Notícias

Empretec adota novo modelo com duração reduzida e foco em tecnologia

Published

on

O Seminário Empretec, programa voltado à formação de empreendedores promovido no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, passa a ser oferecido em um novo formato. A capacitação, antes realizada em seis dias, será concentrada em cinco, com a introdução de recursos digitais e maior protagonismo dos facilitadores. O objetivo é alinhar o conteúdo às dinâmicas atuais do mercado e reduzir o tempo de afastamento dos participantes de suas atividades profissionais.

Desenvolvido originalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e presente em 40 países, o Empretec busca aprimorar o comportamento empreendedor e estimular a criação de novos negócios. No Brasil, o programa já formou milhares de empreendedores ao longo de mais de três décadas.

Advertisement

Entre as mudanças implementadas estão a obrigatoriedade de entrevistas de seleção realizadas por meio de inteligência artificial, a inclusão de atividades preparatórias antes do início da imersão, a oferta de uma plataforma digital com acesso a conteúdos complementares e a reorganização da ordem dos módulos. O novo modelo combina atividades presenciais com dinâmicas digitais, promovendo uma jornada de aprendizagem mais integrada.

Todos os materiais foram atualizados, incluindo o Manual de Operacionalização, que passou por revisão completa para orientar a execução do seminário. Segundo a gestora nacional do programa, Daniella Santana, 73% dos 243 facilitadores do Empretec no país já foram capacitados na nova metodologia, além das equipes de gestão nos 27 estados. A maioria das unidades estaduais do Sebrae deve iniciar a nova versão do programa no segundo semestre, com exceção de Rio Grande do Norte, São Paulo e Roraima, que já estão aplicando o novo modelo.

A reformulação passou por um ano de testes em diferentes regiões do país. A proposta, segundo o Sebrae, também busca padronizar a experiência entre os participantes, promovendo qualidade e eficiência operacional, além de otimizar custos e ampliar a sustentabilidade do programa.

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile