MEIO AMBIENTE

Marfisa assina decreto de declara situação de emergência em Rio Branco

Published

on

Com nove abrigos em escolas para receber as famílias desabrigadas, após forte chuva nesta sexta-feira (24), que atingiu inúmeros bairros, a prefeita em exercício, Marfisa Galvão, assinou na tarde de sexta, o decreto que declara em situação de emergência a Capital acreana.

Mais de 22 mil moradores de Rio Branco estão atingidos pelas águas de igarapés e do Rio Acre. Há pessoas desabrigadas pelas ruas. Com o volume de chuva, além dos igarapés, o Rio Acre subiu mais de seis metros. Na medição feita às 6h desta sexta, o manancial marcou 15,80 metros, acima da cota de transbordo, que é de 14 metros. E no mesmo horário na quinta ele estava com 9,76 metros.

Advertisement

Durante a assinatura do decreto, a prefeita em exercício, enfatizou que as águas da chuva pegou todos de surpresa. “Assinamos o decreto que declara situação de emergência, algo que nos pegou totalmente de surpresa. Nosso prefeito tem uma agenda em Manaus, e não conseguiu retornar ontem, agendou para hoje, mas também não conseguiu retornar”.

Fotos: Val Fernandes / Secom PMRB

“ Existem muitas pessoas nos procurando para fazer doações, estamos recebendo essas doações na sede da prefeitura e vamos encaminhar com urgência para as famílias que estão necessitando. Tivemos muita dificuldade em auxiliar todas as famílias, mas com a ajuda da do governo do Acre e as nossas secretárias conseguimos auxiliar as familias”, enfatizou Marfisa.

Ao finalizar, ela afirma que a prefeitura agora, após a assinatura da declaração de emergência, tomará outras medidas. “Após essa declaração de emergência hoje, iremos executar um novo plano de trabalho da prefeitura, já com enchente do Rio Acre, para que possamos dar um acolhimento melhor para essas famílias”.

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile