No segundo quadrimestre de 2023, o Acre ultrapassou o limite de despesa com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para o Poder Executivo, em 49,92%; (o limite é de 49%). Essa informação consta no Relatório de Gestão Fiscal (RGF) em Foco dos Estados + DF, referente ao segundo quadrimestre de 2023, divulgado pelo Tesouro Nacional nesta segunda-feira (23/10). O documento oferece um panorama das principais informações relacionadas ao cumprimento dos limites estabelecidos pela LRF para as Unidades da Federação, incluindo despesa total com pessoal, dívida consolidada líquida e operações de crédito.
No período analisado, o limite para a Dívida Consolidada Líquida (DCL), que corresponde a duas vezes o valor da Receita Corrente Líquida (RCL) do ente, foi respeitado por todos os estados.
O relatório também fornece os valores totais de precatórios em relação à RCL. No segundo quadrimestre, o Acre apresentou um comprometimento próximo de 0% nesse tipo de despesa.
O RGF em Foco é baseado nos RGF publicados pelos próprios entes no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), gerenciado pelo Tesouro Nacional. O RGF é publicado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Advertisement
Com a divulgação deste relatório, o Tesouro reafirma seu compromisso com a transparência dos dados fiscais e com a divulgação de informações que contribuam para um debate informado sobre a importância do equilíbrio das contas públicas em todos os níveis da Federação.