Connect with us

Política

Prefeitura de Cruzeiro do Sul investe em obras de infraestrutura durante o verão

Projetos abrangem pavimentação, iluminação

Published

on

O prefeito Zequinha Lima destacou a importância dos investimentos e da parceria com a comunidade para o sucesso das obras: “O compromisso da prefeitura é em melhorar a vida dos nossos cidadãos. Cada obra representa um passo importante para proporcionar mais segurança, acessibilidade e conforto aos moradores.”

A parceria com a comunidade é fundamental, pois juntos podemos construir um Cruzeiro do Sul melhor para todos.”

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está conduzindo obras para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores, aproveitando o verão. São mais de 10 frentes de serviço coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras.

O secretário de Obras, Josinaldo Batista, destacou o planejamento cuidadoso e a intensificação das obras neste período, visando garantir a qualidade dos serviços prestados aos moradores. “Estamos aproveitando o período seco para intensificar nossos trabalhos e levar melhorias significativas para os bairros e comunidades de Cruzeiro do Sul. Nosso objetivo é executar cada obra com qualidade, impactando positivamente o dia a dia dos moradores,” disse o secretário.

No Bairro São Cristóvão, a pavimentação beneficia diretamente 52 famílias, com 530 metros de asfalto em duas ruas e melhorias na drenagem e na iluminação pública.

Na Comunidade Olivença, mais de 100 famílias já estão sendo beneficiadas pela recuperação do ramal, que inclui iluminação pública, construção de ponte e colocação de camada vegetal, melhorando o acesso e viabilizando serviços itinerantes de saúde.

Diversas famílias em 10 bairros de Cruzeiro do Sul são beneficiadas por frentes de trabalho que incluem abertura de ruas, aterros, implantação de bueiros e asfaltamento.

Bairros como Boca da Alemanha e Bar da Mangueira registram melhorias no acesso e na qualidade de vida. Obras em andamento incluem a construção de mercado no Bairro Remanso, terraplanagem e asfaltamento da Av. Getúlio Vargas no Remanso, Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (APPA) no Bairro Alumínio, concluído recentemente, rotatória na Avenida 25 de Agosto, creche no Bairro Miritizal, asfaltamento no Ramal do Cunha (ou do Lorinho), próximo ao Campus Floresta, e melhorias em 200 quilômetros de ramais, iniciadas em Praia Grande e Centrinho, agora com Escondido e Estirão do Remanso.

Educação

Rio Branco fortalece ações para manter Selo UNICEF e valoriza protagonismo juvenil

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), está empenhada em manter o Selo UNICEF, que promove os direitos de crianças e adolescentes. A cidade recebeu jovens de vários municípios acreanos, como Porto Acre, Epitaciolândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Jordão e Bujari, todos integrantes dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nucas), uma iniciativa essencial para garantir a participação juvenil nas decisões comunitárias.

O diretor da SASDH, Ivan Ferreira, destacou o compromisso da gestão com a juventude, ressaltando a aprovação da Lei do Orçamento da Criança e Adolescente e a importância da troca de experiências entre os municípios, com apoio de órgãos como o Conselho Tutelar e o Ministério Público.

Para Lyriell Silva, de 19 anos, esses encontros proporcionam aprendizado e crescimento, enquanto Jocicleide Santos, articuladora de Porto Acre, afirmou que os Nucas são fundamentais para a certificação dos municípios pelo Selo UNICEF.

O evento promoveu debates sobre prevenção da gravidez, mudanças climáticas e protagonismo juvenil, reforçando o papel dos jovens na construção de uma sociedade mais justa. No fim, todos os participantes receberam certificados do UNICEF pelo trabalho realizado.

Fonte: Assecom PMRB

Continue Reading

MEIO AMBIENTE

Acre é destaque com programa de desenvolvimento sustentável na COP 16

Published

on

O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA) foi destaque na 16ª Conferência das Partes (COP 16) da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CBD), realizada em Cali, Colômbia. O projeto, executado pelo governo do Acre com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi o único da Amazônia financiado pela instituição que obteve uma avaliação positiva em sua conclusão.

Iniciado em 2003, o PDSA foi desenvolvido em duas fases, encerrando suas atividades em 2021. O programa teve como foco o desenvolvimento sustentável da região, promovendo o manejo florestal, a redução do desmatamento e o incentivo à geração de renda em pequenas propriedades familiares e comunidades extrativistas. Entre as principais atividades implementadas estão o aproveitamento do látex, castanha e madeira, recursos manejados de forma sustentável pelas populações da floresta.

Durante a conferência, o BID apresentou um vídeo destacando os resultados do PDSA, com foco na experiência da comunidade do Seringal Rio Branco, em Xapuri. O material audiovisual acompanha o trabalho de moradores locais que se beneficiaram do programa, como a jovem Raiara de Barros, presidente da Associação de Produtores e Produtoras Agroextrativistas do Seringal Floresta e Adjacências. Barros, que cresceu durante a implementação do PDSA, coordena atualmente o Ateliê da Floresta, uma iniciativa que reaproveita resíduos de madeira para a produção de artefatos.

O evento é um marco importante para a discussão de estratégias de preservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável. A COP 16 reuniu líderes globais para negociar acordos e revisar políticas ambientais, destacando a importância de modelos de desenvolvimento que aliam preservação ambiental e geração de renda para comunidades tradicionais.

Fontes: BID, Governo do Acre

Continue Reading

Política

Governo do Acre abre inscrições para o 2° Prêmio de Comunicação

Profissionais e estudantes de jornalismo podem participar do concurso com reportagens publicadas em 2024

Published

on

O Governo do Acre abriu as inscrições para a segunda edição do Prêmio de Comunicação – Jornalista Val Sales. O concurso aceita inscrições de reportagens publicadas entre 1º de janeiro e 20 de outubro de 2024 em veículos de comunicação do estado. Profissionais e acadêmicos de jornalismo, exceto servidores do governo estadual, podem participar.

O prêmio está dividido nas categorias Texto, Áudio, Telejornalismo, Web Vídeo, Foto e Estudante. A premiação total é de R$ 107 mil, sendo R$ 15 mil para os primeiros colocados nas categorias principais. As inscrições seguem abertas até 31 de outubro de 2024, e a premiação será entregue em 28 de novembro de 2024.

Mais informações – https://agencia.ac.gov.br/premiodecomunicacao/

Continue Reading

Tendência