Connect with us

Assessoria

Em Cruzeiro do Sul mutirão “Cidade Limpa” busca prevenir a proliferação de doenças

Prefeitura mobiliza esforços para prevenir proliferação de doenças após as enchentes, envolvendo toda a comunidade

Published

on

Após as recentes cheias que assolaram Cruzeiro do Sul, a prefeitura está mobilizando um grande mutirão pós-cheia envolvendo as Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente e Limpeza Pública. O principal objetivo é evitar a propagação de doenças, especialmente a dengue.
O mutirão de limpeza será iniciado na próxima segunda, dia 25 de março e vai Alcançar todos os bairros e vilas do município.

O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias precede a limpeza. As equipes começaram hoje (21) pelo Miritizal, a orientar os moradores sobre a retirada de entulhos e resíduos, que podem servir de criadouros para mosquitos.

“Nós vamos de casa em casa pedindo que as pessoas retirem os entulhos de seus quintais e coloquem na frente, para em seguida as equipes do meio ambiente e limpeza possam retirar”, explicou a secretária municipal de saúde Valéria Lima.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Ygoor Neves, detalhou que o mutirão, operacionalmente semelhante ao “Cidade Limpa”, contará com a participação de 120 homens, abrangendo serviços que vão desde a roçagem até a desobstrução de córregos e bueiros. A ação tem como objetivo principal garantir a higiene e a segurança da população frente aos riscos pós-enchentes. “Operacionalmente o mutirão vai começar no dia 25 de março. Ele inicia primeiramente com a entrada dos agentes de saúde e de endemias, onde eles fazem todo aquele papel educativo e pedagógico, que os moradores fazem a retirada de todo aquele material que está inutilizado, que seja descarte, que seja lixo, que seja entulho e a gente vai entrar com um serviço operacional que vai abranger toda a cidade de Cruzeiro do Sul. Envolve desde a roçagem, a desobstrução de córregos e bueiros e a retirada de entulhos, principalmente”, explica

O prefeito Zequinha Lima esteve reunido na manhã desta quinta, 21, com os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias para o planejamento da próxima ação. Ele parabenizou os servidores pelas reduções nos casos de dengue alcançadas mesmo durante o período chuvoso.
“Nos últimos 12 meses, a partir do trabalho que vocês fizeram, juntamente com a gestão da saúde, as pessoas conseguiram reduzir 50% dos casos em pleno inverno. Isso não é tarefa fácil, mas nós fizemos o nosso dever de casa graças à colaboração de cada um, servidor da saúde desempenhou. Então a gente está colhendo esse fruto agora. Já imaginou enfrentar uma cheia e enfrentar uma dengue tudo ao mesmo tempo? Para garantir também que as pessoas possam adoecer menos ao retornarem. Com isso a gente vai diminuir a fila nos postos de saúde, e nos hospitais. Esse é o nosso trabalho, é o trabalho preventivo. Hoje iniciamos uma nova fase. Vamos começar aqui no Miritizal, que é uma região que foi alagada por inteiro, vamos depois para a Várzea, mas não vamos fazer só nos bairros que foram alagados. Esse mutirão de limpeza de ambiente nós vamos fazer na cidade inteira”, pontou o prefeito Zequinha Lima.

Assessoria

Assessoria

Marcus Alexandre, pré-candidato do MDB, comenta resultado da pesquisa

Marcus Alexandre, do MDB, recebe com gratidão e humildade resultados da pesquisa de opinião em Rio Branco

Published

on

O pré-candidato do MDB, Marcus Alexandre, reagiu ao resultado da pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 9 de abril, com gratidão e humildade. Apesar de afastado da Prefeitura há seis anos, Alexandre destacou que, durante suas andanças pelos bairros, tem encontrado um sentimento predominante de desejo por mudança.

“Olha, eu tenho andado muito, conversado com muita gente nos bairros e o sentimento majoritário das ruas é o de mudança do que tá aí”, afirmou o pré-candidato.

Em seu comentário, Marcus Alexandre expressou sua satisfação pela lembrança das pessoas em relação ao seu trabalho pregresso e demonstrou gratidão para com o povo de Rio Branco. Essa lembrança, segundo ele, é um indicativo da confiança depositada em sua liderança e na possibilidade de novos rumos para a cidade.

Diante das análises geradas pela pesquisa, Marcus Alexandre posicionou-se com humildade e demonstrou estar atento aos anseios da população. Sua presença contínua na memória dos cidadãos é interpretada como um sinal de que suas propostas e experiência ainda ressoam com relevância.

Continue Reading

Assessoria

Campanha “Cidade Limpa” de Cruzeiro do Sul recolhe mais de 2 mil toneladas de entulhos

Com a participação da comunidade, a iniciativa visa melhorar a limpeza urbana e combater a proliferação do mosquito da dengue

Published

on

A campanha Cidade Limpa, iniciada em 25 de março pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul com objetivo de melhorar a limpeza da cidade e combater o mosquito da dengue e outras doenças, já chegou a 11 bairros, e 9 Conjuntos Habitacionais do município, de onde foram recolhidos 2,6 mil toneladas de entulhos.

Além dos mais de 20 mil quilos de resíduos sólidos retirados das localidades, os trabalhos de remoção de entulhos, destroços, abertura de córregos, e de sarjeta, também foram realizados.

Nesta quarta-feira, 10, as equipes das Secretariais Municipais de Meio Ambiente e Limpeza Pública e de Saúde, chegaram ao Bairro da Várzea. A Campanha, iniciada no bairro do Miritizal de cima, conta com a participação de 150 trabalhadores e o apoio de aproximadamente 14 máquinas. O secretário responsável pela ação municipal, Ygoor Neves, agradece a participação efetiva dos moradores durante a ação.

“Estamos caminhando para finalizar a terceira semana e hoje entrando na Várzea já totaliza o 11° bairro a receber essa ação. Já fizemos todos os Conjuntos Habitacionais da AC-405, alguns bairros e conseguimos recolher 2,6 mil toneladas de entulhos.Quero agradecer a contribuição e a colaboração da população, que está retirando o material dos quintais. Quero pedie para que todos cuidem das ruas e dos bairros mesmo após essa campanha Cidade Limpa”, disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública de Cruzeiro do Sul, Ygoor Neves.

Continue Reading

Assessoria

Senac e Prefeitura de Rio Branco entregam certificados para 43 alunos em cursos profissionalizantes

Capacitação de 40 Alunos para Empreender na Indústria de Alimentos: Tortas, Hambúrgueres, Bolos e Doces

Published

on

O Senac Acre, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), entregou nesta terça-feira, 9, certificados para 43 alunos que concluíram cursos profissionalizantes nos segmentos de gastronomia e informática. A cerimônia aconteceu no auditório da Seinfra, antigo Mira Shopping.

Os cursos foram ofertados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, com investimento de R$ 50.688,00, oriundos da Caixa Econômica Federal e recursos próprios do município. O objetivo é atender famílias que tiveram intervenção de obras públicas no poligonal da Vila Acre e Vila da Amizade.

Lúcia Maria Barbosa, aluna que concluiu o curso de Bolos e Tortas, agradeceu a oportunidade e destacou a importância da qualificação profissional para a sua vida financeira. “Estou muito feliz por ter concluído este curso. Adquiri novos conhecimentos que vão me ajudar a aprimorar minhas habilidades e aumentar minhas chances de conseguir um emprego”, disse.

Carlete Oliveira, gerente do Senac Bosque, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para levar cursos profissionalizantes às comunidades que mais precisam. ” É uma das missões do Senac participar da formação profissional desses alunos. Essa parceria é fundamental para que possamos alcançar essas pessoas e mudar essas vidas”, enfatizou.

Suellen Araújo, secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, destacou a importância da parceria com o Senac para a qualificação profissional da população. “A parceria com o Senac é fundamental para que possamos oferecer cursos de qualidade para as famílias que mais precisam. Essa qualificação profissional é essencial para que essas pessoas tenham acesso ao mercado de trabalho e possam melhorar suas condições de vida”, afirmou.

Departamento de Comunicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

Continue Reading

Tendência