Atualmente, operam no país, 265 mil farmacêuticos, sendo 702 no Acre trabalhando em 10 linhas de atuação e em 135 especialidades. O salário médio de um farmacêutico no Brasil é de R$ 3.724, 95, em Rio Branco Acre, é de R$ 2,511,39 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.
Fruto do requerimento de autoria da deputada Dra. Michelle Melo (PDT), Aleac realizou audiência pública para discutir piso salarial dos farmacêuticos. Com a participação de farmacêuticos, empregadores, coordenadores dos cursos de farmácia, estudantes, representantes da secretaria de Saúde de Rio Branco, da Sesacre e do Conselho Regional e Federal de Farmácias.
A deputada Michelle Melo destacou a importância do debate. “É uma honra receber vocês nesta Casa, essa categoria que tão honradamente se organiza para a valorização, estudo, adequação e fortalecimento da área. Então bem-vindos a Casa do Povo, é aqui que vocês precisam ser ouvidos e espero que saiamos daqui com bons encaminhamentos para atender as reivindicações de vocês”, disse.
Representando o Conselho Regional dos Farmacêuticos do Acre, o conselheiro Dr. João Vitor Italiano, frisou que atualmente o farmacêutico trabalha num regime de plantão em que a média salarial a nível nacional não dá para sequer suprir suas necessidades no final do mês.
“É quase um regime de escravidão. A remuneração é tão baixa que o farmacêutico precisa trabalhar em três lugares para conseguir complementar a sua renda. Não compensa você morar no Acre sendo farmacêutico com o salário que pagam hoje”, disse.
Advertisement
Os deputados estaduais Eduardo Ribeiro (PSD), Adailton Cruz (PSB) e o deputado federal Eduardo Veloso também participaram do encontro e se uniram à luta do piso salarial da categoria.
“Estou na política por causas como essa, vamos lutar pelo reconhecimento e valorização da categoria.”Deputado Federal Eduardo Veloso – Foto Sérgio Vale/Aleac
Veloso destacou a importância do encontro, “…é com mobilização e união que a classe vai conseguir sensibilizar a categoria, os políticos com mandato e a comunidade, a que mais ganha com profissionais qualificados” Colocando seu mandato à disposição, ele disse que está pronto para a luta e defesa da valorização do farmacêutico.
Também participaram da audiência a conselheira fundadora do Conselho dos Farmacêuticos do Acre, Rossana Freitas, Márcia Rafaela, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Acre, o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Acre, Caetano Camargo, Representando o Conselho Federal de Farmácia do Acre, Isabela Sobrinho, Representando na reunião o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, Ana Cristina.