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Educação

Alunos do Curso de Fotografia do Ieptec visitaram Agência de Notícias do Acre

Estudantes conhecem o dia a dia dos fotojornalistas e aprendem sobre práticas da profissão

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Alunos do curso de Qualificação Profissional em Fotografia da Usina de Artes João Donato, oferecido pelo Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), visitaram na terça-feira, 21 de maio, a redação da Agência de Notícias do Acre. O objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes uma compreensão prática do fluxo de trabalho e das metodologias utilizadas pelos fotojornalistas da instituição.

Marcos Vicentti, fotojornalista com 28 anos de experiência, apresentou o cotidiano da profissão e as ferramentas utilizadas no trabalho. Vicentti, que começou sua carreira em 1996, explicou aos alunos como a prática constante e a adaptação às novas tecnologias são essenciais para o desenvolvimento na área de fotografia.

A secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, ressaltou a importância da visita para a formação dos novos profissionais. “Receber alunos é sempre uma oportunidade de contribuir para a formação de futuros talentos na área de comunicação,” afirmou.

Lane Santos, professora do curso, destacou que essas atividades práticas complementam o aprendizado teórico. “As visitas permitem que os alunos vejam na prática como os conceitos estudados são aplicados,” disse.

Natália Ávila, uma das alunas, comentou sobre a experiência: “Aprender com um profissional experiente como Marcos Vicentti foi muito enriquecedor. Isso nos prepara melhor para o mercado de trabalho,” afirmou.

O Ieptec continua com as inscrições abertas para o curso de Qualificação Profissional em Fotografia. Informações sobre inscrições podem ser encontradas no site oficial do Ieptec ou na Usina de Artes João Donato.

Fonte: Assessoria / Foto: Pedro Devani/Secom

Educação

Acre amplia ações de educação indígena com apoio do Programa REM e agentes agroflorestais

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O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), está implementando o projeto “Educação Intercultural Diferenciada Indígena”, com o objetivo de fortalecer a educação escolar indígena em 12 municípios do estado. A ação integra o subprograma Territórios Indígenas da Fase II do Programa REM Acre (REDD+ Early Movers), iniciativa de cooperação internacional financiada por Alemanha e Reino Unido.

A iniciativa atende mais de 6.500 estudantes em 142 escolas indígenas, promovendo um modelo pedagógico intercultural que integra conhecimentos tradicionais e ocidentais. Segundo o chefe do Departamento de Gestão Escolar Indígena da SEE, Francisco Charles Fernandes Falcão, o projeto transforma os saberes locais em conteúdos pedagógicos. “Trabalhamos tanto os conhecimentos indígenas quanto os não indígenas dentro do processo de escolarização”, afirmou.

Um dos principais diferenciais do projeto é a atuação dos Agentes Agroflorestais Indígenas (AAFIs) nas escolas, como educadores ambientais. Eles contribuem com a formação dos alunos por meio da transmissão de conhecimentos sobre a floresta, práticas tradicionais de plantio e colheita, manejo sustentável e gestão territorial.

De acordo com a coordenadora-geral do Programa REM Acre – Fase II, Marta Azevedo, os AAFIs também fortalecem a soberania alimentar. “Esse projeto tem contribuído com a formação pedagógica de professores indígenas e integrado os Agentes Agroflorestais Indígenas ao ambiente escolar, fortalecendo os saberes locais e a gestão do território”, destacou.

Na escola Huni Kui Yube, localizada no Alto Rio Envira, em Feijó, os resultados da ação já são percebidos. “Os agentes agroflorestais trouxeram uma grande contribuição na alimentação escolar, ensinando o tempo certo de plantar e colher. Isso garante uma merenda de qualidade, com alimentos produzidos na própria comunidade”, relatou o professor Antônio José Gomes da Silva.

A participação dos AAFIs também fortalece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com apoio da Emater, Seagri, Funai e da Cooperação Técnica da Alemanha (GIZ). Foram realizadas oficinas para reorganização da produção de alimentos nas aldeias, respeitando hábitos alimentares tradicionais. “O trabalho conjunto resultou no aumento da produção de alimentos e no resgate de produtos tradicionais que estavam sendo esquecidos”, afirmou Antônio Gomes.

O Programa REM Acre tem como objetivo apoiar governos que adotam políticas de proteção das florestas e redução de emissões por desmatamento. O Acre foi o primeiro estado brasileiro a implementar a iniciativa, tornando-se referência na área ambiental e na promoção de serviços ambientais sustentáveis.

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Educação

Acre abre seleção para bolsas de pesquisa em gestão pública

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O Governo do Acre lançou nesta quinta-feira, 16 de maio, o processo seletivo para concessão de bolsas voltadas a projetos de pesquisa e inovação na área de gestão pública. A iniciativa é realizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac).

As inscrições estão abertas até 6 de junho de 2025 e devem ser feitas por meio do site oficial do governo: www.ac.gov.br.

Podem participar profissionais com nível superior completo e que não possuam vínculo empregatício. São oferecidas duas categorias de bolsas: R$ 5.500 para pesquisadores e R$ 7.500 para coordenadores.

O processo seletivo será dividido em quatro fases: análise de documentos, avaliação do currículo, análise do projeto de inovação e entrevista. Os critérios de participação variam conforme a vaga, com exigência de formação nas áreas de direito, administração, gestão pública, tecnologia da informação, engenharia de redes e gestão de projetos.

De acordo com o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, o objetivo é incorporar soluções tecnológicas à administração pública e incentivar a pesquisa aplicada. “Essa é uma oportunidade de contribuir com a transformação da gestão pública no Acre”, afirmou.

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Educação

Ufac abre 255 vagas remanescentes para cursos de graduação em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

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A Universidade Federal do Acre (Ufac) divulgou, nesta sexta-feira (17), edital para preenchimento de 255 vagas remanescentes em cursos de graduação nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. As inscrições serão realizadas entre os dias 20 e 23 de maio, exclusivamente pela internet.

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), as vagas são oriundas do processo seletivo anterior, regido pelo Edital nº 2/2025, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e não foram preenchidas na etapa inicial. Podem participar candidatos que concluíram o ensino médio e realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2020 e 2024, desde que não tenham zerado a redação ou faltado em dias de prova.

Do total, 185 vagas estão disponíveis no campus-sede em Rio Branco e 70 no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. Cada candidato pode se inscrever para apenas um curso, campus e turno. A seleção será feita com base na pontuação obtida no Enem, sendo classificados os candidatos com maior nota.

A matrícula institucional ocorrerá em duas etapas: a primeira, de forma online, de 28 a 30 de maio; e a segunda, com validação presencial, entre os dias 2 e 4 de junho. O ingresso dos aprovados será válido para o primeiro ou segundo semestre letivo de 2025, a depender da estrutura curricular de cada curso.

Em Rio Branco, há vagas para os cursos de Ciências Sociais, Engenharia Florestal, Filosofia, Física, História (bacharelado e licenciatura), Letras/Francês, Matemática, Música, Química, Saúde Coletiva e Teatro. Em Cruzeiro do Sul, as vagas são para Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Letras (Espanhol e Inglês) e Pedagogia.

Mais informações podem ser consultadas no edital disponível no site da Ufac: https://sistemas.ufac.br/vestibular_especifico

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