Connect with us

Notícias

Presidente do Sistema OCB do Acre participa do lançamento do Programa Coopera Mais Brasil

o seminário nacional intitulado “Coopera Mais Brasil”, será realizado de 22 a 25 de abril, com a participação de 450 lideranças de cooperativas e associações de todo o Brasil

Published

on

O presidente do Sistema OCB Acre, Valdemiro Rocha, participou nesta segunda-feira, 22, em Luziânia, Goiás, do lançamento do Programa Coopera Mais Brasil, do Governo Federal. O programa é uma iniciativa coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que consiste na construção de ministérios, autarquias e organizações da sociedade civil que se relacionam com a temática.

Durante o lançamento, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou a importância das cooperativas na produção de alimentos, que impactam o desenvolvimento do país. “Acho muito importante essa iniciativa, estamos juntos nessa construção de consolidação da economia solidária, das cooperativas, sobre a perspectivas de organizar esse processo com os trabalhadores. Quem mais representa a produção de alimentos são as cooperativas, elas têm um elevado grau de organização que queremos fortalecer”, disse.

O lançamento ocorreu durante o seminário nacional intitulado “Coopera Mais Brasil”, que será realizado de 22 a 25 de abril, com a participação de 450 lideranças de cooperativas e associações de todo o Brasil ligadas às principais redes e articulações cooperativistas. Entre elas, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Sobre o programa

O Programa Coopera Mais Brasil tem como objetivo principal desenvolver ações integradas para auxiliar os agricultores familiares em uma melhor capacitação, além de articular a nível governamental estratégias que facilitem o acesso a financiamento para as cooperativas, associações e agricultores familiares, desenvolvendo boas práticas que visam a sustentabilidade ambiental, social, econômica e financeira.

Uma das metas do projeto pé que seja ampliada as redes de venda e distribuição de alimentos em todo o país, além de abordar questões como: aumento na produção de alimentos, elevação de ganhos e melhoria na qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares.

“Esse é um momento histórico, um passo a mais para o cooperativismo e na organização da agricultura familiar. Podemos dizer que o Coopera Mais Brasil é um programa construído em conjunto com os agricultores, temos a certeza de que o programa vai ser reconhecido como um processo para orientar, dialogar e dirigir as ações voltadas a agricultura familiar, para o cooperativismo e a economia solidária”, destacou o Secretario de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB), Milton Fornazieri.

De seu lado, o presidente do Sistema OCB do Acre, Valdemiro Rocha, enfatizou a satisfação de viver esse momento em que o cooperativismo está sendo prioridade como política pública no governo Lula. “Vemos o empenho e o esforço do governo do presidente Lula para fazer o setor produtivo alavancar e o cooperativismo está tendo lugar de destaque neste processo, temos muita gratidão”, disse.

Programação

Após a mesa de abertura para o lançamento do programa, ocorreu o primeiro painel do seminário, com a temática os “Desafios e Perspectivas do Cooperativismo e do Associativismo na Produção e Abastecimento de Alimentos no Brasil”.

Na terça-feira, 23, acontece a palestra “Experiências de Políticas Estaduais de Estímulo ao Cooperativismo e Associativismo da Agricultura Familiar”; a apresentação do Programa Coopera Mais Brasil e ações do MDA; o painel com Ações Interministeriais do Programa e o debate dele.

Na quarta-feira, 24, acontece o encontro das Cooperativas e Associações por organização em Rede. E no último dia de programação, quinta-feira, 25, acontece a plenária final com todas as centrais.

Participantes

Na ocasião, também participaram do lançamento do Programa Coopera Mais o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto; o Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e o Chefe do Escritório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Sibá Machado.

Cooperativismo e agricultura familiar no Acre

O Acre possui mais de 40 mil cooperados e 54 cooperativas ativas e regulares filiadas ao Sistema OCB, dessas, mais de 40 fazem parte do Ramo Agropecuário , um modelo de negócio coletivo que reúne produtores rurais, tem a importante missão de promover prosperidade não somente no campo, mas nas comunidades em que estão inseridos. Nesse contexto, o cooperativismo agropecuário tem a capacidade de promover ganho de escala, organização produtiva e poder de comercialização a pequenos, médios e grandes agricultores.

Assessoria / Foto Divulgação

Assessoria

Sistema OCB e Ufac debatem funcionamento do Observatório do Cooperativismo, que será implantado em janeiro

Published

on

Em reunião com a pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac) nesta quinta-feira (12), o presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, discutiu os ajustes finais para a implantação do Observatório do Cooperativismo, Economia Popular e Solidária no Acre. Na ocasião, estiveram presentes o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula, o Diretor de Ações de Extensão, Gilvan Martins e a Professora Associada no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac e Doutora em Ciências, Luci Teston. O programa, que visa fomentar o cooperativismo no âmbito acadêmico, tem lançamento previsto para janeiro de 2025.

A iniciativa, idealizada pelo Sistema OCB, visa estabelecer um espaço institucional de articulação participativa, dialógica e democrática, focado no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação na área do cooperativismo. Durante o ano de 2024, foram realizadas diversas reuniões para discutir a estruturação do Observatório. No encontro mais recente, foram definidos os últimos ajustes no regulamento e o processo de formalização através de um programa de extensão da Ufac.

O Observatório visa envolver uma ampla rede de instituições e organizações, abrangendo desde a sociedade civil até órgãos governamentais, associações e outras entidades ligadas ao cooperativismo. Dentro da universidade, a ideia é integrar pesquisadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento, de forma a atender às múltiplas demandas do setor no estado e em organizações correlatas.

A implantação de observatórios em todos os estados do Brasil foi uma das metas discutidas na Assembleia Geral da OCB Nacional, realizada no início de 2024. Desde então, Valdemiro Rocha tem liderado os esforços no Acre para tornar essa missão uma realidade, com o apoio de parceiros acadêmicos e institucionais.

Com o apoio da Ufac e de diversas entidades parceiras, o Observatório do Cooperativismo promete ser uma ferramenta essencial para o fortalecimento e a expansão do cooperativismo no estado do Acre, promovendo uma articulação efetiva entre Universidade, sociedade civil e organizações governamentais.

Assessoria: Andréia Oliveira

Continue Reading

Notícias

Projeto do MPAC Mobiliza Jovens Contra a Corrupção

Iniciativa promove conscientização e premia redações de estudantes sobre práticas anticorrupção.

Published

on

O encerramento do projeto “Eu Digo Não à Corrupção”, promovido pelo Ministério Público do Acre (MPAC), aconteceu nesta quarta-feira (11), no auditório da Escola Armando Nogueira. O evento contou com a presença do prefeito Tião Bocalom, presidente da Aleac dep. Luiz Gonzaga e do governador Gladson Cameli.

O projeto, idealizado pela 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público do MPAC, teve como objetivo conscientizar os jovens sobre práticas cotidianas que alimentam a corrupção. Escolas de Rio Branco e Cruzeiro do Sul foram selecionadas para participar de um concurso de redação que premiou os melhores textos sobre o tema.

De acordo com a promotora de Justiça Myrna Teixeira Mendoza, o projeto foi pensado para preparar os estudantes, especialmente os do terceiro ano, para identificar a corrupção não apenas em atos de gestores públicos, mas também em práticas diárias. “A corrupção diária, como furar fila, colar em prova e ultrapassar o sinal vermelho, também precisa ser combatida”, afirmou.

O prefeito Tião Bocalom elogiou a iniciativa, destacando que o problema da corrupção ultrapassa as barreiras institucionais e atinge também o setor privado.

O governador Gladson Cameli ressaltou a importância de envolver os jovens na reflexão sobre o tema. “O Ministério Público tem buscado conscientizar nossos jovens com uma parceria que envolve também a Assembleia Legislativa. A ideia é que nossas gerações não entrem na corrupção, pois ela está em todos os sentidos”, disse Cameli.

Cameli também avaliou a iniciativa como um importante passo para a conscientização e prevenção. “Cada um precisa fazer a sua parte para eliminarmos essa palavra do vocabulário”, concluiu.

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga, também participou do evento e destacou a relevância do projeto. Ele parabenizou a iniciativa e reforçou a necessidade de ações educativas para combater a corrupção.

O projeto busca reforçar a importância do papel cidadão no combate à corrupção, promovendo ações educativas que buscam formar uma sociedade mais justa e transparente.

Foto: Val Fernandes/Assecom

Continue Reading

Notícias

Governo e Prefeitura firmam cooperação para melhoria da saúde no sistema prisional

Acordo tripartite prevê atendimento integral e articulação entre esferas estadual, municipal e federal

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre) e do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), firmaram na terça-feira (11) um termo de cooperação voltado à melhoria da saúde da população carcerária. A iniciativa alinha-se à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

O projeto envolve uma articulação tripartite, com a União financiando 50% das ações, enquanto Estado e Município dividem igualmente os outros 50%. O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, explicou a estrutura do acordo. “No primeiro momento, estaremos cedendo os profissionais da nossa rede estadual de saúde para não deixar aquela população do sistema penitenciário desassistida. Além disso, as medicações que fazem parte do âmbito hospitalar ficarão a cargo do Estado fornecer, e as ofertadas pelo município ficarão sob responsabilidade da Prefeitura.”

O Complexo Penitenciário Francisco D’Oliveira Conde abriga cerca de 3 mil pessoas que demandam atendimento diário. As equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP) terão composição multiprofissional para garantir atendimento integral aos detentos.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou o papel da parceria para ampliar a assistência à população carcerária. “Vamos assumir com o apoio da Sesacre, colocando profissionais e medicamentos que temos na rede. Acho que com isso vamos dar mais dignidade para aquelas pessoas que infelizmente estão privadas da sociedade.”

Marcos Frank, presidente do Iapen, reforçou a importância do alinhamento com a política nacional de saúde. “Trata-se de um instrumento que a Prefeitura adere à Política Nacional de Saúde ao sistema prisional e com isso tenta prestar um trabalho mais efetivo no que diz respeito à saúde daquela pessoa privada de liberdade.”

Naluh Gouveia, conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre, enfatizou o papel do diálogo na construção de soluções públicas. “Ficamos extremamente felizes, porque é aqui onde entra a parte pedagógica do Tribunal de Contas. Multas não resolvem o problema, o melhor é você conversar entre as partes e tentar resolver para assim todos saírem ganhando.”

O termo assinado é considerado um marco na tentativa de resolver um problema histórico, com foco no diálogo entre diferentes esferas de governo para consolidar políticas públicas eficazes.

Fonte: Assessoria PMRB – Foto: Marcos Araújo/Assecom

Continue Reading

Tendência