Connect with us

Educação

Gestão municipal avança com ampliação de matrículas e investimento em creches

Published

on

Lançado na manhã desta quarta-feira (29), no auditório da Secretaria Estadual de Educação, o Censo Escolar 2024. O Censo é uma pesquisa estatística realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados coletados incluem matrícula, faixa etária, sexo, raça, cor, pessoas com deficiência e escolas. Essas informações ajudam os gestores a direcionar investimentos necessários. O Censo é o principal levantamento estatístico educacional sobre as etapas e modalidades de ensino da educação básica e da educação profissional.

“O Fundeb é o único recurso da educação que vem do Ministério Federal para a Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de trazer benefícios para as escolas”, informou o chefe do Censo Escolar da Seme, Hildervaldo Dourado.

Diretores e operadores dos estabelecimentos de ensino são responsáveis pelas informações declaradas. A veracidade dessas informações é de responsabilidade das escolas e dos gestores federados (estados e municípios), que também acompanham o processo censitário. No Acre, como no resto do país, houve uma queda nas matrículas escolares em 2020, 2021 e 2022, devido à pandemia de covid-19. Em 2023, as matrículas começaram a aumentar novamente, sinalizando que as instituições de ensino estão retomando a normalidade.

O subsecretário da Seme, Paulo Machado, disse que o número de matrículas na gestão municipal aumentou, especialmente com a disponibilização de vagas para crianças em creches a partir dos 6 meses de vida.

“Estamos voltando à normalidade dentro da nossa capacidade de admissão de alunos. Nossas estruturas, após uma reforma, estão passando por um processo de ampliação gradual. À medida que os investimentos na educação avançam, ampliamos os espaços para acomodar mais alunos. Nosso gestor investiu também em berçários, uma nova modalidade que acolhe crianças a partir de seis meses, e as estruturas estão sendo adequadas para isso”, explicou o subsecretário.

Educação

Projeto EducAleac leva aulas preparatórias para o ENEM a aldeia indígena no Acre

Iniciativa da Assembleia Legislativa expande suas ações e oferece curso pré-ENEM para jovens da etnia Shanenawa, promovendo inclusão educacional e novas oportunidades de formação superior.

Published

on

O projeto EducAleac, da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC), oferece aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, em 2024, pela primeira vez, expandiu suas ações para uma aldeia indígena. A iniciativa, que está em seu oitavo ano, proporciona aulas presenciais e remotas para estudantes da rede pública em várias regiões do estado. Recentemente, uma equipe da Escola do Legislativo foi até a aldeia Morada Nova, na zona rural de Feijó, onde vivem 680 indígenas da etnia Shanenawa, para ministrar aulas aos jovens inscritos no ENEM.

O projeto levou professores de disciplinas como Biologia, Redação, Química e História, que ofereceram seis horas de aulas intensivas para cerca de 30 indígenas. A diretora da Escola do Legislativo, Michelle Andressa da Silva, destacou que a inclusão dos povos indígenas no programa é um avanço significativo, já que muitos não tinham acesso a um curso preparatório.

A jovem Luana Brandão Shanenawa, uma das participantes, destacou a importância da iniciativa, já que deseja cursar Odontologia, mas enfrenta dificuldades de acesso ao ensino superior. O cacique Carlos Brandão Shanenawa, líder da comunidade, também expressou sua gratidão pelo projeto, que abre novas oportunidades para os jovens da aldeia continuarem seus estudos. A mesa diretora da ALEAC deu total apoio à expansão do projeto, que oferece aulas na capital Rio Branco e em outras cidades.

Fonte: Assessoria Aleac

Continue Reading

Educação

Estudantes indígenas pedem mais espaço e apoio nas universidades brasileiras

Published

on

Durante o XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, participantes entregaram uma carta de reivindicações no Senado e na Câmara, pedindo a criação de uma universidade voltada para povos indígenas e a inclusão da ciência indígena no ensino superior.

No XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, cerca de mil estudantes de mais de 100 povos se reuniram em Brasília para discutir a presença indígena nas universidades. Entre as demandas, está a criação de uma universidade exclusiva para povos indígenas, com currículos adaptados às suas realidades. Os estudantes também solicitaram a inclusão da ciência indígena nas grades acadêmicas e relataram os desafios de preconceito e adaptação nas instituições. Uma carta de reivindicações foi entregue em audiências no Senado e na Câmara, reforçando a necessidade de apoio e políticas específicas para estudantes indígenas.

Foto: Bruno Spada / CÂMARA DOS DEPUTADOS

Continue Reading

Educação

Ifac celebra 14 anos com lançamento de livro e inauguração de galeria de reitores

Evento marca despedida da reitora Rosana Cavalcante dos Santos e homenagens por sua contribuição à educação profissional no Acre

Published

on

O Instituto Federal do Acre (Ifac) celebrou seus 14 anos com o lançamento de um livro digital que retrata a trajetória da instituição e a inauguração de uma galeria de reitores, em um evento marcante realizado no dia 18 de setembro de 2024, no auditório da reitoria, em Rio Branco. A cerimônia também marcou a despedida da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, que esteve à frente do Ifac por mais de dez anos, primeiro como reitora pró tempore e depois como a primeira reitora eleita da instituição, com dois mandatos consecutivos.

O livro digital, intitulado “Instituto Federal do Acre: Olhares, Memórias e Trajetórias da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado do Acre”, foi lançado pela Editora do Ifac (Edifac) e abrange os principais momentos da história do instituto, desde a sua fundação até os avanços conquistados em seus 14 anos de existência. A obra foi organizada por Rosana Cavalcante, Kelen Gleysse Maia Andrade, diretora-chefe da Edifac, e Evaldo Pereira Ribeiro, diretor de Comunicação do Ifac.

Na segunda parte do evento, Rosana Cavalcante foi homenageada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com a “Comenda Luiz Inácio Lula da Silva”, em reconhecimento à sua contribuição à educação profissional no Brasil. A gestora também recebeu homenagens de colegas e servidores do Ifac, e a cerimônia foi concluída com a inauguração da galeria de reitores, que celebra os líderes que contribuíram para o crescimento da instituição ao longo dos anos.

Continue Reading

Tendência