A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou na manhã desta segunda-feira (27) a distribuição das vacinas bivalentes Pfizer-BioNTech às Unidades de Referência em Atenção Primária, Uraps.
Esse é o cumprimento do cronograma do Ministério da Saúde (MS), que inicia a campanha de vacinação contra a covid-19 com a vacina bivalente nos grupos prioritários com duas doses monovalentes prévias.
De acordo com o PNI (Programa Nacional de Imunização), em Rio Branco o público-alvo neste momento é de 85.274 pessoas, composto por:
Pessoas acima de 12 anos vivendo em instituições de longa permanência;
Indígenas acima 12 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes e Puérperas;
Ribeirinhos acima de 12 anos;
Pessoas Imunocomprometidas acima de 12 anos;
Idosos de 60 anos ou mais;
Pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos;
População Privada de Liberdade ou cumprindo medidas socioeducativas;
Funcionários do Sistema prisional.
Para a capital Rio Branco foi destinado na sexta-feira, 2.004 doses, o estado que tem a cautela delas e vai repassando conforme as nossas necessidades. Considerando a necessidade de atualização dos esquemas de vacinação e realização das doses de reforço com a vacina bivalente, o Ministério da Saúde recomenda que todas as orientações sejam seguidas na íntegra.
As vacinas bivalentes estão recomendadas apenas para os grupos prioritários e indicadas para faixa etária acima de 12 anos. O intervalo para a dose de reforço bivalente é de 4 meses e indivíduos que não fazem parte do grupo prioritário devem continuar seu esquema vacinal com a vacina monovalente disponível nas unidades de saúde.
Com informações da Assessoria