A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está preparada para enfrentar possíveis alagações na região. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros monitoram constantemente a situação, e todas as equipes estão em prontidão para a remoção de moradores, se necessário. Cinco escolas estão disponíveis para receber as famílias afetadas, e a previsão é que o Rio Juruá atinja a cota de transbordamento de 13 metros até terça-feira, 27.
O esforço da prefeitura em elevar mais de 100 residências ribeirinhas em áreas de risco entre 2023 e 2024 deve reduzir o impacto nas famílias afetadas este ano. O prefeito Zequinha Lima destaca que a elevação das casas permite a retirada quando o nível do rio está mais elevado, e a prefeitura está preparada para qualquer cenário, em colaboração com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, José Lima, expressa preocupação com o volume de água das cabeceiras dos rios e a previsão de chuvas, indicando a possibilidade de ultrapassar os 13,50 metros. O plano de contingência está em ação, e a preocupação se estende para os meses de março e abril.
O Rio Juruá registrava 12,34 metros pela manhã e 12,40 metros ao meio-dia nesta segunda-feira, 26. Em caso de necessidade, as pessoas devem contatar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou o celular da Defesa Civil Municipal de Cruzeiro do Sul: 999464079.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Josadac Ibernon, alerta para a possibilidade de ocorrências com animais perigosos durante o período de enchente, destacando a importância da atenção redobrada, especialmente para famílias com crianças.