Connect with us

Assessoria

Apenas 40,8% dos empresários contrataram em fevereiro, aponta pesquisa

Published

on

Dados divulgados por pesquisa realizada pela Fecomércio-AC, em parceria com o Data Control Instituto de Pesquisas, apontam que apenas 40,8% dos empresários de Rio Branco fizeram contratações em fevereiro. O estudo, realizado no último dia 20, abordou 104 empresários do comércio de bens, serviços e turismo e apontou ainda que 59,2% afirmaram que não empregaram no último mês.

Além disso, segundo o levantamento, para 61,2% dos entrevistados, o crescimento de atividades informais de mercado na capital acreana é real; 31,1% não confirmaram esta evolução e; 7,8%, não souberam responder ao questionamento.

Quanto aos níveis de escolaridade para contratação de pessoal, 46,6% dos empresários entrevistados admitiram a exigência do ensino médio. Outros 41,7% não se manifestaram quanto à exigência de escolaridade e; 9,7% disseram exigir pessoas com ensino fundamental e 1,8%, nível superior. 

No que diz respeito ao gênero do candidato para a contratação, 71,8% dos empresários não confirmaram a exigência, porém, outros 20,4% admitiram considerar o gênero do candidato, a depender da função a ser assumida. Outros 3,9% debitaram a exigência quando o trabalho precisa de mais esforço físico do empregado e; 3,9%, quando a aparência se faz importante para a função.

Quanto à faixa etária para contratação, 61,2% dos empresários de Rio Branco se mostraram indiferentes à exigência, 33% afirmaram que preferem candidatos com até 29 anos e; 5,8%, com idades entre 30 a 45 anos.

Motivos de demissão e perspectivas

Quanto aos motivos para demissão, 60,2% reforçaram que são, na maioria, de forma espontânea, enquanto 25,2% afirmaram que desligamentos por justa causa foram necessários; outros 14,6% destacaram a demissão por “justa causa”.

Já no que diz respeito à perspectiva de equilíbrio entre oferta e procura de empregos no mercado de Rio Branco, 43,7% dos empresários disse estimarem tempo superior a cinco anos; 34,9% (mais otimistas) estimam em três anos; 19,4%, até dois anos e; 15,5%, entre dois e três. Outros 7,8%% apostam esse alcance entre três a quatro anos; e 13,6% não se manifestam quanto a essa perspectiva.

Quanto ao preparo da pessoa desempregada para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho, 63,1% dos empresários acreditam que a proatividade/flexibilidade pessoal ajuda em muito para uma colocação. A otimização da qualificação profissional também se mostra importante para 24,35% dos empresários; outros 6,8% recomendam investimentos no  empreendedorismo e; 5,8%, criação de oportunidades econômicas.

Com relação à organização e controle das atividades econômicas do comércio em Rio Branco, 92,2% dos empresários asseguram trabalhar com base em planos voltados para o crescimento de vendas, enquanto 7,8% não esboçam essa preocupação.

Empresários pesquisados

Os 104 empresários de Rio Branco entrevistados são dos segmentos econômicos do comércio de vestuário (32,0%), de acessórios (17,5%), de calçados e bolsas (11,7%), cosméticos (7,8%), variedades (6,8%), óticas (5,8), farmácias (4,9%), móveis e eletrodomésticos (4,9%), supermercados (3,9%), artigos para festas (1,9%), materiais de construção (1,9%) e produtos agropecuários (1,0%).

Foto: Agência Brasil

Assessoria

Marcus Alexandre, pré-candidato do MDB, comenta resultado da pesquisa

Marcus Alexandre, do MDB, recebe com gratidão e humildade resultados da pesquisa de opinião em Rio Branco

Published

on

O pré-candidato do MDB, Marcus Alexandre, reagiu ao resultado da pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 9 de abril, com gratidão e humildade. Apesar de afastado da Prefeitura há seis anos, Alexandre destacou que, durante suas andanças pelos bairros, tem encontrado um sentimento predominante de desejo por mudança.

“Olha, eu tenho andado muito, conversado com muita gente nos bairros e o sentimento majoritário das ruas é o de mudança do que tá aí”, afirmou o pré-candidato.

Em seu comentário, Marcus Alexandre expressou sua satisfação pela lembrança das pessoas em relação ao seu trabalho pregresso e demonstrou gratidão para com o povo de Rio Branco. Essa lembrança, segundo ele, é um indicativo da confiança depositada em sua liderança e na possibilidade de novos rumos para a cidade.

Diante das análises geradas pela pesquisa, Marcus Alexandre posicionou-se com humildade e demonstrou estar atento aos anseios da população. Sua presença contínua na memória dos cidadãos é interpretada como um sinal de que suas propostas e experiência ainda ressoam com relevância.

Continue Reading

Assessoria

Campanha “Cidade Limpa” de Cruzeiro do Sul recolhe mais de 2 mil toneladas de entulhos

Com a participação da comunidade, a iniciativa visa melhorar a limpeza urbana e combater a proliferação do mosquito da dengue

Published

on

A campanha Cidade Limpa, iniciada em 25 de março pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul com objetivo de melhorar a limpeza da cidade e combater o mosquito da dengue e outras doenças, já chegou a 11 bairros, e 9 Conjuntos Habitacionais do município, de onde foram recolhidos 2,6 mil toneladas de entulhos.

Além dos mais de 20 mil quilos de resíduos sólidos retirados das localidades, os trabalhos de remoção de entulhos, destroços, abertura de córregos, e de sarjeta, também foram realizados.

Nesta quarta-feira, 10, as equipes das Secretariais Municipais de Meio Ambiente e Limpeza Pública e de Saúde, chegaram ao Bairro da Várzea. A Campanha, iniciada no bairro do Miritizal de cima, conta com a participação de 150 trabalhadores e o apoio de aproximadamente 14 máquinas. O secretário responsável pela ação municipal, Ygoor Neves, agradece a participação efetiva dos moradores durante a ação.

“Estamos caminhando para finalizar a terceira semana e hoje entrando na Várzea já totaliza o 11° bairro a receber essa ação. Já fizemos todos os Conjuntos Habitacionais da AC-405, alguns bairros e conseguimos recolher 2,6 mil toneladas de entulhos.Quero agradecer a contribuição e a colaboração da população, que está retirando o material dos quintais. Quero pedie para que todos cuidem das ruas e dos bairros mesmo após essa campanha Cidade Limpa”, disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública de Cruzeiro do Sul, Ygoor Neves.

Continue Reading

Assessoria

Senac e Prefeitura de Rio Branco entregam certificados para 43 alunos em cursos profissionalizantes

Capacitação de 40 Alunos para Empreender na Indústria de Alimentos: Tortas, Hambúrgueres, Bolos e Doces

Published

on

O Senac Acre, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), entregou nesta terça-feira, 9, certificados para 43 alunos que concluíram cursos profissionalizantes nos segmentos de gastronomia e informática. A cerimônia aconteceu no auditório da Seinfra, antigo Mira Shopping.

Os cursos foram ofertados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, com investimento de R$ 50.688,00, oriundos da Caixa Econômica Federal e recursos próprios do município. O objetivo é atender famílias que tiveram intervenção de obras públicas no poligonal da Vila Acre e Vila da Amizade.

Lúcia Maria Barbosa, aluna que concluiu o curso de Bolos e Tortas, agradeceu a oportunidade e destacou a importância da qualificação profissional para a sua vida financeira. “Estou muito feliz por ter concluído este curso. Adquiri novos conhecimentos que vão me ajudar a aprimorar minhas habilidades e aumentar minhas chances de conseguir um emprego”, disse.

Carlete Oliveira, gerente do Senac Bosque, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para levar cursos profissionalizantes às comunidades que mais precisam. ” É uma das missões do Senac participar da formação profissional desses alunos. Essa parceria é fundamental para que possamos alcançar essas pessoas e mudar essas vidas”, enfatizou.

Suellen Araújo, secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, destacou a importância da parceria com o Senac para a qualificação profissional da população. “A parceria com o Senac é fundamental para que possamos oferecer cursos de qualidade para as famílias que mais precisam. Essa qualificação profissional é essencial para que essas pessoas tenham acesso ao mercado de trabalho e possam melhorar suas condições de vida”, afirmou.

Departamento de Comunicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

Continue Reading

Tendência