MEIO AMBIENTE

Povos Nawa e Nukini enfrentam enchente, na região do Juruá, Acre

Published

on

O povo Nawa, que habita o Parque Nacional da Serra do Divisor, e o povo Nukini estão enfrentando uma das maiores cheias do rio Moa, em Mâncio Lima, região do Juruá, Acre. Este ano, devido às fortes chuvas que afetam a região, os povos estão sofrendo com o grande fluxo de água.

“Na aldeia Novo Recreio, do povo Nawa, a água já chega no assoalho das moradias, escolas e postos de saúde, gerando muitos estragos e ausência dos serviços de atendimento das famílias e principalmente a paralisação da educação”, informa a jovem Niara Nukini, da Rede de Jovens Comunicadores Indígenas da Coiab. 

Em postagem das redes sociais da Coiab, a jovem explica que essa é uma condição atípica. “É importante ressaltar que este povos sempre habitaram a região e que historicamente dominam o fluxo de morada, se relacionando com o rio. Entretanto, nos últimos anos, por conta das mudanças climáticas, estão sentindo uma variação extrema de cheia e vazante do rio. Apesar de proteger a floresta e dominar as tecnologias ancestrais, os povos têm sido os principais afetados pelo racismo climático que afeta as populações vulnerabilizadas.”

Tendência

Sair da versão mobile