A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveu uma audiência pública nesta segunda-feira (7) para discutir a construção do Hospital Universitário do Estado. A reunião, convocada pela Comissão de Saúde e Assistência Social, teve como objetivo debater a viabilidade e importância desse empreendimento para a região. O requerimento nº 62/2023, de autoria do deputado Adailton Cruz (PSB), foi o responsável por viabilizar o encontro, que contou com a participação de deputados federais, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, a reitora da Ufac, Guida Aquino, estudantes e representantes de sindicatos de profissionais da Saúde.
Durante a audiência, o deputado Adailton Cruz destacou a relevância desse debate para o Estado. Ele enfatizou a necessidade de buscar recursos para a efetivação do Hospital Universitário, ressaltando que a construção da unidade seria fundamental para salvar vidas, gerar empregos e contribuir com aqueles que mais precisam.
O médico Osvaldo Leal também participou do evento e apresentou detalhes sobre o projeto do Hospital Universitário. Ele destacou que a ideia do hospital surgiu em 2013 e que sua construção se baseia na identificação das necessidades de saúde da população acreana, complementando os serviços já existentes na área.
Durante a audiência, diversos representantes políticos e da sociedade civil expressaram apoio à construção do Hospital Universitário. Jucelino Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac), manifestou seu apoio e destacou a necessidade de verbas do Governo Federal para a construção do hospital.
O deputado Edvaldo Magalhães enfatizou que a luta pela construção não pode ficar apenas na audiência e sugeriu que fosse feita uma carta de defesa da construção, assinada pelo governador Gladson Cameli e demais chefes de poderes estaduais, como forma de demonstrar o compromisso com o projeto.
Advertisement
A reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou que o Hospital Universitário não seria apenas para a instituição, mas para todo o Estado do Acre. Ela enfatizou a necessidade de apoio da população e da bancada federal para concretizar esse projeto, especialmente em vista dos benefícios que a unidade traria à saúde da população.
Ao final da audiência pública, o deputado Adailton Cruz ressaltou a importância da mobilização e afirmou que o relatório final do encontro será encaminhado aos ministérios da Educação e Saúde, Câmara Federal e ao governo do Estado. Ele também destacou a sugestão do deputado Edvaldo Magalhães sobre a carta de defesa da construção do hospital.
A pauta para a construção do Hospital Universitário já dura dez anos, e o projeto tem como objetivo beneficiar estudantes dos cursos da área de saúde da universidade, além de contratar aproximadamente 1.800 novos servidores. Quando concluído, o hospital terá 280 leitos comuns, 40 unidades de terapia intensiva, 60 consultórios médicos e 11 salas para centro cirúrgico. A capacidade prevista é de 245 mil consultas ambulatoriais e 9 mil cirurgias anuais. O investimento total para a construção e equipamento do hospital é de R$ 300 milhões.
Fotos Sérgio vale / Agência Aleac – Com informações Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira