O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio de uma reformulação no crédito de instalação, deu início à construção de 40 casas no Projeto de Assentamento Nova Promissão, localizado no município de Capixaba, no Acre. A ação faz parte das políticas públicas do Governo Federal para fortalecer a reforma agrária no país.
Com o aumento do valor do crédito, que passou de R$ 34 mil para R$ 75 mil por unidade, o Incra iniciou a assinatura dos primeiros contratos para a construção das moradias, priorizando famílias em situação de maior vulnerabilidade social.
“Nosso compromisso é garantir que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa, transformando o campo em um lugar digno para viver e produzir, com mais qualidade de vida e geração de renda”, afirmou Márcio Alecio, superintendente do Incra no Acre.
A engenheira civil do Incra, Sara Castro, explicou que os primeiros 19 contratos já foram assinados. As moradias terão 44 metros quadrados, com sala, quarto, cozinha, banheiro e área de serviço. Segundo ela, o projeto atende famílias que aguardavam há anos por essa oportunidade, incluindo migrantes da Bolívia que hoje vivem no assentamento.
O agricultor Raimundo Batista de Morais, um dos beneficiados, destacou a importância da iniciativa para sua família. “Hoje estou tirando sustento do meu seringal com 400 pés de seringa, além de maracujá, pimenta e melancia. Tenho 10 hectares que são uma bênção. E agora, com a casa saindo, só tenho a agradecer”, declarou.