O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou o edital de concorrência pública nº 90304/2025 para contratar estudos e projetos de engenharia visando a construção da ponte sobre o Rio Juruá e do contorno viário no município de Rodrigues Alves, no Acre.
A iniciativa integra a agenda de investimentos anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita ao estado em agosto. O edital foi disponibilizado em 19 de agosto no portal Compras.gov.br e no Diário Oficial da União.
Segundo o DNIT, a licitação prevê a elaboração de estudos preliminares, projeto básico e projeto executivo de engenharia. O escopo inclui a ponte sobre o Rio Juruá, com extensão estimada de 650 metros, os acessos nas duas margens e o contorno viário de Rodrigues Alves, com cerca de 7 km de extensão.
As propostas poderão ser apresentadas até 10 de outubro de 2025, quando ocorrerá a sessão pública de abertura online. A contratação será em lote único, no regime de empreitada por preço global.
Em vídeo divulgado ao lado de Cesário Braga, o superintendente regional do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, destacou que a publicação do edital representa o avanço do compromisso firmado pelo governo federal.
“Hoje foi publicado no Diário Oficial o edital para o lançamento do projeto da construção da ponte de Rodrigues Alves. Essa é uma obra importante e um compromisso do governo do presidente Lula, que garantiu a continuidade dessa ponte”, afirmou Araújo.
O superintendente também comentou sobre os recursos destinados à BR-364, confirmando que equipes já atuam em diferentes trechos da rodovia. “Chegou a primeira parte do recurso, aproximadamente 100 milhões de reais, para que a gente dê continuidade. Hoje nós já temos cerca de 14 equipes trabalhando entre Sena Madureira e Feijó, e mais duas equipes no trecho entre Feijó e Tarauacá. A próxima etapa será iniciar os trabalhos de Feijó até o Liberdade”, explicou.
De acordo com o Termo de Referência, a ponte vai substituir a atual travessia por balsas, usada diariamente por moradores e pelo transporte de cargas entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. O empreendimento deve reduzir custos logísticos, diminuir o tempo de deslocamento e integrar de forma permanente a região do Vale do Juruá à BR-364.