O ex-deputado federal e senador pelo Acre, Sibá Machado, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi nomeado como Chefe do Escritório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em Brasília. A nomeação foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União e assinada pelo Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, órgão ao qual a Sudam é vinculada.
Em conversa com o Epop, Sibá Machado expressou seu compromisso com o papel do escritório da Sudam e as responsabilidades inerentes a essa posição. Ele destacou que o escritório da Sudam já existiu no passado, mas foi desativado durante o governo de Jair Bolsonaro. Agora, com a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o escritório foi reativado.
O escritório da Sudam em Brasília tem a missão de acompanhar de perto a agenda relacionada ao desenvolvimento na região amazônica, especialmente aquelas que contam com a participação da entidade, que desempenha um papel crucial no diálogo com diversas instituições, incluindo governadores, prefeituras, casas legislativas e movimentos sociais.
O novo Chefe do Escritório da Sudam enfatizou a importância de fortalecer a colaboração com o movimento social, particularmente à luz da expectativa de que o presidente Lula sediará a COP 30 em Belém, no ano de 2025.
“Nós teremos uma atuação muito forte com o movimento social para valorizar ao máximo, levantar as questões econômicas de desenvolvimento que envolva também as populações mais tradicionais, os indígenas, ribeirinhos, seringueiros e agricultores. Então a pauta principal é essa, essa é a nossa pauta principal desses próximos dois anos de trabalho”, declara Sibá.