Uma animação rondoniense tem conquistado espaço em festivais de cinema pelo Brasil e mundo, revelando a vida ribeirinha através da delicadeza de ilustrações em aquarela. “Nazaré: do verde ao barro”, de Juraci Júnior, conta a história de uma família que embarca em busca de uma nova vida. Na comunidade de Nazaré que a viagem ganha destino e onde eles constroem relações de afeto, respeito e amor com a Amazônia. A jornada se transforma ao longo do tempo, conforme as águas de um rio.
A animação, gravada com atores reais que ganharam novas formas e tons em aquarela, é fruto de um trabalho coletivo. As ilustrações são da artista visual acreana Roberta Marisa, a trilha sonora composta exclusivamente para o filme é de Tullio Nunes, a direção de produção é de Fernanda Paiva, a direção de fotografia de Rafael Oliveira e os efeitos de pós-produção de Rone Mota.
As ilustrações foram feitas pela artista acreana Roberta Marisa
O filme estreou no tradicional Festival Guarnicê de Cinema, no Maranhão, em 2021 e vem cumprindo agenda de festivais, como na 54ª Edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (DF), Circuito Penedo de Cinema (AL), Mostra SESC de Cinema e 4º Festival Olhar do Norte (AM).
Agenda do filme
Durante o mês de março o curta tem sessões confirmadas na programação do 14º Curta Taquary, em Taquaritinga do Norte (PE), de 16 a 22 e na Mostra de Cinema Ambiental ECOS, no município de Rio Tinto (PB), de 17 a 23 de março.
Advertisement
O filme “Nazaré: do verde ao barro” foi contemplado no Edital nº 78/2020/ SEJUCEL-CODEC – 1ª Edição Jair Rangel “Pistolino” do Edital de Chamamento Público para Produção Audiovisual. Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.
Fonte: Folk Produções
Do verde ao barro – Um filme de Juraci Júnior