Notícias

Helicóptero Harpia 3 passa a operar de forma permanente no Juruá

Published

on

Desde o dia 7 de abril, o helicóptero Harpia 3 está em operação permanente na região do Juruá. A aeronave, vinculada ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foi destinada para atender às demandas das secretarias estaduais de Saúde (Sesacre) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O Harpia 3 é utilizado no transporte aeromédico de moradores de áreas de difícil acesso, como populações ribeirinhas e indígenas, além de atuar no apoio a ações de segurança pública. A operação está sendo realizada por equipes em regime de rodízio até a inauguração da base aérea definitiva, prevista para setembro, segundo o comandante e piloto Sérgio Albuquerque.

Atualmente, a aeronave realiza remoções entre Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul, devido à interrupção do funcionamento do aeródromo de Marechal Thaumaturgo. O atendimento é regulado pelo Samu, por meio do número 192. Quando necessário, uma equipe composta por médico e enfermeiro se desloca até o local para transportar o paciente ao Hospital do Juruá.

O helicóptero passou por adaptações internas para o transporte de pacientes. A coordenadora da Sesacre no Juruá, Diani Carvalho, ressaltou que a medida resulta da articulação entre diferentes áreas da gestão estadual e atende a uma demanda da região.

Tendência

Sair da versão mobile