Cultura

Festa de São Sebastião volta a ter procissão em Xapuri, após três anos por conta da pandemia

Published

on

Após três anos sem procissão por conta da pandemia, a tradicional festa de São Sebastião em Xapuri, interior do Acre, volta a ter a caminhada religiosa pelas principais ruas da cidade. A festa de São Sebastião, que é padroeiro da cidade, iniciou na última quarta-feira (11) e segue até o dia 20, com a procissão ocorrendo às 17h. Além da procissão, os fiéis participam também de missas, leilões, quermesses, entre outras programações.

Há 121 anos, religiosos, seringueiros, comerciantes, ribeirinhos, funcionários públicos, políticos, filhos da terra, romeiros, entre outros, se reúnem em Xapuri no mês de janeiro, para agradecer a Deus e a São Sebastião pelas graças recebidas em suas vidas.

Para ajudar na organização e continuidade da festividade, a prefeitura de Xapuri, promove atividades culturais e esportivas, como as Copas de Handebol, futsal, basquete e voleibol, a VI Corrida Pedestre de São Sebastião 2023, a Tenda cultural com apresentações diversas, por exemplo, de danças populares (Jorlan e Jack), atrações musicais (Juvenal e Dico Barão, e Marcos e Carrilho).

Foto: Gleilson Miranda

Uma das maiores atrações da festa é o ‘shopping popular’, idealizado pela prefeitura onde reúne os tradicionais marreteiros, comerciantes que chegam a Xapuri dos mais diversos locais do Acre e de outros Estados para comercializar todos os tipos de produtos, principalmente roupas.

O Prefeito Bira Vasconcelos (PT), aproveitou para agradecer aos profissionais que estão mobilizados em realizar a festividade. “Estou muito feliz em ajudar na organização dessa festa. Agradeço a cada profissional que se dispôs em estar aqui nos ajudando trazendo segurança, saúde, dentre outras áreas, além da população da nossa cidade, por receber tão bem os visitantes que vem prestigiar nossa festa”.

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile