Connect with us

Assessoria

Prefeitura de Cruzeiro do Sul e parceiros alinham estratégias para o combate e prevenção às queimadas

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Clima e Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira, 11, uma reunião com representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) para definir ações conjuntas de enfrentamento contra as queimadas durante o verão.

Participaram do encontro o comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Major Josadac Cavalcante; o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Major Abraão Silva; o subcomandante, Capitão Tales Campos; o representante do IMAC, Lacione; e a secretária municipal de Clima e Meio Ambiente, Edna Fonseca.

Durante a reunião, foi definida a atuação de três frentes de trabalho: uma equipe mista, composta por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e dois bombeiros; uma equipe exclusiva do Corpo de Bombeiros, dedicada ao combate direto aos focos de incêndio; e uma terceira equipe da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela fiscalização e autuações. A Polícia Militar prestará apoio logístico e operacional às equipes que atuarão diariamente nas ações de campo.

Também ficou estabelecida a disponibilização de um número telefônico para denúncias da população, além da produção de materiais educativos voltados à conscientização e prevenção das queimadas.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Major Josadac Cavalcante, destacou a importância da união entre os entes governamentais para reduzir os focos de calor no município.

“O Governo do Estado tem se antecipado, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Charles, já disponibilizou efetivo, viaturas e materiais para o enfrentamento da estiagem na região do Juruá. Todos os municípios serão contemplados com reforço da corporação neste período do verão amazônico. Esta reunião é fundamental para alinharmos as estratégias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e os demais órgãos ambientais, como o IMAC e a Polícia Militar, a fim de fortalecermos a resposta e a fiscalização contra o uso indevido do fogo. O objetivo é manter a qualidade do ar e preservar o meio ambiente”, afirmou o comandante.

O comandante da Polícia Militar na região, Major Abraão Silva, ressaltou o caráter estratégico da reunião e reafirmou o compromisso da corporação com as ações integradas.

“O encontro foi extremamente proveitoso. Discutimos estratégias e atribuições específicas para cada instituição. A Polícia Militar dará apoio direto às equipes de fiscalização e autuação em campo, contribuindo para o combate efetivo às queimadas urbanas, não apenas em Cruzeiro do Sul, mas em todo o Vale do Juruá.”

A secretária municipal de Clima e Meio Ambiente, Edna Fonseca, avaliou a reunião como positiva e reforçou a necessidade de cooperação entre os órgãos.

“Alinhamos as ações com nossos parceiros para enfrentar este período crítico. Com o apoio de todas as instituições, será possível reduzir os impactos das queimadas. Vamos executar diversas iniciativas nos próximos meses para evitar que o verão amazônico se torne ainda mais severo”, concluiu.

Assessoria

Assessoria

CNC inspira gestão humanizada através do Programa de Engajamento VEM

Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC destaca iniciativa que realiza uma gestão humanizada e culturalmente transformadora através do Programa de Engajamento VEM

Published

on

Com foco em fortalecer vínculos e promover o sentimento de pertencimento entre seus colaboradores, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) tem se destacado nacionalmente por sua atuação voltada à valorização das pessoas. Um dos principais pilares dessa conquista é o Programa de Engajamento VEM – Viva Esses Momentos, desenvolvido pela Gerência Executiva de Recursos Humanos, que reúne um conjunto de ações voltadas ao reconhecimento profissional, à integração familiar e à promoção da qualidade de vida.

O resultado desse trabalho é expressivo: a CNC registrou um aumento de 7% em seu índice de favorabilidade interna, que passou de 86 para 92 nos últimos dois anos. Essa evolução é reflexo direto de uma cultura organizacional que compreende a importância do bem-estar coletivo para o desempenho institucional.

Dividido em nove eixos – Vem Falar, Vem Escutar, Vem Contratar, Vem Inspirar, Vem Desenvolver, Vem Compartilhar, Vem Cuidar, Vem Agradecer e Vem Comemorar – o programa busca fortalecer a relação entre a instituição e seus colaboradores, estimulando o diálogo, o reconhecimento e a convivência em harmonia.

Entre as atividades que mais se destacam, o Dia da Família vem sendo celebrado como uma oportunidade de aproximar colaboradores e seus familiares em experiências únicas, realizadas em locais simbólicos como o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Jardim Botânico de Brasília. Esses encontros representam mais do que momentos de lazer: expressam a essência de uma gestão que enxerga o ser humano como protagonista do sucesso institucional.

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Acre e vice-presidente da CNC, Leandro Domingos, destacou a relevância da iniciativa e o impacto positivo que ela gera em todo o Sistema Comércio.

“O que a CNC tem construído por meio do Programa VEM é, notadamente, um exemplo de como a valorização do ser humano pode transformar o ambiente de trabalho em um espaço de propósito e realização. Quando a instituição reconhece e celebra o papel de cada colaborador, ela fortalece seus resultados e cria uma cultura sustentável, baseada em confiança, pertencimento e cooperação. Esse é o caminho que inspira todo o Sistema Comércio no Brasil”, afirmou.

O reconhecimento das boas práticas adotadas pela CNC também vem de fora. Em 2025, a Confederação foi eleita a melhor organização do Brasil na categoria Setor de Serviços Diversos, no prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar, promovido pelo Estadão em parceria com a FIA Business School (USP). No cenário internacional, a entidade recebeu a medalha de ouro Brandon Hall, uma das mais respeitadas premiações de Recursos Humanos do mundo.

Com 309 colaboradores, a CNC comprova que investir em pessoas é investir em resultados duradouros. O Programa VEM confirma esse compromisso ao transformar o ambiente de trabalho em um espaço de convivência saudável, de aprendizado mútuo e, principalmente, de felicidade compartilhada — valores que refletem a essência do Sistema Comércio em todo o país.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

RIOS AMAZÔNICOS inspiram artistas que lançam documentário e clipe munsical

Curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco serão lançados na quinta-feira (13), com entrada gratuita

Published

on

Duas obras cinematográficas serão lançadas na próxima quinta-feira (13) na capital Porto Velho. O curta-metragem experimental Catador de Sons e o clipe musical Barranco apresentam um fragmento da pesquisa sonora desenvolvida ao longo de anos por Bira Lourenço, com participação de Jussara Assmann e Catatau Batera. O resultado será exibido ao público, com uma roda de conversa após a sessão.

Catador de Sons é um documentário que revela a incessante busca pelas sonoridades do cotidiano amazônico, em uma viagem sonora pelas memórias do artista Bira Lourenço e pelos múltiplos sons que ecoam pela cidade de Porto Velho.

O filme se propõe a discutir o cotidiano amazônico, por meio da observação constante, em pesquisas dos artistas Bira e Jussara Assmann, que destacam a capacidade polifônica de Porto Velho e seu entorno.

Para Bira Lourenço o filme é uma maneira de se conectar com a criança interior e o futuro. “Catador de Sons é o eterno menino curioso que se permitiu acreditar que no simples podemos encontrar a grandeza e magia do universo”, comenta o artista.

O filme conta com direção e roteiro de Juraci Júnior, produção executiva de Val Barbosa, direção de fotografia de Avener Prado, som direto de Hugo Borges e coordenação geral de Jussara Assmann.

Já o clipe musical Barranco propõe ao público uma viagem sensorial pelas beiras de
rios amazônicos. A música executada por Bira Lourenço e Catatau Batera faz parte do
álbum Sons de Beira. Kaline Leigue, artista rondoniense, interpreta a música em uma
performance por entre o barro, o rio Madeira e o amanhecer em Porto Velho.

Jussara Assmann, produtora executiva do clipe, reflete como o cotidiano das beiras dos rios representam a identidade de um povo. “Nossa identidade brota dos barrancos do rio, desliza pelas águas e invade o imaginário amazônida. É de extrema importância fazer soar a dramaturgia de um lugar para se sentir pertencente, como busca pelo que nos identifica e representa”, finaliza.

O clipe musical tem direção e roteiro de Juraci Júnior, produção executiva de Jussara Assmann, direção de fotografia de Jordan Cruz e música de Bira Lourenço e Catatau Batera.

O documentário Catador de Sons e o clipe Barranco foram realizados graças a aprovação no Edital 01/2024 – SEJUCEL – Audiovisual – bolsas para Artes em Vídeo, com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

Senac na Comunidade realiza mais de 1,9 mil atendimentos gratuitos em Cruzeiro do Sul

Evento ofereceu serviços gratuitos, oficinas, palestras e atrações culturais, fortalecendo a aproximação do Senac com a população

Published

on

O programa Senac na Comunidade realizou 1.926 atendimentos gratuitos à população de Cruzeiro do Sul na sexta-feira, 7. A ação, realizada na unidade da instituição no município, ofereceu serviços de saúde, beleza, oficinas, palestras e atrações culturais. A iniciativa integra a estratégia do Senac Acre de aproximar seus serviços das comunidades mais vulneráveis e incentivar a formação profissional e o bem-estar social.

Durante o evento, a comunidade contou com diversos serviços gratuitos, entre eles 92 atendimentos médicos, 96 aplicações de vacinas e 71 testes rápidos. Na área de bem-estar, foram realizadas 191 sessões de massagem e 65 cortes de cabelo, além de 66 design de sobrancelhas, 80 maquiagens e 76 tranças e penteados. A ação também registrou 276 atendimentos de triagem de saúde e 20 atendimentos odontológico.

A programação incluiu minicursos e oficinas práticas nas áreas de gastronomia e tecnologia, reunindo 872 participantes ao longo do dia. Entre os temas abordados estavam Técnicas de Confeitaria, Preparo de Peixe Delícia, Mini Pizzas, Edição de Fotos com Inteligência Artificial e Elaboração de Currículos com IA. Jovens e adultos também participaram de palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, com temas como Mercado de Trabalho e Transformação Digital, Automotivação e Controle Emocional para o Enem.

O diretor de educação profissional do Senac Acre, Abrão Maia, explicou que a iniciativa visa derrubar barreiras. “A gente sabe que há muita gente que não conhece plenamente os serviços que nós temos a oferecer. Então, nesse dia, disponibilizamos todos os serviços que a unidade tem, toda a sua estrutura, para que a comunidade possa chegar, conhecer nossas salas, nossos laboratórios, nossos profissionais”, destacou.

Para o gerente do Senac em Cruzeiro do Sul, Francisco Jayde Enes, o evento superou as expectativas. “Estamos extremamente felizes com o resultado. Tivemos público vindo até de bairros mais distantes e percebemos o quanto a população reconhece a importância dessa iniciativa. O sucesso foi tão grande que já pensamos em repetir em breve”, afirmou.

Entre os participantes, o sentimento foi de gratidão e entusiasmo. Aline Sousa, uma das participantes das oficinas de gastronomia, destacou o aprendizado e a oportunidade de se capacitar. “O Senac é essencial para quem quer aprender algo novo e melhorar de vida. Agradeço muito por essa oportunidade”, declarou.

Perpétua Nascimento, participante da oficina de Confeitaria e Peixe Delícia, avaliou o evento como positivo. “Para mim, foi uma oportunidade muito boa de aprender novos conhecimentos, e eu estou em busca de inovar cada dia mais. Foi um prazer enorme participar”, disse.

Já Francisca Pessoa ressaltou o quanto o evento contribui para o dia a dia da comunidade. “Eu aprimorei meus conhecimentos e aprendi bastante com os cursos e serviços. Fiz maquiagem, design de sobrancelhas, passei pelo dentista e participei da oficina de hambúrguer gourmet. Foi maravilhoso e espero participar mais vezes”, contou.

O evento contou com o apoio e parceria do 61º Batalhão de Infantaria de Selva, Fundação Elias Mansour, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado de Educação, Prefeitura do Município de Cruzeiro do Sul e o Sesc Acre. A colaboração dessas entidades foi crucial para levar uma ampla gama de serviços e oportunidades à comunidade.

Continue Reading

Tendência