O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para o Acre, com vigência até as 10h do dia seguinte. Classificado como alerta laranja, o aviso aponta para previsão de chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos de 60 a 100 km/h.
O alerta abrange principalmente o Vale do Acre, com potencial para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Recomenda-se que a população evite abrigar-se sob árvores, desligue aparelhos elétricos e acompanhe atualizações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Em Rio Branco, a Defesa Civil está em alerta, mantendo o monitoramento e orientando principalmente em áreas de risco. O Coronel Falcão, coordenador da Defesa Civil municipal, destaca a importância da precaução diante da situação.
Coronel Falcão, lembra que “Neste período do ano, são previstas tempestades, embora não tão intensas quanto as ocorridas em agosto, outubro e novembro.” Ele também destaca que é recomendado cuidado especial para quem reside em áreas de risco, monitorando o nível dos igarapés e evitando transitar por ruas alagadas. “As margens dos rios apresentam riscos geológicos além dos hidrológicos, exigindo precauções durante a tempestade.”
Monitorando os igarapés
O igarapé Fundo, devido às obras, apresenta pouca profundidade e é suscetível a transbordamentos em tempestades intensas. O igarapé Dias Martins atinge a região da Sapolândia. Apesar da chuva prolongada de hoje, e o aumento temporário do nível dos igarapés, no momento já está diminuindo, proporcionando uma situação mais tranquila.