Connect with us

Saúde

Prefeitura de Cruzeiro do Sul avança na contenção da Dengue: Redução é de 53% nos casos

Ações de vigilância, educação em saúde e limpeza Pública são destaques no Combate ao Mosquito Aedes e na proteção da comunidade

Published

on

A prefeitura se Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reduziu em 53% os casos de dengue de janeiro a outubro deste ano, com relação ao mesmo período de 2022.

No ano passado foram registrados 1.363 casos se dengue no município e agora são 640.

Segundo a secretária de Saúde, Valéria Lima, esse resultado reflete o compromisso da gestão do prefeito Zequinha Lima, com a saúde da população.

Segundo ela, as ações de combate à doença incluem a vigilância diária, educação em saúde, bloqueio entomológico, aplicação de larvicida e mutirões de limpeza.

Agentes de Endemias – trabalham incansavelmente, de casa em casa, para combater a dengue em nossa cidade.

“Os Agentes de Endemias atuam de casa em casa realizando inspeção nos depósitos de água, eliminando pequenos depósitos que podem ser eliminados e tratando com larvicida aqueles que não podem ser eliminados. Na área da educação em saúde, orientamos ao morador como se prevenir e evitar o mosquito nascer em seu quintal, informando também sobre os sintomas da doença e orientando a procurar a UBS caso alguém na residência esteja sentindo”, conta ela, destacando a importância dos mutirões de limpeza pública feitas pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.

“Os mutirões de limpeza que a prefeitura realiza nos bairros ,tiram de circulação muitos criadouros em potencial para a proliferação do mosquito Aedes que transmitem a dengue. Realizamos ainda bloqueios com inseticida no UBV costal nos quarteirões onde há casos confirmados de dengue. Eliminar o vetor infectado para quebrar a cadeia de transmissão da dengue “, concluiu a secretária.

O prefeito Zequinha Lima expressou sua gratidão à dedicada equipe da Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, que incansavelmente liderou esforços para reduzir os casos de dengue na cidade. Zequinha também falou que “Além disso, quero estender meus agradecimentos à nossa gente, cuja participação ativa na limpeza e na adoção de práticas preventivas é fundamental para protegermos nossas famílias e nosso município. Juntos, estamos construindo um ambiente mais saudável e seguro para todos.”

Saúde

Carreta do Hospital do Amor atenderá no Centro de Cruzeiro do Sul a partir de segunda-feira

Exames de mamografia e preventivo de câncer de colo de útero estarão disponíveis no Centro da cidade, com 55 vagas pela manhã e 60 à tarde

Published

on

A partir de segunda-feira, 4 de março, a Carreta do Hospital do Amor estará no Coreto da Praça Orleir Cameli, no Centro de Cruzeiro do Sul com a oferta de exames de mamografia e do preventivo de câncer de colo de útero. A Carreta permanecerá no local até o dia 27 de março. Os atendimentos, feitos em parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, serão realizados das 07:30 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.

Serão disponibilizadas 25 vagas para mamografia e 30 para preventivos durante a manhã. A tarde serão 30 vagas para ambos os exames. A faixa etária para realização dos exames de mamografias é de 40 a 69 anos e preventivos de 25 a 64 anos.

Para o atendimento, as mulheres devem apresentar a Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. ” Pedimos que as mulheres compareçam para a realização dos exames que garantem a prevenção de dois tipos de câncer. É a oportunidade de um diagnóstico precoce, que proporciona tratamento eficaz “, cita a secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima

Inicialmente a previsão era de que o atendimento fosse realizado no Complexo Esportivo do Bairro Aeroporto Velho. Mas o prefeito Zequinha Lima decidiu pelo Centro da cidade, para beneficiar o maior número possível de mulheres.

Continue Reading

Notícias

MPAC recomenda suspensão de pagamentos do Estado à empresa MedTrauma

Supostas irregularidades e superfaturamento em contratos com a Sesacre levam à medida cautelar para proteger o erário público

Published

on

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público, Fiscalização das Fundações e Entidade de Interesse Social, emitiu uma Recomendação endereçada à Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) solicitando a suspensão de todos os pagamentos à empresa MedTrauma Serviços Médicos Especializados Ltda.

A medida foi tomada em decorrência de supostas irregularidades e superfaturamento nos contratos firmados entre a empresa e a Sesacre, que estão sob investigação. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou impropriedades e irregularidades nos procedimentos de contratação, comprometendo a higidez dos atos praticados.

Outros indícios de ilegalidades apontados no relatório são a falta de demonstração da execução e fiscalização dos contratos em conformidade com as normas legais, bem como a ausência de comprovação de vantajosidade na terceirização dos serviços de ortopedia e traumatologia.

A promotora de Justiça Myrna Teixeira Mendoza recomendou a suspensão dos pagamentos à empresa até que a fiscalização em andamento pelos órgãos de controle seja concluída.

A suspensão dos pagamentos é vista como medida necessária para resguardar o erário durante o desenrolar das investigações em curso.

Na Recomendação, o MPAC estabeleceu um prazo de 10 dias para a Sesacre apresentar informações sobre a suspensão dos pagamentos.

Agência MPAC – Foto: Odair Leal

Continue Reading

Notícias

Rio Branco intensifica campanha de vacinação contra dengue

Coordenadora destaca eficácia da vacina Qdenga, 140 crianças já foram imunizadas na capital acreana

Published

on

A campanha de vacinação contra a dengue em Rio Branco avança, com a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização, reforçando a segurança da vacina Qdenga. Renata Quiles, a coordenadora, destacou a eficácia e segurança do imunizante, afirmando que todas as vacinas passam por rigorosos testes antes de serem aplicadas, e a Qdenga garante a proteção das crianças com confiança.

“Haverá apenas uma leve reação do organismo, muito parecida com os sintomas da dengue, porque estamos injetando o vírus vivo, porém atenuado. Mas isso passa muito rápido e a criança fica imunizada para não desenvolver caso grave da doença”, afirma Renata.

Desde o início da campanha na última sexta-feira, 140 crianças de 10 e 11 anos receberam a primeira dose da vacina, que chegou a Rio Branco como parte de um lote de 17.810 doses fornecidas ao estado pelo Ministério da Saúde. A capital acreana, responsável por cerca de 65% desse total, foi a primeira na região Norte a iniciar a vacinação, enquanto outras 10 cidades acreanas também começaram a imunizar as crianças contra a dengue.

Locais de Vacinação em Rio Branco

A prefeitura de Rio Branco designou duas unidades de saúde para a vacinação:

•⁠ ⁠Policlínica Barral y Barral, na Rua São Lázaro, Conjunto Tangará;
•⁠ ⁠Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Eduardo Assmar, na Rua Júlio Camilo de Oliveira, Bairro Quinze.

Os serviços de vacinação estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Não há vacinação aos finais de semana.

O que Levar para a Vacinação
Para receber a vacina, é necessário levar a carteira de vacinação e um comprovante de residência, evidenciando que a campanha é destinada aos moradores de Rio Branco nesta etapa. Além disso, as crianças devem estar acompanhadas de um responsável.

A vacina Qdenga é administrada em duas doses para garantir a proteção completa, com um intervalo recomendado de três meses entre elas. A data da segunda dose é registrada no cartão de vacinação no momento da aplicação.

Continue Reading

Tendência