Notícias

Brasil bate recorde histórico com 4,6 milhões de pequenos negócios abertos em 2025

Published

on

O Brasil registrou em 2025 a maior marca já alcançada na abertura de pequenos negócios, com 4,6 milhões de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte formalizadas até novembro, superando o resultado de todo o ano passado e consolidando um novo recorde nacional.

O número é 19% superior ao contabilizado no mesmo período de 2024, entre janeiro e novembro, e já ultrapassa o total de pouco mais de 4,1 milhões de empresas abertas ao longo de todo o ano anterior, que até então concentrava a maior marca histórica. Os pequenos negócios representam 97% de todas as empresas criadas no país em 2025. Desse total, os microempreendedores individuais correspondem a 77%, enquanto as microempresas respondem por 19% e as empresas de pequeno porte por 4%.

Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, os dados refletem a disposição da população em empreender e o contexto econômico. “60% dos brasileiros sonham em empreender. O empreendedorismo é a porta para inclusão, geração de empregos e renda”, afirmou. Em outra avaliação, ele declarou que “estamos em uma situação de pleno emprego e com inflação sob controle. Isso estimula as pessoas a apostar nos seus sonhos, de serem donos dos próprios negócios, o que faz do Brasil um dos países mais empreendedores do mundo”.

Somente no mês de novembro, foram abertas 350 mil novas pequenas empresas, número 28 mil maior que o registrado no mesmo mês de 2024. O setor de Serviços lidera as aberturas em 2025, concentrando 64% do total, com destaque para a expansão de MEIs no segmento, que cresceu 24,5% na comparação anual. O Comércio representa 21% das empresas criadas no período e a Indústria responde por 7%.

Entre os estados, São Paulo concentra 29% das aberturas de pequenos negócios em 2025, seguido por Minas Gerais, com 11%, e Rio de Janeiro, com 8%. As atividades com maior número de novos registros de microempreendedores individuais em novembro foram serviços de malote e entrega, com 22.986 novos MEIs, transporte rodoviário de carga, com 19.753, e atividades de publicidade, com 16.091. No grupo das micro e pequenas empresas, os maiores volumes de abertura ocorreram na atenção ambulatorial executada por médicos e odontólogos, com 4.981 novos registros, nos serviços combinados de escritório e apoio administrativo, com 3.949, e nas atividades da saúde, exceto médicos e odontólogos, com 3.326 empresas.

O crescimento da abertura de pequenos negócios ocorre em paralelo ao avanço da formalização e da geração de postos de trabalho, com impacto direto na renda das famílias e na dinâmica econômica dos estados e municípios. A manutenção desse ritmo até o fim do ano deve consolidar 2025 como o maior ciclo de expansão do empreendedorismo de pequeno porte no país.

Tendência

Sair da versão mobile