Connect with us

Educação

Senac Acre comemora 47 anos de atuação no estado

Desde 1977, Senac Acre molda carreiras e impulsiona o progresso social

Published

on

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Acre (Senac Acre) completa 47 anos de atuação no Estado neste sábado, 20 de janeiro. A instituição chegou em 1977, com a inauguração da primeira unidade em Rio Branco.

Desde então, o Senac Acre vem contribuindo para o desenvolvimento profissional e social da população acreana. A instituição oferece cursos de qualificação profissional, aperfeiçoamento e especialização, além de programas de educação a distância e aprendizagem.

Atualmente, presente em quatro municípios com cinco unidades físicas e nos outros 18 municípios por meio de suas 3 unidades móveis, em 2023, o Senac Acre ofertou aproximadamente 17 mil matrículas em cursos presenciais e a distância a população acreana.

Debora Dantas, diretora regional do Senac no Acre, disse que a instituição transforma vidas por meio da educação profissional. “Oferecemos oportunidades de qualificação e melhores condições de vida para milhares de acreanos”.

A diretora explanou que ao longo de sua história, o Senac Acre vem acompanhando o crescimento do estado e as demandas da sociedade. “Nos últimos anos, temos investido em inovação e tecnologia, para oferecer uma educação profissional ainda mais relevante e atualizada pois acreditamos que a educação é o caminho para a transformação social”.

Ao longo de sua história, o Senac Acre passou por diversas transformações, acompanhando o crescimento do estado e as demandas da sociedade. Em 1979, após um ano e meio de fundação, por decisão do Departamento Nacional, a administração da Delegacia que era composta pelo Senac e Sesc foi dividida, devido ao crescimento das instituições e de suas demandas no Estado. Então, o Senac instalou-se no memorável primeiro piso do Edifício Santos, na travessa Benjamim Constant e no fim dos anos 80 constrói sua primeira unidade própria no Acre, o Senac Bosque. 

Em 1998, a grande mudança é administrativa, quando o Senac Acre é elevado a Departamento Regional, ganhando assim autonomia administrativa e financeira em suas ações por todo o Estado.

Em 2000, o Senac Acre chega ao interior do estado com uma unidade em Cruzeiro do Sul. No mesmo ano, a instituição adquiriu sua primeira carreta escola, que passou a levar o Programa Senac Móvel para os municípios do interior.

Em 2009, o Senac Acre passou a ofertar o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que garante acesso à educação profissional de qualidade a custo zero para pessoas de baixa renda, contribuindo para a redução da desigualdade social.

Abrão Maia, diretor de educação profissional do Senac Acre explicou que o Programa Senac de Gratuidade (PSG) é um importante instrumento de inclusão social. “Por meio dele, pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica têm acesso à educação profissional de qualidade, o que lhes abre oportunidades de qualificação e melhores condições de vida”.

Desde 1977, o Senac é protagonista na oferta de educação profissional voltada para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo no estado. O seu portfólio abrange cursos em várias áreas do conhecimento, oferecendo opções presenciais e a distância, desde Formação Inicial e Continuada até Pós-Graduação.

Departamento de Comunicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

Educação

Estudantes de Biologia da UFAC realizam pesquisa na Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul

Integração de Conhecimentos Acadêmicos e Tradicionais na disciplina de etnobiologia

Published

on

Estudantes do curso de biologia do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (UFAC) estão conduzindo uma pesquisa na Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul. A atividade faz parte da disciplina optativa de Etnobiologia, que busca explorar saberes tradicionais em conjunto com conhecimentos acadêmicos. Sob a orientação da professora Nicoll Escobar, os alunos realizam uma experiência etnográfica para descrever a diversidade observada na feira, abrangendo aspectos vegetais, animais e culturais.

“A disciplina”, diz a professora Nicoll Escobar, “une conhecimentos acadêmicos e tradicionais. Estamos realizando uma experiência etnográfica para descrever a diversidade observada, abordando aspectos vegetais, animais e culturais. A etnobiologia estuda como diferentes grupos étnicos percebem, classificam e utilizam os recursos naturais, considerando aspectos biológicos e socioculturais.”

A Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul oferece uma variedade de espécies de peixes, além de apresentar técnicas de piscicultura, pesca, confecção de redes e preparo culinário dos pescados. O evento, realizado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com associações locais, continua até sábado, 30.

Continue Reading

Educação

Nova sede do Centro de Educação Profissional do Ieptec

Entrega marca início das atividades na unidade Roberval Cardoso em Rio Branco

Published

on

O governo do Estado concluiu a construção da nova sede do Centro Roberval Cardoso, pertencente ao Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), em Rio Branco. Nesta sexta-feira, 22, os alunos do Curso Técnico em Agronegócio foram recepcionados no primeiro dia de aula na unidade.

A nova sede conta com sete salas de aula, espaços para atividades administrativas e pedagógicas, além de instalações técnicas, refeitório, pátio e quadra de esportes. Anteriormente, o Centro Roberval Cardoso funcionava de maneira provisória na Escola Maria Moreira, também parte da rede Ieptec. Com a inauguração, todas as unidades do instituto passam a ter sede própria, visando melhorar o acolhimento aos estudantes e equipes.

O gestor do Ieptec, Alírio Wanderley, expressou sua satisfação com a conclusão do centro, “Com a inauguração do Centro Roberval Cardoso, todas as unidades do Ieptec agora possuem instalações próprias, o que proporcionará um melhor acolhimento aos nossos estudantes e equipes”, declarou Alírio Wanderley, gestor do Ieptec, em comemoração.

O Ieptec planeja executar projetos futuros para fortalecer o ensino prático nas áreas agrícola, florestal e de recursos naturais.

Com informações e foto: Ascom/Ieptec

Continue Reading

Educação

Início do Ano Letivo na Rede Municipal de Ensino de Cruzeiro do Sul

Published

on

Nesta segunda-feira, 18, a maioria das escolas municipais de Cruzeiro do Sul iniciará o ano letivo de 2024. O Secretário Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Edvaldo Gomes, anunciou que todas as 112 escolas do município estão prontas para receber os cerca de 12 mil alunos matriculados.

Seis escolas que foram afetadas pela cheia do Rio Juruá também estão preparadas para retomar as atividades. No entanto, algumas escolas continuam servindo de abrigo para famílias desalojadas, adiando o início do ano letivo até que sejam desocupadas, limpas e submetidas a manutenção.

Além disso, duas regionais localizadas nas áreas ribeirinhas iniciarão as aulas somente em 1º de abril, devido ao término tardio do ano letivo anterior, cumprindo o período legal de férias dos professores.

Continue Reading

Tendência