A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta sexta-feira (3) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS). A iniciativa foi proposta pelo deputado Afonso Fernandes (PL), autor do Requerimento nº 98/2025.
Durante a solenidade, Fernandes destacou que os ACS e os agentes de combate a endemias (ACE) são responsáveis por aproximar a população do Sistema Único de Saúde (SUS) e defendeu melhores condições de trabalho e valorização da categoria.
Advertisement
A agente comunitária Samara Matias, com 13 anos de atuação em Rio Branco, ressaltou o papel cotidiano dos profissionais no atendimento às famílias. Representando a Secretaria Estadual de Saúde, Joerlândia Pinheiro reforçou que os ACS são o elo direto entre a comunidade e o sistema público.
O representante do governo estadual, José Antônio Cordovil, afirmou que os agentes funcionam como porta de entrada do cidadão ao SUS e contribuem para a redução de custos ao evitar sobrecarga em hospitais. Ele também destacou a abrangência da vacinação gratuita no Brasil em comparação a países europeus.
A presidente do Sindicato dos ACS, Márcia Jucá, classificou a homenagem como um marco para a categoria e lembrou conquistas como o piso salarial instituído em 2014 e ampliado em 2022. Ela defendeu a inclusão dos agentes no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e a aprovação da aposentadoria especial.