MEIO AMBIENTE

Níveis dos rios em elevação e famílias desabrigadas

Emergência nas cidades de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia à medida que as águas do Rio Acre atingem níveis críticos

Published

on

Após fortes chuvas, Rio Acre apresenta elevação preocupante em seu nível, na cidade de Assis Brasil, na fronteira do Brasil com o Peru. Essa situação já forçou mais de 50 famílias a deixarem suas casas. “Na terça-feira (20), a partir das 22h, iniciou uma forte chuva que durou toda a noite e entrou pelo outro dia, a gente começou a receber chamadas de pessoas que precisavam de auxílio. No início da tarde de ontem, o nível do rio Acre então começou a assustar e a subir rapidamente”, explica prefeito Jerry Correia.

Com o rio alcançando 12 metros, próximo à cota de transbordamento de 12,50 metros, o risco se estende para além de Assis Brasil, afetando também as cidades de Brasiléia e Epitaciolândia. O Centro de Operações de Emergência da região de Madre de Dios, no Peru, emitiu um alerta de inundação, indicando a gravidade da situação.

Em Rio Branco, a Prefeitura, através da Defesa Civil Municipal, já ativou seu plano de contingência, preparando-se para possíveis eventos. “O nosso plano de contingência já está vigente. Todas as secretarias estão cientes do que pode acontecer. Se tiver alguma ocorrência, as nossas secretarias já estão em condições. Estamos preparados e em condições de atender qualquer evento que venha acontecer na nossa cidade de Rio Branco”, destaca coronel Sandro Cassiano, coordenador em exercício da Defesa Civil de Rio Branco.

O coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil do Acre, informaou que a água deve levar pouco mais de 60 horas para chegar à capital, destacando a influência de mais chuvas na região dos afluentes. “Essa onda vem descendo, claro se tiver mais chuvas na região dos afluentes, isso vai favorecer ainda mais uma subida aqui na capital”, comenta Batista.

Tendência

Sair da versão mobile