Connect with us

Saúde

Covid-19: Ministério da Saúde libera vacina bivalente para todos acima de 18 anos

Cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados.

Published

on

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda população acima de 18 anos de idade. Cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados.

Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.

O ministério ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A ampliação, segundo a pasta, tem “o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país”.

A campanha de imunização com a vacina bivalente foi iniciada em fevereiro, voltada para idosos de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários de penitenciárias.

Até o dia 20 deste mês, mais de 10 milhões de pessoas já tinham tomado o reforço bivalente, sendo 8,1 milhões idosos, conforme dados divulgados pelo ministério.

Por Agência Brasil – Brasília

Notícias

Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciará vacinação contra dengue no Copacabana Shopping neste sábado

Dengue: público-alvo para receber as primeiras doses foi definido pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia neste sábado, 06, a primeira vacinação contra a dengue de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, no Copacabana Shopping, das 16h às 21h. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 3 mil doses do Imunizante do Ministério da Saúde,via Secretaria de Estado de Saúde.

A escolha do público-alvo para receber as primeiras doses foi definido pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI. 

A secretária de Saúde, Valéria Lima, reforça a importância da vacinação contra a dengue e pede a colaboração de todos. “Pedimos à todos que levem as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, para a vacinação. Participem dessa campanha tão importante. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, como forma de demonstrar o compromisso com a população, estamos planejando tornar o evento atrativo para que tenha o maior número de vacinação neste dia” , contou ela, destacando que Cruzeiro do Sul reduziu 50% nos casos de dengue após o início do projeto Cidade Limpa, executado por meio das Secretaria do Meio Ambiente e Saúde.

Vacinação contra dengue

A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Assessoria

Continue Reading

Política

Carreta do Hospital de Amor conclui atendimentos em Cruzeiro do Sul com mais de mil exames realizados

Unidade móvel ofereceu exames gratuitos para mulheres do município em parceria com a prefeitura local.

Published

on

Em colaboração com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, a Carreta do Hospital de Amor encerrou os atendimentos nesta quinta-feira, 28, após realizar mais de 1100 exames gratuitos para mulheres da região. A iniciativa, que contemplou pacientes entre 25 e 69 anos, ofereceu serviços como Mamografias, Papanicolau, triagem de pele e complementações de mamografia.

A unidade móvel esteve estacionada na Praça Orleir Cameli, no Centro da cidade, desde o dia 4 de março, proporcionando acesso facilitado aos serviços de saúde. Os resultados dos exames de mamografia e PCCU serão entregues entre 30 e 60 dias nas Unidades Básicas de Saúde de Referência indicadas pelas pacientes durante o atendimento.

Segundo Ithala Soares, enfermeira responsável pela carreta do Hospital do Amor, em caso de alterações nos resultados, a equipe de Rio Branco entrará em contato diretamente com as pacientes. Aquelas que apresentarem alguma irregularidade serão encaminhadas para consulta na unidade de Rio Branco e iniciarão o tratamento na rede do Hospital do Amor.

Continue Reading

Saúde

Prefeitura de Rio Branco lança Programa Saúde na Comunidade Fluvial

Iniciativa visa melhorar qualidade de vida em comunidades ribeirinhas

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco lançou mais uma etapa do Programa Saúde na Comunidade – Itinerante Fluvial, no sábado (16), com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores das comunidades ribeirinhas da região. A cerimônia inaugural ocorreu na comunidade Barro Alto, localizada na região da Transacreana.

Esta iniciativa itinerante, em sua terceira edição, conta com a participação de 70 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e equipe de apoio. O programa visa atender mais de 2 mil pessoas em 167 comunidades ao longo de um período de 30 dias, percorrendo rios e igarapés da região. Os serviços oferecidos incluem atendimento médico e odontológico, exames como PCCU e pré-natal, vacinação, distribuição de medicamentos, além de palestras e orientações para os moradores locais.

O prefeito de Rio Branco expressou sua satisfação com o programa, destacando o impacto positivo que está sendo proporcionado à população da zona rural. Ele ressaltou o compromisso da prefeitura em fornecer uma série de outras ações para melhorar a vida dos moradores das áreas rurais.

“Aqui nessa comunidade, por exemplo, é a primeira vez, mas daqui são mais dez comunidades para cima e que a gente vai atender mais de três mil pessoas, não tenho dúvida disso”, afirmou o prefeito.

A secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, também enfatizou a importância dessas ações para os moradores, afirmando que a prefeitura continuará realizando esforços para oferecer mais serviços como este.

“Nós ficamos muito felizes, porque essa é a determinação do nosso prefeito, trazer dignidade, trazer saúde para a zona rural, para os ribeirinhos”, disse Sheila Andrade.

Além disso, foram feitas intervenções nos ramais ao redor da comunidade do Barro Alto, recebendo elogios dos moradores, que expressaram sua gratidão pelo trabalho realizado pela prefeitura.

Continue Reading

Tendência