Connect with us

Saúde

Deputado apresenta Projeto para fornecimento de medicamentos à base de Cannabis pelo SUS no Acre

Published

on

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) recebeu, na sessão da terça-feira (15), o Projeto de Lei do deputado Marcus Cavalcante (PDT), que assegura o fornecimento de medicamentos à base de Cannabis, o canabidiol (CBD), pelo SUS no Estado do Acre. 

O PL prevê que  serão beneficiadas as pessoas com autismo, mal de Parkinson, entre outras condições de saúde. A importação de produtos fabricados a partir da planta foi liberada no ano de 2015 pela Anvisa. Entretanto, os medicamentos ainda não são adquiridos por uma parcela significativa da população devido seu alto custo, que varia entre R$2.000,00 a R$ 3.000,00.

Marcus Cavalcante disse que foi procurado por algumas mães de crianças autistas, que alegaram que seus filhos não apresentaram melhoras através de medicamentos tradicionais. “Com o uso da cannabis medicinal, diversas crianças apresentaram significativas melhoras e passaram a frequentar as escolas, além de interagirem com outras crianças no ambiente escolar e fora delas”, disse o parlamentar.

Ao finalizar, Cavalcante disse que tem conversado com outros parlamentares para a aprovação do Projeto. “Estou conversando com todos os Deputados para que votem favoravelmente em favor desse Projeto de grande alcance social. Convém esclarecer que com a aprovação do Projeto de Lei por parte da Assembleia Legislativa do Acre, o fornecimento do canabidiol dar-se-á através de prescrição e acompanhamento médico”, finalizou.

Saúde

Relatório aponta redução nos casos de dengue e malária na cidade de Cruzeiro do Sul

Colaboração entre prefeitura e comunidade impulsiona sucesso das medidas preventivas

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou uma redução nos casos de dengue e malária na cidade. Dados da Vigilância Entomológica mostram que, de janeiro a março de 2024, houve uma queda de 47% nos casos de dengue e 12% nos casos de malária, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em 2023, nos três primeiros meses do ano, foram registrados 361 casos de dengue, enquanto em 2024 esse número diminuiu para 192. No caso da malária, em 2023 foram 828 casos, comparados a 725 casos neste ano.

A Secretaria Municipal de Saúde continua implementando ações preventivas nos bairros da cidade, com o objetivo de manter a redução da incidência dessas doenças entre a população. O coordenador da Vigilância Entomológica, Leonisio Messias, destacou o sucesso das medidas adotadas, ressaltando o esforço conjunto da população e da prefeitura.

As equipes realizam vistorias em quintais, aplicam larvicidas, realizam bloqueios entomológicos e fornecem orientações à população sobre medidas preventivas. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza está conduzindo um mutirão para remover lixo e entulho dos bairros da cidade, já tendo retirado 4,5 toneladas de resíduos. O trabalho continua até alcançar todos os 38 bairros, 19 avenidas, 7 vilas e 9 conjuntos habitacionais do município.

Fonte: Assecom

Continue Reading

Notícias

Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciará vacinação contra dengue no Copacabana Shopping neste sábado

Dengue: público-alvo para receber as primeiras doses foi definido pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia neste sábado, 06, a primeira vacinação contra a dengue de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, no Copacabana Shopping, das 16h às 21h. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 3 mil doses do Imunizante do Ministério da Saúde,via Secretaria de Estado de Saúde.

A escolha do público-alvo para receber as primeiras doses foi definido pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI. 

A secretária de Saúde, Valéria Lima, reforça a importância da vacinação contra a dengue e pede a colaboração de todos. “Pedimos à todos que levem as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, para a vacinação. Participem dessa campanha tão importante. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, como forma de demonstrar o compromisso com a população, estamos planejando tornar o evento atrativo para que tenha o maior número de vacinação neste dia” , contou ela, destacando que Cruzeiro do Sul reduziu 50% nos casos de dengue após o início do projeto Cidade Limpa, executado por meio das Secretaria do Meio Ambiente e Saúde.

Vacinação contra dengue

A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Assessoria

Continue Reading

Política

Carreta do Hospital de Amor conclui atendimentos em Cruzeiro do Sul com mais de mil exames realizados

Unidade móvel ofereceu exames gratuitos para mulheres do município em parceria com a prefeitura local.

Published

on

Em colaboração com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, a Carreta do Hospital de Amor encerrou os atendimentos nesta quinta-feira, 28, após realizar mais de 1100 exames gratuitos para mulheres da região. A iniciativa, que contemplou pacientes entre 25 e 69 anos, ofereceu serviços como Mamografias, Papanicolau, triagem de pele e complementações de mamografia.

A unidade móvel esteve estacionada na Praça Orleir Cameli, no Centro da cidade, desde o dia 4 de março, proporcionando acesso facilitado aos serviços de saúde. Os resultados dos exames de mamografia e PCCU serão entregues entre 30 e 60 dias nas Unidades Básicas de Saúde de Referência indicadas pelas pacientes durante o atendimento.

Segundo Ithala Soares, enfermeira responsável pela carreta do Hospital do Amor, em caso de alterações nos resultados, a equipe de Rio Branco entrará em contato diretamente com as pacientes. Aquelas que apresentarem alguma irregularidade serão encaminhadas para consulta na unidade de Rio Branco e iniciarão o tratamento na rede do Hospital do Amor.

Continue Reading

Tendência