Connect with us

Assessoria

Prefeito de Cruzeiro do Sul acompanha retorno de famílias aos seus lares após vazante do rio Juruá

Published

on

O Prefeito Zequinha Lima esteve presente nos abrigos na manhã desta segunda, 18, para acompanhar de perto o processo de retorno das famílias desalojadas aos seus lares, após a vazante do rio Juruá.

A medida de retorno de cada família é tomada com base em uma minuciosa vistoria e relatório da Defesa Civil, visando garantir a segurança das estruturas residenciais.

José Lima, coordenador da Defesa Civil, destacou os cuidados necessários durante o processo de retirada dos abrigos: “O principal cuidado é verificar a história do local, as condições do terreno e da residência, assegurando que não houve danos significativos pela força das correntezas. Esse trabalho está em andamento desde sábado, e até quarta-feira pretendemos concluir a remoção de todas as famílias.”

Até o momento, cerca de 50 das 130 famílias que estavam nos abrigos já retornaram às suas residências. O processo de retorno está sendo gradual, considerando a capacidade logística e a necessidade de garantir a segurança das famílias.

Maria do Carmo Maciel, 80, uma das abrigadas pela prefeitura expressou sua gratidão pelo apoio recebido durante o período no abrigo: “Graças a Deus, nunca passamos fome. Recebemos café, almoço, janta, tudo providenciado pela Prefeitura. Mas é bom voltar para casa, não tem nada como a casa da gente”.

O Prefeito Zequinha Lima ressaltou o compromisso da administração municipal em garantir o retorno seguro das famílias: “Estamos trabalhando para que todas as famílias tenham condições adequadas em suas casas. Essa é uma prioridade para nós, e estamos buscando recursos junto ao Governo Federal para auxiliar na recuperação dos danos causados pelas enchentes. Já retornaram aproximadamente 50 famílias para os seus locais de moradia original. É possível que até quarta-feira a gente já tenha retornado todas as famílias que suas casas ainda estão com as devidas condições de moradia.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul aguarda a transferência de recursos financeiros do Governo Federal para fornecer assistência emergencial às famílias afetadas. Uma reunião com ministros está agendada para discutir propostas de investimento em infraestrutura, visando prevenir danos futuros causados pelas cheias do rio Juruá.

“No dia 4 de abril teremos uma reunião com dois ministros: da cidade e da integração nacional em Rio Branco, para tratar de algumas propostas para que a gente possa melhorar as infraestruturas e a gente não venha ter tantos danos nas enchentes dos rios aqui no Acre. Estamos fazendo um documento, inclusive com sugestões de investimentos que possam ser feitos nessas áreas, para que a gente não possa vir ter tantas pessoas desabrigadas e atingidas pelas cheias do Juruá”, disse Zequinha.

“Estamos agora aguardando a transferência de recursos financeiros para que a gente possa começar a fazer a distribuição. Nesse primeiro momento serão sacolões, kits de higiene, kits de limpeza. É possível que no decorrer da semana o governo federal possa fazer a transferência. Feito isso, e aí a gente vai convidar todas as famílias que passaram por esse momento de dificuldade para que possam receber esses auxílios emergenciais”, finalizou ele.

Assessoria

Assessoria

Bocalom fala sobre pesquisas e diz que eleição se ganha nas urnas: “Temos a grande maioria”

Published

on

Em entrevista ao programa ‘X da Questão’, da TV Rio Branco, na noite de domingo, 11, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), abordou a questão das pesquisas eleitorais e reiterou sua confiança na vitória nas urnas.

O chefe do Executivo municipal respondeu ao apresentador José Alex sobre os resultados de uma recente pesquisa do Instituto Real Time Big Data, contratada pela TV Gazeta/Rede Record, que apontou um empate técnico entre Bocalom e o candidato Marcus Alexandre (MDB) em um possível segundo turno.

“Eu nunca dei muita atenção para pesquisas. Para mim, a pesquisa é a eleição, o momento de abrir as urnas!”, afirmou Bocalom, relembrando a eleição de 2010.

Naquele pleito, pesquisas indicavam uma ampla vantagem para Tião Viana, mas a diferença final foi muito menor. “Quem não se lembra das pesquisas de 2010, que no sábado anterior à eleição davam 67% para o Tião Viana e 33% para mim? No fim, a diferença foi de apenas 0,5%”, frisou o prefeito.

O gestor também destacou o apoio que acredita ter da maioria dos eleitores.

“Depois que começam os programas eleitorais, a gente vê claramente o que está acontecendo, o trabalho de cada um e as propostas. Tenho certeza absoluta de que temos a grande maioria. Estamos bem na frente e vamos ganhar essa eleição, se Deus quiser”, concluiu Bocalom, demonstrando confiança na reeleição.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

Agenda de Marcus Alexandre inclui compromissos em bairros e ramais de Rio Branco

Published

on

O candidato a prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), cumpriu uma agenda intensa no último sábado (10), visitando diferentes regiões da capital. No bairro Albert Sampaio, acompanhado do pré-candidato a vereador Neto Fernandes, ele assumiu o compromisso de realizar melhorias urbanas na localidade. Entre as promessas feitas, estão a recuperação das ruas e a solução para o problema de falta de água, além de melhorias no atendimento de saúde.

Marcus Alexandre destacou que, se eleito, pretende trabalhar na conclusão e manutenção das vias do bairro, bem como na resolução das demandas relacionadas ao abastecimento de água. Ele também mencionou que a construção de novas vias será uma prioridade.

Em outro ponto de sua agenda, o candidato visitou o ramal do Mutum, onde se reuniu com moradores e se comprometeu a priorizar a manutenção dos ramais, bem como melhorar o transporte público na região. Marcus Alexandre afirmou que o foco de sua gestão, caso seja eleito, será a manutenção dos ramais, a melhoria no atendimento de ônibus e a manutenção das pontes de madeira existentes no ramal.

Continue Reading

Assessoria

Política, Cultura e Juventude: líderes de movimentos de todos os partidos da aliança Bocalom/Alysson reúnem para discutir cultura e inovação

Published

on

“Vocês são a força que vai revolucionar esse projeto”. Foram essas as palavras usadas pelo candidato a vice-prefeito Alysson Bestene (Progressistas-AC) ao participar, nesta sexta-feira (9), do evento Política, Cultura e Juventude. Ele representou o candidato a prefeito Tião Bocalom (PL-AC) no encontro que reuniu líderes de diversos movimentos de todos partidos que compõem a aliança Bocalom/Alysson (Partido Liberal, Progressistas, União Brasil, Podemos, Solidariedade, Cidadania e PSDB).

O evento, que aconteceu na sede do Progressistas em Rio Branco, reuniu representantes dos movimentos LGBTQIAP+, afro, mulheres, indígena, esporte e juventude. O candidato a vice-prefeito Alysson Bestene celebrou a diversidade de pessoas, ideias e a disposição de todos em contribuir com o projeto.

“Fico feliz em perceber que tantos jovens estão preocupados com o futuro da nossa cidade. Além disso, trazem novas ideias, acreditam no Bocalom e no Alysson e querem mudar nossa cidade. Muito orgulhoso de estar com essa galera, representando nosso candidato Bocalom que está na mesma correria, cumprindo uma série de agendas. Vocês são a força que vai revolucionar esse projeto”.

Um dos anfitriões do evento, o presidente do PP Jovem, Cleilton Lima, discursou representando todos os líderes de movimento, afirmando que o ato mostrou que a juventude da capital está ligada em política — e está disposta a participar desse processo. “Foi um evento lindo, superou as expectativas! Mostrou que a juventude rio-branquense é uma juventude, sim, que se interessa por culturas, em debater políticas públicas, que é uma juventude antenada”.

Programação

Além da troca de experiências e rodas de conversas políticas, o encontro também contou com programação cultural. O movimento afro promoveu oficina de tranças de cabelo; o movimento de esporte promoveu disputa de embaixadinhas com premiação; apresentação de peça teatral temática, sobre violência contra mulher; apresentação indígena; batalha de rimas; além de muita música, com atrações locais, DJs e mais.

Assessoria

Continue Reading

Tendência