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Educação

Professores da Amazônia recebem formação em mídia e meio ambiente

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Professores da região Norte participaram entre os dias 14 e 16 de maio da formação “MídiaCOP – Educação Midiática e Ambiental”, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com o governo da França. A atividade foi realizada no Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), em Belém (PA), e contou com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Pará.

A proposta do projeto é capacitar educadores das redes estaduais da Amazônia Legal para atuarem como multiplicadores em suas comunidades, desenvolvendo projetos-piloto com foco na educação ambiental e no uso crítico da mídia, em alinhamento com a Estratégia Brasileira de Educação Midiática e a Base Nacional Comum Curricular.

O estado do Acre esteve presente por meio de representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE/AC). O professor Anderson Melo, chefe do Centro de Inovações Educacionais e Mídias Digitais do Acre, destacou que a formação permitirá aos estudantes desenvolverem protagonismo na produção de conteúdos sobre a realidade ambiental da região. “Vamos levar os saberes dessa semana para que os alunos desenvolvam uma percepção crítica das narrativas ambientais. Queremos que eles sejam protagonistas nos conteúdos e histórias que produzimos sobre a nossa região, e isso começa na sala de aula”, afirmou.

Durante o curso, os participantes trabalharam temas como produção de podcasts, vídeos e jornais escolares, além de abordagens éticas e críticas para tratar de questões ambientais. A formação foi conduzida por técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e especialistas do Centre pour l’Éducation aux Médias et à l’Information (CLEMI), ligado ao Ministério da Educação da França, que atua há mais de 40 anos na formação de professores em educação midiática.

A iniciativa integra a agenda de cooperação entre Brasil e França iniciada em 2024 e reforçada com a assinatura de um acordo bilateral durante visita do presidente Emmanuel Macron ao Brasil. O diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Presidência da República, David Almansa, afirmou que o projeto busca deixar um legado da COP30 no país, fortalecendo a comunicação voltada à proteção do meio ambiente e ao enfrentamento da desinformação.

Para o MEC, a ação representa um passo no fortalecimento das competências digitais dos professores e na preparação dos estudantes para uma cidadania digital consciente, em sintonia com os desafios atuais das mudanças climáticas e da circulação de informações.

Educação

Prefeitura de Rio Branco realiza jogos escolares da rede municipal 2025

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A Prefeitura de Rio Branco realiza a segunda edição dos Jogos Estudantis da Rede Municipal com competições ao longo de setembro e início de outubro no Centro de Iniciação ao Esporte, envolvendo turmas do 5º ano e quatro modalidades — atletismo, futsal masculino, futsal feminino e queimada — em formato regionalizado, com final marcada para 4 de outubro. O calendário começou no sábado, 6 de setembro de 2025, com a etapa do Segundo Distrito, e seguirá com classificatórias nas demais regionais até a definição dos finalistas.

Ao apresentar as ações da gestão no campo educacional vinculadas à prática esportiva, o prefeito Tião Bocalom afirmou que os programas em curso buscam garantir condições para a formação dos estudantes. “Nossa gestão tem feito grandes investimentos, como o programa Meu Copo, a entrega de tablets e notebooks, o programa Mente Inovadora e, agora, a robótica de última geração. Tudo isso para garantir que nossas crianças estejam preparadas para o desenvolvimento e tenham oportunidades iguais às dos grandes centros do mundo”, disse.

O secretário municipal de Esportes, Jhon Douglas, destacou a função pedagógica do evento e o papel das secretarias na execução do calendário. “Hoje estamos dando início aos Jogos Estudantis da Rede Municipal de Rio Branco, numa oportunidade ímpar, não só para nós enquanto gestão, mas principalmente para as crianças”, afirmou. Já o vice-prefeito e secretário de Educação, Alysson Bestene, disse que a organização por regionais amplia a integração entre escolas. “Estamos iniciando de forma regionalizada, são quatro regionais. Incentivamos as crianças por meio do esporte, promovendo inclusão social, trabalho em grupo, exercício físico e saúde”, afirmou.

Na coordenação operacional, o diretor de Esportes, Arthur Oliveira, relacionou a experiência estudantil com o calendário atual. “Eu mesmo estudei na Escola Diogo Feijó e participei de competições que marcaram minha vida. Hoje poder proporcionar isso aos nossos alunos é motivo de muita felicidade”, afirmou. Segundo a organização, as etapas classificatórias definem representantes de cada regional para a final em 4 de outubro, consolidando o calendário único do município para o ciclo de 2025.

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Educação

Ifac abre seleção para professores em curso de recursos pesqueiros em comunidade indígena

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O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio do Campus Cruzeiro do Sul, publicou o Edital nº 006/2025/DIRGE-CCS/IFAC que abre processo seletivo simplificado para contratação de professores, internos e externos, no Curso Técnico Subsequente em Recursos Pesqueiros. A formação será ofertada à Comunidade Indígena da Terra Campinas-Katukina, território do povo Noke Koi (Katukina Pano), localizado na BR-364, em Cruzeiro do Sul. As inscrições estão abertas de 27 de agosto a 5 de setembro e são gratuitas, devendo ser feitas exclusivamente por e-mail.

O curso será ministrado em formato presencial na comunidade, com disciplinas que variam de 30 a 45 horas, incluindo áreas como português instrumental, informática aplicada, matemática, qualidade da água, saúde e segurança do trabalho, introdução à pesca e aquicultura, oceanografia, natação, topografia, reprodução de organismos aquáticos, legislação pesqueira e extensão pesqueira. Os valores das bolsas variam de R$ 1.500,00 a R$ 2.250,00, de acordo com a carga horária e o componente curricular.

De acordo com o edital, os candidatos podem concorrer a mais de uma disciplina, desde que atendam à formação exigida e à compatibilidade de horários. O processo seletivo terá duas etapas: a primeira, eliminatória, verifica o cumprimento dos requisitos básicos de formação e disponibilidade; a segunda, classificatória, consiste na análise documental e atribuição de pontuação conforme critérios estabelecidos. A validade do processo é de 18 meses, podendo ser prorrogada por igual período.

O diretor-geral do Campus Cruzeiro do Sul, Raelisson do Nascimento Walter, destacou que a iniciativa busca atender demandas específicas da comunidade indígena e fortalecer a formação técnica em recursos pesqueiros. “A oferta do curso na Terra Campinas-Katukina é resultado de articulação institucional e da necessidade de capacitação voltada ao manejo sustentável e à valorização das atividades produtivas locais”, afirmou.

O resultado final será divulgado no portal do Ifac, e os convocados deverão confirmar interesse no prazo de dois dias úteis a partir da publicação. Caso não haja manifestação, a convocação seguirá a ordem de classificação. As bolsas são financiadas com recursos previstos em emenda parlamentar da bancada do Acre.

Confira o edital: https://editais.ifac.edu.br/quero-trabalhar-no-ifac/edital/1023/arquivos/

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Projeto Redação Nota 1000 forma 220 alunos em Sena Madureira

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A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Acre concluiu na quarta-feira, 27 de agosto, uma nova etapa do projeto Redação Nota 1000 no município de Sena Madureira. A iniciativa alcançou 220 estudantes das escolas públicas Dom Júlio Matiolli e Assis Vasconcelos, com oficinas de dois dias voltadas ao aprimoramento da escrita para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As atividades foram conduzidas por professores da Escola do Legislativo, que ofereceram técnicas e orientações práticas sobre estrutura de texto, argumentação e preparação para a redação do exame. O encerramento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior (PP), e do presidente da Comissão de Educação, deputado Gilberto Lira (MDB). Ambos destacaram o papel do projeto na formação dos jovens acreanos, com Lira ressaltando que solicitou a inclusão de Sena Madureira desde a primeira edição do programa.

Os estudantes receberam certificados de participação, e aqueles com melhor desempenho foram homenageados. Entre os destaques estiveram alunos da educação especial e de comunidades indígenas. Pela Escola Dom Júlio Matiolli foram reconhecidos Yuri de Souza Lima e Tiago Celestino de Sousa, ambos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de Graciele Feiotosa Augusto, indígena, e os alunos Ivan Alves de Alencar e Raquel Santos de Souza. Já pela Escola Assis Vasconcelos, receberam destaque Célio Alves da Silva e Raquerolen da Silva Mota. As maiores notas da redação simulada foram obtidas por Nayara Tavares da Silva, Rissandra de Oliveira e Lívia Santos de Oliveira.

O projeto, que vem sendo implementado em diferentes municípios do Acre, busca ampliar as oportunidades educacionais e preparar estudantes da rede pública para alcançar melhores resultados no Enem, consolidando uma política de incentivo à educação promovida pelo Legislativo estadual.

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