Connect with us

Notícias

Juros elevados e carga tributária continuam entre os principais entraves da construção civil, aponta CNI

Published

on

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgou nesta segunda-feira (28) os resultados da Sondagem Indústria da Construção referentes ao segundo trimestre de 2025. A pesquisa mostra que as taxas de juros elevadas seguem como o principal obstáculo enfrentado pelas empresas do setor, com 37,7% dos empresários apontando esse fator como o mais crítico, número superior ao registrado no trimestre anterior (35,3%).

De acordo com Isabella Bianchi, analista da CNI, o impacto das taxas de juros incide tanto sobre os empresários quanto sobre os consumidores. “A elevação dos juros aumenta o custo do crédito para investir e também dificulta o acesso dos clientes aos produtos do setor”, afirmou.

Outro fator que ganhou relevância foi a carga tributária, mencionada por 30,5% dos entrevistados, frente aos 27,8% do trimestre anterior. A falta ou o alto custo de mão de obra qualificada aparece em terceiro lugar na lista de preocupações, citada por 24,6% dos empresários.

Além das dificuldades relacionadas ao ambiente de negócios, a sondagem revelou piora nas condições financeiras das empresas. O índice de satisfação com a situação financeira caiu para 45 pontos, abaixo da linha dos 50, que marca a neutralidade. Indicadores como lucro operacional (42,5 pontos) e acesso ao crédito (35,5 pontos) também registraram recuo.

O levantamento indica ainda redução na utilização da capacidade operacional (UCO), que passou de 67% para 66%, e queda no número de empregados em junho, com índice de 48,3 pontos — inferior ao mesmo mês de 2024 e 2023. Apesar da desaceleração em preços de insumos, a atividade do setor manteve desempenho abaixo do esperado, com 48,8 pontos em junho.

A percepção negativa refletiu na confiança do setor. O Índice de Confiança do Empresário Industrial da Construção recuou para 47,1 pontos em julho. Já a intenção de investimento também diminuiu, caindo para 40,4 pontos.

Por outro lado, as expectativas para o segundo semestre se mantêm acima da linha de 50 pontos, indicando otimismo moderado. Os empresários projetam aumento na contratação de pessoal (52,9 pontos) e nas compras de insumos (52,2 pontos). A previsão de novos empreendimentos e serviços caiu levemente, para 50,5 pontos.

A pesquisa abrangeu 305 empresas, entre pequenas, médias e grandes, consultadas entre 1º e 10 de julho de 2025.

Notícias

Governo do Acre realiza distribuição de vestuário social para mulheres na Associação Família Azul

Published

on

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), promoveu nesta quinta-feira, 18 de setembro, a entrega de 200 kits de roupas novas para mulheres atendidas pela Associação Família Azul, em Rio Branco, dentro do programa Juntos Pelo Acre.

A iniciativa fez parte do projeto Vestuário Social, que tem como objetivo apoiar famílias em situação de vulnerabilidade. A coordenadora do projeto, Ieidna Chaves, afirmou que a ação busca contemplar todas as participantes. “Nós estamos muito felizes. Há bastante gente, e a nossa intenção é que todos sejam atendidos”, disse.

O evento também foi realizado em alusão ao mês da luta da pessoa com deficiência, celebrado em 21 de setembro. A técnica da Divisão de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jerusa Santos, explicou a motivação. “Enquanto Direitos Humanos, entendemos que seria fundamental realizar essa ação social junto à associação, em parceria com o programa Juntos Pelo Acre”, destacou.

Entre as mulheres beneficiadas estava Josiane Pereira, mãe de criança com autismo, que agradeceu pelo apoio. “Agradeço à vice-governadora Mailza Assis. Sem dúvida, ela nos representa, principalmente a nós, que somos mães de crianças com autismo”, declarou. A presidente da Associação Família Azul, Heloneida Gama, também comentou a parceria. “Essa parceria é de extrema importância para todos nós. São várias mães atípicas que estão sendo beneficiadas com essa ação”, afirmou.

A ação reforça a política estadual de inclusão e atenção às famílias acreanas, com foco em garantir dignidade e melhores condições para mães que enfrentam diariamente desafios relacionados à deficiência de seus filhos.

Continue Reading

Notícias

Unidas do Montanhês promove campanha para o Dia das Crianças em Rio Branco

Published

on

O movimento Unidas do Montanhês está organizando uma programação especial para o Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, em Rio Branco. O evento será realizado na Rua Manaus, no bairro Montanhês, das 14h às 19h, com atividades voltadas ao público infantil e à comunidade local. A iniciativa conta com apoio da Central de Slam, TRZ Crew e CUFA Acre.

Para viabilizar a realização, as organizadoras lançaram uma campanha de arrecadação. As doações podem ser feitas presencialmente na Rua Manaus, nº 273, no bairro Montanhês, ou por meio de transferência via PIX, utilizando o CNPJ 39.386.971/0001-57 da Afronte. Também está disponível o contato pelo telefone e WhatsApp (68) 99208-9360.

De acordo com o movimento, o evento é realizado desde 2018 e se consolidou como um espaço de encontro entre moradores e parceiros, com atividades culturais, recreativas e comunitárias. “Essa ação mostra a força da comunidade quando se organiza para proporcionar às crianças um momento de celebração e convivência”, destacam as organizadoras.

A expectativa é reunir crianças e famílias do bairro e de áreas próximas, fortalecendo a integração comunitária.

Continue Reading

Notícias

Fórum Estadual de Formação Esportiva reúne CBC e Governo do Acre em Rio Branco

Published

on

O Fórum Estadual de Formação Esportiva começou nesta quarta-feira, 17 de setembro de 2025, no auditório da Uninorte, em Rio Branco, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) em parceria com o Governo do Acre, por meio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Seel), para apresentar ações do Programa de Formação de Atletas e integrar clubes locais à Rede Nacional de Clubes.

Realizados desde setembro de 2023, os fóruns percorrem o país e o Acre é o 15º estado a sediar a agenda, que nesta edição registrou 740 inscritos entre gestores, treinadores, estudantes, professores e atletas. A programação incluiu palestras e debates sobre financiamento, participação em competições e estratégias de desenvolvimento de base.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Ney Amorim, afirmou que a realização em Rio Branco se soma à reestruturação da política esportiva estadual. “Nós já fomentamos quase 8 milhões de reais entre federações e entidades esportivas, não só no futebol. Também temos investimento no basquetebol, voleibol, handebol e o desafio de investir mais nos paratletas acreanos”, disse. Segundo ele, a presença do CBC conecta juventude, clubes e atletas a oportunidades de formação.

Entre os palestrantes, o medalhista olímpico Lars Grael destacou a orientação prática sobre caminhos de financiamento aos clubes. “Estamos dessa vez no Acre falando sobre oportunidades e fomentos de financiamento aos clubes e a participação em competições esportivas. É um depoimento de vida e, ao mesmo tempo, a apresentação de oportunidades e sinergia entre o CBC e o esporte local”, afirmou.

O evento também trouxe relatos de atletas e estudantes sobre o impacto da prática esportiva e da qualificação na trajetória pessoal e profissional. O paratleta de bocha adaptada José Aurismar Silva descreveu como o esporte reorganizou sua rotina após um acidente. “Conheci o esporte paralímpico e isso me tirou de dentro de casa, voltei a estudar. O esporte abre fronteiras, nos ajuda a vencer e socializar”, disse. Para Ismael Alves, estudante de educação física da Ufac, a participação amplia perspectivas de carreira: “Existem vários caminhos pra se trilhar, e com a palestra de hoje a gente pode abrir um leque de possibilidades.”

Na avaliação do presidente do CBC, Paulo Maciel, a iniciativa busca fortalecer a formação de atletas com foco nas particularidades locais. “Durante o fórum vamos apresentar um tutorial de como desenvolver o esporte olímpico com verbas públicas e assim dar mais ênfase ao esporte acreano”, afirmou. A proposta é que clubes e gestores utilizem os instrumentos de fomento disponíveis para consolidar projetos de base e qualificar a participação em competições.

Com a circulação do fórum pelo país e a inserção do Acre no calendário, as expectativas no estado envolvem a expansão de parcerias entre poder público, clubes e federações, o acesso a fontes de financiamento e a organização de trajetórias formativas que integrem escolas, universidades e entidades esportivas. A combinação de capacitação técnica, orientação sobre recursos e presença de referências nacionais é apontada pelos organizadores como caminho para estruturar elencos de base e ampliar a participação de atletas acreanos, inclusive paratletas, em competições regionais e nacionais.

Continue Reading

Tendência