O Projeto Quintal Cultural, uma iniciativa da ONG Grêmio Recreativo Explode Coração em colaboração com a Associação Cultural e Desportiva Casa de Pescador, já tem data, local e hora para sua primeira edição, evento que em sua raiz busca a promoção da cultura local nas áreas periféricas de Rio Branco.
A primeira edição, acontecerá, domingo, dia 29 de outubro a partir das 18h, na sede da associação de moradores do bairro Tancredo Neves, com o objetivo central de oferecer um espaço de destaque e expressão para os talentosos artistas da região, muitos dos quais permanecem nas sombras, sem oportunidades para compartilhar seus dons com a comunidade.
Cleson Lima, Diretor Presidente da ONG Grêmio Recreativo Explode Coração, compartilhou a inspiração que motivou este projeto inovador: “Desde que cheguei do Seringal, aos 9 anos de idade, e vim morar aqui na parte alta da cidade, na regional Tancredo Neves, percebi que, não só aqui, mas em toda a periferia de Rio Branco, há um grande número de pessoas talentosas, verdadeiros artistas, indivíduos que desenvolvem sua arte e seus talentos. Muitas vezes, eles permanecem silenciosos, sem um espaço ou um evento para mostrar suas habilidades à comunidade.”
O Quintal Cultural busca preencher essa lacuna, criando um ambiente de expressão artística gratuito que abrange diversas formas de arte, incluindo música, dança, capoeira, poesia, batalhas de MCs e muito mais.
A ONG Grêmio Recreativo Explode Coração, composta por jovens voluntários, tem um histórico de atuação na regional do Tancredo Neves e áreas vizinhas, com projetos nas áreas cultural, social, educação, esportes e meio ambiente. Além do Projeto Quintal Cultural, a ONG oferece à comunidade uma variedade de atividades gratuitas, que vão desde apresentações de quadrilhas juninas até aulas de dança e violão.
Cleson Lima acredita que o Quintal Cultural é mais uma maneira de “dar voz e vez a esses artistas dentro de sua própria comunidade”, promovendo um ambiente de acolhimento, respeito e celebração da cultura. Ele compartilha a esperança de que o evento seja um sucesso e que futuras edições possam se expandir para outras áreas periféricas de Rio Branco.
Este projeto recebe o apoio do ex-deputado Daniel Zen, por meio de emenda parlamentar – Card: Divulgação