Saúde

Navio-hospital da Marinha realiza atendimentos em Cruzeiro do Sul até 21 de abril

Published

on

O Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil, retomou os atendimentos à população de Cruzeiro do Sul. Após passar por Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves, a embarcação está ancorada no bairro Miritizal, onde iniciou, no dia 31 de março, a segunda fase da missão de assistência médica e odontológica.

Os serviços são realizados das 8h às 17h, com consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais e de imagem, incluindo mamografias, além da distribuição gratuita de medicamentos. Após os atendimentos no Miritizal, o navio seguirá viagem com apoio da Energisa para atravessar a rede de alta tensão e retornar ao Porto do Abraão, na região da Várzea, onde permanecerá até o dia 21 de abril.

A programação inicial previa atendimento até maio, mas foi alterada devido à rápida vazante do Rio Juruá, que dificultou a navegação no trecho entre o alto Juruá e Cruzeiro do Sul. Segundo o comandante do navio, Capitão de Corveta Hallan Maforte, a alteração foi necessária para garantir a continuidade da assistência em comunidades prioritárias.

Desde o início da Missão Acre, foram realizados mais de 3.800 atendimentos, com cerca de 1.500 medicamentos distribuídos. Mais de 600 mamografias foram realizadas, incluindo em mulheres da Terra Indígena Ashaninka, localizada no Rio Amônia. O navio-hospital permanecerá na região até seguir viagem de volta a Manaus, dando continuidade aos atendimentos na calha do Rio Juruá.

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile