O corretor de imóveis foi a ideia de negócio mais buscada no Portal Sebrae em 2025, segundo levantamento divulgado pela Agência Sebrae de Notícias, que aponta quase 1 milhão de acessos de pessoas interessadas em empreender ao longo do ano, volume que representa crescimento superior a 8% em relação a 2024. As consultas refletem a procura por alternativas de geração de renda e abertura de pequenos negócios, especialmente no início do ano, período em que muitos brasileiros organizam metas e novos projetos.
De acordo com os dados, além do corretor de imóveis, as atividades de designer gráfico, escritório de consultoria e distribuidora de bebidas aparecem entre as mais pesquisadas. Embora atuem em setores distintos, essas ideias de negócios apresentam características comuns, como investimento inicial reduzido, possibilidade de atuação flexível, facilidade de formalização e potencial de retorno financeiro, fatores que ajudam a explicar o interesse recorrente dos usuários do portal.
Advertisement
O levantamento mostra ainda mudanças em relação ao ano anterior. Em comparação com 2024, três atividades passaram a integrar a lista das dez mais buscadas: agência de viagens e turismo, fábrica de cosméticos ecológicos sustentáveis e representação comercial. A presença dessas áreas indica diversificação nas intenções de empreender, com espaço tanto para serviços quanto para atividades industriais de menor escala e modelos de negócio voltados à representação e intermediação comercial.
O perfil de quem busca informações sobre ideias de negócios no Portal Sebrae é majoritariamente feminino. As mulheres responderam por 55,8% das pesquisas realizadas em 2025. Em relação à faixa etária, a maior concentração está entre pessoas de 18 a 34 anos. As buscas se originaram principalmente das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba, o que reforça a presença de grandes centros urbanos entre os principais polos de interesse por empreendedorismo.
Atualmente, o Portal Sebrae reúne mais de 460 ideias de negócios, com informações sobre mercado, exigências legais, investimentos necessários e estratégias de divulgação. O conjunto de dados divulgado também se insere em um cenário mais amplo de crescimento do empreendedorismo no país. Entre janeiro e novembro de 2025, o Brasil registrou a abertura de 4,6 milhões de novos empreendimentos, o equivalente a 97% de todas as empresas criadas no período, com predominância de microempreendedores individuais, que representam 77% do total. O número supera o resultado de 2024 e consolida o melhor desempenho da série histórica, segundo o Sebrae.