Professores da região Norte participaram entre os dias 14 e 16 de maio da formação “MídiaCOP – Educação Midiática e Ambiental”, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com o governo da França. A atividade foi realizada no Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), em Belém (PA), e contou com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Pará.
A proposta do projeto é capacitar educadores das redes estaduais da Amazônia Legal para atuarem como multiplicadores em suas comunidades, desenvolvendo projetos-piloto com foco na educação ambiental e no uso crítico da mídia, em alinhamento com a Estratégia Brasileira de Educação Midiática e a Base Nacional Comum Curricular.
O estado do Acre esteve presente por meio de representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE/AC). O professor Anderson Melo, chefe do Centro de Inovações Educacionais e Mídias Digitais do Acre, destacou que a formação permitirá aos estudantes desenvolverem protagonismo na produção de conteúdos sobre a realidade ambiental da região. “Vamos levar os saberes dessa semana para que os alunos desenvolvam uma percepção crítica das narrativas ambientais. Queremos que eles sejam protagonistas nos conteúdos e histórias que produzimos sobre a nossa região, e isso começa na sala de aula”, afirmou.
Durante o curso, os participantes trabalharam temas como produção de podcasts, vídeos e jornais escolares, além de abordagens éticas e críticas para tratar de questões ambientais. A formação foi conduzida por técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e especialistas do Centre pour l’Éducation aux Médias et à l’Information (CLEMI), ligado ao Ministério da Educação da França, que atua há mais de 40 anos na formação de professores em educação midiática.
A iniciativa integra a agenda de cooperação entre Brasil e França iniciada em 2024 e reforçada com a assinatura de um acordo bilateral durante visita do presidente Emmanuel Macron ao Brasil. O diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Presidência da República, David Almansa, afirmou que o projeto busca deixar um legado da COP30 no país, fortalecendo a comunicação voltada à proteção do meio ambiente e ao enfrentamento da desinformação.
Para o MEC, a ação representa um passo no fortalecimento das competências digitais dos professores e na preparação dos estudantes para uma cidadania digital consciente, em sintonia com os desafios atuais das mudanças climáticas e da circulação de informações.