A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou uma redução nos casos de dengue e malária na cidade. Dados da Vigilância Entomológica mostram que, de janeiro a março de 2024, houve uma queda de 47% nos casos de dengue e 12% nos casos de malária, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em 2023, nos três primeiros meses do ano, foram registrados 361 casos de dengue, enquanto em 2024 esse número diminuiu para 192. No caso da malária, em 2023 foram 828 casos, comparados a 725 casos neste ano.
A Secretaria Municipal de Saúde continua implementando ações preventivas nos bairros da cidade, com o objetivo de manter a redução da incidência dessas doenças entre a população. O coordenador da Vigilância Entomológica, Leonisio Messias, destacou o sucesso das medidas adotadas, ressaltando o esforço conjunto da população e da prefeitura.
As equipes realizam vistorias em quintais, aplicam larvicidas, realizam bloqueios entomológicos e fornecem orientações à população sobre medidas preventivas. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza está conduzindo um mutirão para remover lixo e entulho dos bairros da cidade, já tendo retirado 4,5 toneladas de resíduos. O trabalho continua até alcançar todos os 38 bairros, 19 avenidas, 7 vilas e 9 conjuntos habitacionais do município.