A edição 2025 da Expoacre Juruá, realizada em Cruzeiro do Sul, consolidou-se como uma vitrine para a produção rural familiar no Acre. O evento, que contou com a participação de cooperativas e associações locais, foi marcado pela comercialização de produtos regionais e ações de capacitação promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pelo Sebrae.
A Associação Agrícola Força Jovem do Ramal Zé Alves, com 129 famílias associadas, participou pela primeira vez da feira. De acordo com o presidente da associação, Wilson da Silva Oliveira, o apoio do Senar e Sebrae tem sido essencial. “Sem esse suporte, seria como andar com uma perna só. Agora, com apoio do Sebrae e do governo do Estado, estamos expondo nossos produtos e mostrando a força da agricultura familiar”, afirmou.
Outro destaque foi a Cooperativa Juruá Alimentos, que apresentou produtos como farofas temperadas, biscoitos de goma e beijus. Segundo o presidente Adalto Messias de Paula, a parceria com o Senar permitiu agregar valor à produção e melhorar a comercialização. A cooperativa reúne atualmente 84 cooperados.
O espaço do Senar também ofereceu degustações e demonstrações de cursos para aproximar o público urbano do setor rural. “A feira nos permite esse contato direto entre o produtor e o consumidor, eliminando atravessadores e garantindo lucro direto ao produtor”, explicou Marcelo Lemos, 1º secretário do Sistema FAEAC/Senar-Sindicatos.
Cerca de 70 produtores foram beneficiados diretamente pelo Sebrae, segundo Laís Montenegro Mapes, gerente do escritório regional em Cruzeiro do Sul. “A feira é o momento da visibilidade e do fortalecimento da economia local como um todo”, disse.
A Expoacre Juruá também contou com a realização do rodeio, que mobilizou peões de vários municípios do Acre e estados vizinhos. A final ocorreu no sábado (5), reunindo público expressivo na Arena do Juruá. O governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis participaram do encerramento.
Genásio da Silva, de Feijó, conquistou o primeiro lugar com 259,50 pontos e recebeu uma caminhonete 0 km. Marcelo Paiva, também de Feijó, ficou em segundo lugar e foi premiado com uma motocicleta. A premiação foi considerada uma das maiores já oferecidas no estado. O secretário de Agricultura, José Luís Tchê, destacou o sucesso da competição: “Considero que este foi um dos melhores rodeios já realizados no Acre, com uma premiação de destaque nacional”.