Connect with us

Assessoria

Kamai defende presidente do TCE e elogia atitude diante da denúncia da “escola em curral” exibida no Fantástico

Published

on

Por Tácio Júnior da assessoria Fotos: Paulo Murilo

Durante a sessão desta quarta-feira (11) na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador André Kamai (PT) saiu em firme defesa da presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), conselheira Dulce Benício. O parlamentar reconheceu publicamente a postura ética, diligente e corajosa da conselheira ao tomar providências imediatas após a veiculação, no último domingo (08), da reportagem do Fantástico que revelou a realidade alarmante de uma escola improvisada em um antigo curral, na zona rural do Bujari.

Kamai ressaltou que, diante de um cenário de omissão crônica, a reação do Tribunal de Contas foi um sinal de que os órgãos de controle ainda podem exercer um papel transformador. “Foi muito importante ver o TCE se indignar com aquela situação. Não só porque a reportagem escancarou a precariedade, mas porque tivemos uma autoridade que reagiu, que não ficou de costas para os problemas”, afirmou.

A conselheira Dulce Benício classificou a situação como “gravíssima” e determinou o levantamento de todas as unidades de ensino rural no Acre. Em resposta, o governador Gladson Cameli prometeu entregar um diagnóstico em até 90 dias. Para Kamai, a promessa tardia apenas escancara o descaso da atual gestão com a educação. “Depois de sete anos governando, ele quer agora, em 90 dias, um diagnóstico da educação? Isso é prova cabal de negligência”, disparou o vereador.

Durante seu discurso, Kamai ampliou o debate para além do caso exibido na televisão. Ele apresentou imagens da Escola Luiza de Lima Cadaxo, em Rio Branco, que possui paredes de PVC e salas escaldantes sob o sol acreano. Segundo o vereador, ao denunciar a situação, o diretor da escola foi perseguido pela gestão municipal. “A falha não é apenas a falta de parede, é a perseguição contra quem se indigna”, criticou.

O vereador Kamai ainda aproveitou para apontar o contraste entre os investimentos em infraestrutura escolar e os gastos com o avião oficial do governo. “Gastamos mais com o jatinho do governador do que com a estrutura das escolas”, denunciou.

Ao final, o parlamentar prestou uma homenagem enfática à trajetória da conselheira Dulce Benício, destacando seus 40 anos de serviços públicos prestados ao Acre. “É uma mulher sem mácula, comprometida com a verdade e com a transparência. Generosa, como foi conosco na audiência pública da zona rural. Seu gesto precisa ser reconhecido.”

A fala de Kamai não apenas reforça a necessidade de atuação firme dos órgãos de controle, como também amplia o debate sobre as múltiplas camadas de abandono vividas pela educação pública no estado. Para ele, é hora de indignar-se — e agir.

Assessoria

Serviços, cultura e tecnologia marcam estreia do estande do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC na Expoacre 2025

Na primeira noite da 50ª edição da feira o Sistema Comércio apresenta um pouco dos seus serviços ofertados diariamente à população acreana

Published

on

Com serviços gratuitos de beleza, atendimento em saúde, jogos interativos e atividades culturais para todas as idades, o estande do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC estreou com grande movimentação na primeira noite da Expoacre 2025, no Parque de Exposições Wildy Viana, neste sábado, 26.

O espaço planejado para atender a população com acolhimento, qualidade e diversidade de serviços gratuitos, buscará durante as nove noites de feira apresentar um pouco do que o Sistema Comercio oferece diariamente a população acreana em suas unidades no estado.

“Tudo foi pensado com muito carinho, muitas horas de dedicação. O estande está lindo, e a sociedade merece isso”, afirmou Marcos Lameira, vice-presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no Acre. “A gente faz tudo com muita alegria e satisfação porque sabe o quanto é difícil a vida, principalmente para quem vive na Amazônia. São muitos desafios, e queremos levar qualidade de vida e bem-estar”, completou.

Entre os destaques da primeira noite esteve o serviço de tranças, bastante procurado por visitantes como José Roberto Gomes dos Santos Neto, que descobriu a ação por acaso, enquanto acompanhava familiares no parque. “Eu não estava com muita expectativa porque meu cabelo é pequeno, mas estou gostando muito. Está ficando bacana pelo que estou vendo no espelho”, contou.

A supervisora pedagógica do Senac Acre, Elizabeth Dantas, explicou que o estande reúne uma série de serviços do segmento da saúde e de beleza promovidos pelo Senac e ofertados por profissionais da área. “Temos corte de cabelos, tranças, maquiagem, design de sobrancelhas e massagens. Também estamos oferecendo aulas-show e workshops nas áreas de gastronomia, saúde e beleza”, destacou.

Já o Sesc levou uma programação voltada para toda a família. Segundo Thais Roma, diretora de Programas Sociais do Sesc no Acre, o espaço reúne desde realidade virtual, estações de games e brinquedos infláveis até atividades tradicionais como pintura facial, esculturas de balão, apresentações circenses e o cantinho da leitura. “Temos também nosso palco cultural com atrações variadas todas as noites, e ações de saúde com testes rápidos de glicemia, colesterol e triglicerídeos, além da novidade da carreta odontológica, com dois profissionais atendendo diariamente”, explicou.

Durante as nove noites de feira, o Sistema Comércio manterá seus estandes funcionando com uma programação ampla, gratuita e acessível, promovendo bem-estar, educação profissional, cultura e serviços essenciais para o público acreano.

Continue Reading

Assessoria

Sabores da Amazônia e da Bahia se encontram em aulas-show do Senac na Expoacre 2025

Aulas-show dos chefs João Victor e Ricardo Brances apresentam burger e carpaccio inovadores de pirarucu, marcando início de programação diversificada

Published

on

A união entre a cozinha baiana e a culinária amazônica foi o grande destaque da primeira noite da Expoacre 2025, no sábado, 26, com as aulas-show dos chefs João Victor (Senac Bahia) e Ricardo Branches (Senac Pará). O evento, que movimentou o estande do Sistema Comércio, proporcionou ao público uma verdadeira imersão sensorial em sabores regionais reinterpretados de forma criativa.

A programação de aulas no estande do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC continua neste domingo, 27 de julho. Os chefs Ricardo Branches e João Victor voltam ao espaço com novas receitas. O paraense apresenta o croquete de pirarucu, enquanto o baiano traz o filé à Tipuca, uma criação que mistura técnicas regionais com inovação.

Em 28 de julho, os dois chefs retornam ao palco com uma aula dedicada ao tradicional Filé de Sol. No dia 29, Bianca Cunha assume a programação com uma simulação das Competições Senac 2025. A partir do dia 30, o foco se volta ao universo da beleza: Sandra Santos ensina a técnica de brow lamination (laminação de sobrancelhas), seguida por uma Make Master Class com Geovane Santana no dia 31. Nos dias 1º e 2 de agosto, Natam Moreira apresenta a aula Look & Learn Hair Art, e no encerramento da programação, no dia 3 de agosto, Aldair Santos conduz uma aula-show com o tema “Do Salão à Passarela: O Poder do Penteado”.

O chef João Victor surpreendeu ao unir elementos da Bahia com ingredientes tradicionais da Amazônia em seu burger de pirarucu, um prato pensado para unir essas duas culinárias incríveis em sabor, texturas e cores. “Fiquei receoso com o azeite de dendê no pão, mas o pessoal adorou. Isso me deixou muito feliz porque deu certo”, comemorou o chef, que ainda convidou o público para as próximas aulas. “Estamos aqui compartilhando muita cultura e conhecimento. Amanhã trarei outros pratos e técnicas que podem agregar tanto para quem trabalha com gastronomia quanto para quem cozinha para a família”, convidou.

Já o chef Ricardo Branches apresentou o carpaccio de bacon de pirarucu, uma proposta ousada resultado de sete anos de pesquisa que resultou nesse produto novo, com defumação intensa que lembra o bacon suíno. “É uma nova possibilidade de consumo para quem não come carne de porco, mas quer o mesmo sabor e intensidade. Isso pode até transformar a realidade de criadores de peixe, que, com um pirarucu, usando a técnica correta, podem ganhar o equivalente ao que ganhariam com três”, explicou.

O impacto das aulas foi sentido também pelos participantes, como no caso de Ivan Ferreira de Souza, gastrônomo e professor de gastronomia, que saiu emocionado da experiência. “Essa aula-show foi fantástica. Vou levar para minha vida profissional. Quero repassar essa receita aos meus alunos e mostrar que é possível valorizar a cultura amazônica dentro da sala de aula”, afirmou.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) reforça seu compromisso com a transparência e o uso responsável dos recursos públicos.

Published

on

Diante de indícios de irregularidades, a Corte determinou a suspensão de novos repasses da SEAGRI à Federação NBHA do Acre, envolvida nas atividades da Expoacre Rio Branco 2025. A medida foi tomada após o repasse de R$ 1,5 milhão sem a devida comprovação da finalidade pública e em desacordo com orientação formal da relatoria.

Em um momento de emergência em saúde, alta demanda por serviços essenciais e aumento expressivo dos gastos com grandes eventos, o TCE/AC alerta para a necessidade de responsabilidade fiscal, legalidade e respeito ao interesse público.

Acompanhe a íntegra da Nota de Esclarecimento e entenda as medidas adotadas para proteger o patrimônio público.

📰 Confira no post!👇

Continue Reading

Tendência