Lançado na manhã desta quarta-feira (29), no auditório da Secretaria Estadual de Educação, o Censo Escolar 2024. O Censo é uma pesquisa estatística realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os dados coletados incluem matrícula, faixa etária, sexo, raça, cor, pessoas com deficiência e escolas. Essas informações ajudam os gestores a direcionar investimentos necessários. O Censo é o principal levantamento estatístico educacional sobre as etapas e modalidades de ensino da educação básica e da educação profissional.
“O Fundeb é o único recurso da educação que vem do Ministério Federal para a Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de trazer benefícios para as escolas”, informou o chefe do Censo Escolar da Seme, Hildervaldo Dourado.
Diretores e operadores dos estabelecimentos de ensino são responsáveis pelas informações declaradas. A veracidade dessas informações é de responsabilidade das escolas e dos gestores federados (estados e municípios), que também acompanham o processo censitário. No Acre, como no resto do país, houve uma queda nas matrículas escolares em 2020, 2021 e 2022, devido à pandemia de covid-19. Em 2023, as matrículas começaram a aumentar novamente, sinalizando que as instituições de ensino estão retomando a normalidade.
O subsecretário da Seme, Paulo Machado, disse que o número de matrículas na gestão municipal aumentou, especialmente com a disponibilização de vagas para crianças em creches a partir dos 6 meses de vida.
“Estamos voltando à normalidade dentro da nossa capacidade de admissão de alunos. Nossas estruturas, após uma reforma, estão passando por um processo de ampliação gradual. À medida que os investimentos na educação avançam, ampliamos os espaços para acomodar mais alunos. Nosso gestor investiu também em berçários, uma nova modalidade que acolhe crianças a partir de seis meses, e as estruturas estão sendo adequadas para isso”, explicou o subsecretário.