Rio Branco, 23 de maio de 2025 – A Prefeitura de Rio Branco realizou nesta quinta-feira (23) uma reunião com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) para discutir propostas de incentivos ao setor industrial, com foco no Distrito Industrial.
O encontro contou com a participação do prefeito em exercício, Alysson Bestene, do secretário municipal de Finanças e Planejamento, Wilson Leite, e do primeiro secretário da FIEAC e presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmicas do Estado do Acre (Sindcer), Márcio Valter Agiolfi.
Advertisement
Segundo Alysson Bestene, a administração municipal busca manter o diálogo permanente com o setor produtivo. “O prefeito Tião Bocalom sempre tem buscado dialogar e conversar com todos os setores. Hoje, recebemos a visita da FIEAC, junto com nosso secretário de Finanças e Planejamento, para ouvir as demandas do setor industrial”, afirmou.
Entre as principais reivindicações apresentadas pela FIEAC está a redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para as indústrias localizadas no Distrito Industrial. De acordo com Márcio Agiolfi, o valor do imposto tem impactado negativamente a sustentabilidade econômica das empresas da região. “Temos diversas empresas que estão quase inviabilizadas economicamente devido ao IPTU elevado nas regiões industriais. Essas indústrias necessitam de áreas amplas, acima de 10 mil metros quadrados, e o valor do IPTU acaba ficando muito alto, dificultando a manutenção e novos investimentos”, explicou.
O dirigente da FIEAC avaliou positivamente a reunião e destacou a abertura da Prefeitura para buscar soluções. “A reunião foi proveitosa e a Prefeitura demonstrou disposição em colaborar para tornar o Distrito Industrial mais atrativo para investimentos”, disse.
Advertisement
O secretário municipal de Finanças e Planejamento, Wilson Leite, informou que a equipe técnica já está avaliando as propostas apresentadas. “O setor industrial já vinha solicitando a redução da alíquota do IPTU para as empresas do Distrito Industrial. Nosso papel é realizar um estudo do impacto financeiro para apresentar uma contraproposta equilibrada, que atenda tanto à Prefeitura quanto aos empresários, que geram empregos e riqueza para o município, sem comprometer as finanças públicas”, afirmou.