A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) recebeu, na sessão da terça-feira (15), o Projeto de Lei do deputado Marcus Cavalcante (PDT), que assegura o fornecimento de medicamentos à base de Cannabis, o canabidiol (CBD), pelo SUS no Estado do Acre.
O PL prevê que serão beneficiadas as pessoas com autismo, mal de Parkinson, entre outras condições de saúde. A importação de produtos fabricados a partir da planta foi liberada no ano de 2015 pela Anvisa. Entretanto, os medicamentos ainda não são adquiridos por uma parcela significativa da população devido seu alto custo, que varia entre R$2.000,00 a R$ 3.000,00.
Advertisement
Marcus Cavalcante disse que foi procurado por algumas mães de crianças autistas, que alegaram que seus filhos não apresentaram melhoras através de medicamentos tradicionais. “Com o uso da cannabis medicinal, diversas crianças apresentaram significativas melhoras e passaram a frequentar as escolas, além de interagirem com outras crianças no ambiente escolar e fora delas”, disse o parlamentar.
Ao finalizar, Cavalcante disse que tem conversado com outros parlamentares para a aprovação do Projeto. “Estou conversando com todos os Deputados para que votem favoravelmente em favor desse Projeto de grande alcance social. Convém esclarecer que com a aprovação do Projeto de Lei por parte da Assembleia Legislativa do Acre, o fornecimento do canabidiol dar-se-á através de prescrição e acompanhamento médico”, finalizou.