Produções e CMEC, e financiamento proveniente do Edital 14/2023 de Arte e Patrimônio Cultural da Lei 194/2022, representado por Paulo Gustavo através da Fundação Garibaldi Brasil.

Continue Reading

Tendência