Connect with us

Entretenimento

Festival Delas

Negritude da mulher amazônida será tema do terceiro episódio

Published

on

Foto Cedida Divulgação

Nesta quarta-feira (11), às 19h30, vai ao ar o terceiro episódio do “Festival Delas – O que é que a caboca tem?”. O projeto é transmitido semanalmente pelo canal do YouTube da jornalista e empreendedora cultural, Emilli Sousa (www.youtube.com/emillisousa), onde é possível assistir aos dois episódios já exibidos.

O tema abordado será “Negritude da Mulher Amazônida”, que pretende dar voz à mulheres que encampam o movimento social por mais representatividade no cenário local e regional. A apresentadora Emilli Sousa recebe as convidadas Ana Carla Ilés, Jamyle Brasil, Luh Melo e Rosangela Hilário para o bate-papo. A atração musical será a rapper Negra Mari.

“Como mulher branca, reconheço meus privilégios e busco usar o espaço que tenho para potencializar a luta dessas mulheres gigantes e com histórias tão inspiradoras.  São vozes potentes e discursos esclarecedores que podem contribuir com a construção de uma sociedade mais igualitária e com equidade de gênero”, destaca Emilli.

Sobre as participantes

Ana Carla Ilés: mais conhecida por Mãe Ana, membra da coordenadoria de mulheres de terreiro da Federação de Cultos Afro Religioso Umbanda e Ameríndios do Estado de Rondônia (FECAUBER). É militante na luta contra discriminação racial, intolerância religiosa e, principalmente, em combate à violência contra a mulher.

Jamyle Brasil: antropóloga licenciada em geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, mestranda no programa de pós-graduação em estudos literários da mesma instituição e graduanda no curso de língua portuguesa pela Faculdade Fael. Militante do movimento negro no estado de Rondônia e representante do Fórum Nacional de Mulheres Negras com referências a pesquisas de gênero e  negritude da Amazônia e América Latina.

Luh Melo: mulher negra, empreendedora – que através de sua busca e lugar de pertencimento – encontrou nas tranças e cabelos afros as histórias e identidade de seus ancestrais. Especialista em cabelos afros, emprega jovens negros que também buscam reconhecimento e aceitação de sua identidade.

Ana Carla Ilés, Jamyle Brasil, Rosângela Hilário e Emilli Sousa, da esquerda para a direita

Negra Mari:  cantora, compositora e poetisa negra da periferia. Lançou o álbum “Negra Mari – Extracotidiana”, com músicas atentas ao cotidiano das mulheres brasileiras. É atriz e diretora no grupo de teatro Opalco’s. Rapper, produtora cultural, historiadora, pesquisadora e mãe.

Rosangela Hilário: professora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Pós-doutora em educação pela faculdade de educação da Universidade São Paulo. Possui licenciatura em letras, graduação em comunicação social e jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes e mestrado em educação e políticas públicas. Atua principalmente nas áreas temáticas de Alfabetização e Letramento, Políticas Públicas de Formação de Professores, Interseccionalidade e Feminismo Negro. Membra da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes – ARL onde ocupa a cadeira número 18, cuja patronesse é Tereza de Benguela.

Realização
O projeto foi contemplado pelo Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC – 2ª Edição Pacaás Novos – Prêmio para Difusão de Festivais Mostras e Feiras Artísticos-Culturais pela Lei Federal 14.017/2020 Aldir Blanc.

Entretenimento

Agita na Comunidade do Sesc acontece neste final de semana em Rio Branco

O evento contará com atividades recreativas, de saúde, culturais, Bibliosesc e assistenciais.

Published

on

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc no Acre) realiza neste sábado, 11, das 8 horas às 14 horas, na Associação Mãos Dadas, localizada no Ramal Brindeiro, Vila Acre, a primeira edição do Projeto Agita na Comunidade do Sesc. O evento contará com atividades recreativas, de saúde, culturais, Bibliosesc e assistenciais.

Além disso, haverá atividades de danças, laborais; atividades recreativas para público infantil; exposição, desenhos, testes rápidos; higiene bucal, palestra e escovódromo. Um consultório móvel será disponibilizado em uma van. cedida pelo parceiro MBS Solar das Acácias.

Para a gerente de Assistência do Sesc no Acre, Marizete Melo, mais uma vez o Sesc levará para a comunidade de Rio Branco ações educativas, culturais, recreativas, serviços de saúde e muito mais. “Será um momento ímpar, de oportunidades diversas às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social”, disse.

Assistência no Sesc

Garantir os direitos humanos através da mobilização e articulação de coletivos, redes comunitárias e organizações sociais é o maior propósito da atuação do Sesc no campo da Assistência. Por meio de projetos nas áreas de Segurança Alimentar e Apoio Social, Desenvolvimento Comunitário, e Trabalho Social com Grupos, é realizado um trabalho que visa promover a cidadania ativa e o desenvolvimento das comunidades.

Da Assessoria

Continue Reading

Agenda Cultural

Cine Teatro Recreio exibe Aftersun, filme indicado ao Oscar, confira!

Published

on

O Cine Teatro Recreio está exibindo o filme Aftersun, que teve o ator Paul Mescal indicado ao Oscar de melhor ator, nesta terça-feira, 24.

Nesta terça-feira, 24, têm duas exibições, às 16h e 19h. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo telefone 68 981120014, mais informações na página do Cine Teatro Recreio no Instagram: https://www.instagram.com/cineteatrorecreioac/

Sinopse do filme:

Em Aftersun, no final da década de 1990, Sophie, de onze anos, e seu pai Calum passavam as férias em um clube na costa turca. Eles tomam banho, jogam bilhar e desfrutam da companhia amigável um do outro. Calum se torna a melhor versão de si mesmo quando está com Sophie. Sophie, enquanto isso, acha que tudo é possível com ele. Quando a jovem está sozinha, ela faz novos amigos e tem novas experiências. Enquanto saboreamos cada momento passado juntos, uma sensação de melancolia e mistério às vezes permeia o comportamento de Calum. Vinte anos depois, as memórias de Sophie ganham um novo significado enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que não conhecia.

Continue Reading

Entretenimento

Show da Virada em Cruzeiro do Sul será na Arena do Juruá

Published

on

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, em parceria com a Associação Comercial do Juruá e Governo do Estado, realizará dois grandes shows, com duas atrações nacionais para comemorar o réveillon. Os eventos serão realizados na arena do Juruá a partir das 21h, com uma grande queima de fogos às 00h.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aldemir Maciel, a expectativa de público é muito grande e o show da virada só irá terminar por volta das 05h, do dia 01 de janeiro de 2023. “Estamos esperando um grande número de pessoas. Já os horários iremos seguir da seguinte maneira, após a queima de fogos a cantora Launa Prado entra no palco até às 02h30, o cantor Chicão dos Teclados, inicia seu show logo após, e vai até às 05h”.

Ao falar sobre o que motivou a prefeitura levar o show da virada para o Arena do Juruá, Maciel disse que por se tratar de dois grandes cantores nacionais, o centro de Cruzeiro do Sul seria pequeno para suportar a grande quantidade de pessoas.

“Com duas atrações nacionais, o centro da cidade se torna inviável e pequeno para esse tipo de evento. A maior prova disso foram os dois últimos eventos realizados no centro da nossa cidade. Estamos aguardando a população de todos os municípios do Vale do Juruá, e para dar mais conforto e comodidade para essas pessoas, iremos realizar na arena do Juruá, por ser um local maior”

Continue Reading

Tendência