O procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento recebeu nesta segunda-feira, 27, o secretário estadual de Agricultura, José Luis Tchê, e o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Educação, Reginaldo Prates, para discutir parcerias voltadas ao projeto do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) que incentiva a inserção de produtos regionais nos cardápios de merenda escolar.
Coordenado pelo promotor de Justiça Leonardo Honorato Santos, titular da Promotoria de Defesa da Criança e do Adolescente de Cruzeiro do Sul, o projeto desenvolve ações para fomentar nos municípios do Acre a aquisição de alimentos diretamente da agricultura familiar e do empreendedor rural para compor a merenda de escolas públicas.
Durante a apresentação feita pelo MPAC, foi ressaltada a importância da iniciativa, uma vez que 30% dos repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados com agricultura familiar, sendo fundamental a implementação de políticas públicas para a correta utilização desses recursos, evitando inclusive que o repasse seja devolvido ao programa.
O procurador-geral agradeceu a participação dos representantes das secretarias na reunião e ressaltou a importância da união entre os gestores estaduais e municipais para que as metas do projeto sejam atingidas.
“Enquanto gestor do Ministério Público acredito muito no projeto do promotor Leonardo Honorato, que tem feito um trabalho com muito zelo e engajamento. Esse é um projeto muito bonito, com potencial de dar melhores condições aos produtores rurais, oferecendo a possibilidade de permanecerem em suas terras, além de auxiliar na boa nutrição dos estudantes. O apoio das secretarias de Agricultura e de Educação é fundamental para que essa política pública seja devidamente implementada”, afirmou.
Para o promotor Leonardo Honorato, o diálogo é o primeiro passo para superar questões que dificultam a inserção de produtos regionais nas escolas. “Esse programa tem muitas questões logísticas a serem superadas, sendo importante as instituições estarem juntas realizando um trabalho crucial na assistência técnica ao público da agricultura familiar”, afirmou.
O secretário José Luis Tchê parabenizou o Ministério Público acreano pela iniciativa e destacou que a Secretaria de Agricultura tem a intenção de trabalhar junto aos gestores municipais para a valorização dos produtores rurais. “Agradeço o convite do Ministério Público para essa importante reunião e parabenizo pela iniciativa desse programa. No que depender da Secretaria de Agricultura, faremos o possível para atingir as metas e chegar ao público que mais precisa”, ressaltou.
Também participaram da reunião, o procurador de Justiça Carlos Roberto da Silva Maia, a coordenadora do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, além demais integrantes do NAT e das secretarias de Agricultura e Educação.
Nos dias 26 e 27 de março, o projeto Diálogos de Mercado promoveu a sua segunda edição, com transmissões ao vivo para discutir o cinema feito por mulheres no Norte e os caminhos para o mercado audiovisual.
A primeira live (26 de março), intitulada “Diálogos Norte Delas: Perspectivas, Desafios e Potencialidades do Cinema”, contou com a participação de quatro diretoras de diferentes estados da região norte: Eva Pereira (Tocantins), Rayane Penha (Amapá), Jorane Castro (Pará) e Cecília Monteiro (Acre), que mediou o debate.
“Essa troca é um aprendizado! É um aprendizado sobre o olhar da outra, sobre a trajetória da outra, promove essa escuta e é muito enriquecedor”, destacou Eva Pereira, que terá o seu filme ‘Barulho da Noite’ exibido na abertura da Mostra Norte Delas de Cinema.
Já o segundo painel, “Mulheres na Produção Cinematográfica: Mercado, Políticas Públicas e Produções”, realizado na última quinta-feira, 27, promoveu o encontro virtual entre realizadoras do Norte que estão produzindo filmes através de editais públicos, coproduções e fundos internacionais.
A conversa contou com a participação de Adriana Faria (Pará), Karla Martins (Acre) e Thaís Sales (Pernambuco), e foi mediada por Rose Farias, cineasta acreana e curadora da 1° Mostra Norte Delas de Cinema.
Na visão da idealizadora do projeto e produtora artística da Mostra Norte Delas de Cinema, Isabelle Amsterdam, a segunda edição do Diálogos de Mercado surgiu da necessidade de conhecer outras realidades e de promover a interlocução entre profissionais do mercado audiovisual da região Norte.
“A primeira edição foi realizada durante a pandemia [2021] e pensamos em como fazer um evento que permitisse conversar com pessoas do mercado audiovisual que não estavam no Acre, mas que enfrentavam as mesmas dificuldades ou possibilidades de produção de baixo orçamento”, relembra Isabelle.
A metodologia do evento, online, com transmissões ao vivo e gravações disponíveis no YouTube possibilita que as pessoas possam assistir e reassistir os diálogos, democratiza o acesso ao conteúdo e fortalece o trabalho e protagonismo de mulheres no audiovisual.
O Diálogos de Mercado é um projeto aprovado no Edital de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Rio Branco, Acre, por intermédio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB). O projeto foi um “esquenta” da programação da 1° Mostra Norte Delas de Cinema, que acontece 1 a 5 de fevereiro, em Rio Branco, no Acre.
Para quem deseja assistir ou reassistir os diálogos, os links estão disponíveis no canal do youtube da Mostra Norte Delas de Cinema: https://www.youtube.com/@IMOSTRANORTEDELASDECINEMA/streams
O jornalista Itaan Arruda e o repórter fotógrafo Sérgio Vale, como em todos os projetos que realizam, têm se destacado no portal ac24horas.com. A dupla se consolidou pela produção de matérias que combinam apuração criteriosa e registros visuais de grande impacto social e carregado de emoções, entregando conteúdos de alta qualidade ao público.
Dando continuidade ao trabalho que já virou referência, o próximo especial da dupla vai abordar o sistema de transporte público da capital. Durante a apuração, eles entrevistaram usuários, como Benedito Sabino, 62 anos, do Ramal Limoeiro, para ouvir experiências e perspectivas sobre o tema.
A reportagem reforça a importância do diálogo com a população para compreender os desafios e buscar soluções no transporte público. “Possíveis mudanças no sistema de transporte coletivo da capital exigem uma conversa imediata com o povo. É fundamental ouvir quem utiliza o serviço diariamente para que as decisões sejam realmente efetivas e atendam às necessidades da população”, afirma o jornalista Itaan Arruda.
A parceria entre Itaan Arruda e Sérgio Vale é um exemplo do que o jornalismo pode oferecer de melhor: apuração cuidadosa, olhar atento e dedicação em contar histórias que fazem diferença na vida das pessoas. Juntos, o jornalista e o fotógrafo trabalham para traduzir a realidade em informações claras e acessíveis, conectando os fatos ao cotidiano da população.
No próximo dia 15 de novembro, será realizada uma Live Beneficente em prol da saúde de Dona Txirá, a matriarca da Aldeia Shane Tatxa Kaya. Reconhecida por sua força, amorosidade e alegria, Dona Txirá enfrenta desafios de saúde nas últimas semanas, necessitando de tratamento de emergência.
A fim de angariar apoio para os custos médicos e despesas relacionadas ao tratamento, a comunidade se mobilizou para organizar este evento online. A Live será transmitida no Instagram @aldeiashanetatxakaya, no dia 15 de novembro, às 17h (horário local – ACRE) e às 19h (horário de Brasília).
Durante a transmissão, os participantes terão a oportunidade de contribuir e apoiar Dona Txirá, possibilitando que ela receba o cuidado necessário para sua recuperação.
Para participar não esqueça dia 15 quarta-feira às 17h no instagram.com/aldeiashanetatxakaya . A união em torno desta causa é fundamental para proporcionar o tratamento para Dona Txirá, uma figura querida na Aldeia Shane Tatxa Kaya.