Representantes de quatro unidades produtivas do Acre participaram da BF Show, considerada a maior feira de calçados da América Latina, realizada entre os dias 19 e 21 de maio, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. A participação ocorreu por meio do projeto Respira Acre, que promoveu uma exposição de produtos artesanais desenvolvidos com biomateriais da floresta amazônica.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a ApexBrasil, a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e o Sebrae. O projeto teve origem no Acre, liderado por Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, com o objetivo de valorizar materiais naturais e saberes tradicionais.
Durante o evento, os produtos acreanos foram apresentados em colaboração com o Grupo Arezzo, conectando o artesanato da região amazônica ao setor calçadista nacional e internacional. A exposição atraiu o interesse de jornalistas de diversos países, com destaque para profissionais do mundo árabe e da Alemanha.
O designer Marney Carminati, integrante da equipe do projeto, relatou a receptividade do público internacional. “Todos perguntavam: ‘De onde isso vem? Como posso comprar? Onde encontro?’ O projeto, que começou como uma investigação e uma ação de promoção comercial, agora ganha reconhecimento no cenário nacional da moda e dos calçados”, afirmou.
O projeto Respira Acre resultou na produção de um documentário, um livro e uma coleção de produtos artesanais elaborados por grupos de artesãos do estado, que utilizam sementes, fibras naturais e outras matérias-primas sustentáveis, aliando técnicas ancestrais e identidade cultural.
De acordo com o gestor do projeto e analista do Sebrae, Aldemar Maciel, a participação na feira ampliou a visibilidade do artesanato acreano e sua inserção no mercado da moda. “Essa é uma exposição que busca aproximar o artesão de um outro segmento de mercado que é a moda, porque tradicionalmente o artesão vende no varejo para o consumidor final e essa iniciativa visa incentivar o artesão a fornecer para o mercado da moda”, explicou.
A presença do Acre na BF Show reforçou a estratégia de promoção da bioeconomia e do design sustentável, reposicionando o estado no cenário nacional e internacional como um polo de inovação, cultura e sustentabilidade.