Connect with us

Assessoria

Senac Acre é destaque nacional com modelo de educação flexível

Instituição se destacou com metodologia que alia tecnologia, inclusão e adaptação à realidade local

Published

on

O Senac Acre foi reconhecido como referência nacional na oferta de educação profissional flexível durante o Encontro Nacional de Diretores de Educação Profissional do Senac, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de maio. Com mais de 1.500 alunos matriculados em cursos técnicos que combinam aulas presenciais e remotas, a instituição se destacou pelo uso estratégico da tecnologia no ensino.

Com o tema “Diálogos e futuros possíveis”, o encontro reuniu diretores educacionais do Senac de todo o país para discutir estratégias de integração entre a educação profissional e as demandas sociais. O caso acreano chamou atenção pelo pioneirismo ao aliar tecnologia a um planejamento pedagógico adaptado à realidade local, proporcionando flexibilidade no ensino de cursos técnicos.

O projeto utilizado nas turmas ofertadas no Novo Ensino Médio tem a plataforma Microsoft Teams como ferramenta central de ensino remoto. A iniciativa, que começou a ser implementada em março de 2025, busca integrar tecnologia e metodologias ativas, alinhadas ao modelo pedagógico da instituição, que prioriza a resolução de problemas reais e a prática profissional.

O diretor de Educação Profissional do Senac Acre, Abrão Maia, celebrou o reconhecimento do protagonismo acreano no cenário nacional nesse tipo de oferta durante a reunião de diretores. “Estamos nos sentindo bastante lisonjeados por nosso regional apresentar esse case de sucesso na reunião nacional”, afirmou.

Maia detalhou que os diferenciais dessa metodologia no Acre residem em sua acessibilidade e inclusão, permitindo a participação remota e o ensino flexível, com acompanhamento docente exclusivo e contínuo pela plataforma digital, fóruns de discussão para engajamento reflexivo e oportunidades claras de recuperação de atividades. “O aluno, por meio dessas ferramentas, pode cumprir parte da carga horária do curso fora do ambiente de sala de aula, conciliando momentos de estudo em casa ou em outro espaço que considerar mais interessante”, finalizou.

Assessoria

Papo Indústria recebe presidente do Conselho Nacional do SESI

Published

on

O novo episódio do Papo Indústria já está disponível e traz como convidado o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior. Durante a entrevista, ele fala sobre sua visita ao Acre para participar da reinauguração do Ginásio do SESI, destaca iniciativas desenvolvidas pela instituição no estado e aborda os principais desafios da atuação nacional da entidade.

Segundo Fausto Augusto Junior, uma das funções do Conselho Nacional é fortalecer a integração entre os departamentos regionais do SESI e apoiar os estados em suas demandas prioritárias.

“A proposta, desde o início da nossa gestão, é apoiar os estados naquilo que eles identificam como seus principais desafios, dificuldades e projetos estratégicos. As iniciativas Cuidar e FortaleSer, desenvolvidas aqui no Acre, seguem exatamente essa linha e abordam um tema fundamental: a saúde mental. No caso do Cuidar e, agora, do FortaleSer, estamos falando de professores, da comunidade escolar e de todo o impacto que isso representa”, destaca.

Ao comentar a reinauguração do Ginásio do SESI, Fausto ressaltou a importância do investimento realizado pelo Sistema Indústria e o potencial do espaço para atender diferentes públicos.

“Foi um momento muito emocionante e especial. Reunimos as equipes de vôlei do SESI Bauru e do SESI/AC, o que demonstra como a integração entre os estados é importante. O ginásio ficou muito bonito e com uma proposta bastante inovadora. Trata-se de um espaço multiuso, capaz de receber atividades esportivas, culturais e diversos outros eventos, o que faz toda a diferença”, afirma.

O ginásio ficou muito bonito e com uma proposta bastante inovadora. Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI / Foto: Everton Amaro

“É um objetivo ambicioso, mas vamos trabalhar para atingir …”

O presidente do Conselho Nacional também falou sobre a Corrida Nacional do SESI, que realizou sua segunda edição neste ano e segue em expansão em todo o país. “A meta para o próximo ano é alcançar 100 mil corredores. É um objetivo ambicioso, mas vamos trabalhar para atingir esse número em 2027”, enfatiza.

Durante a entrevista, Fausto Augusto Junior ainda destacou a trajetória histórica do SESI, que completa 80 anos em 2026, e sua contribuição para o desenvolvimento social e industrial do Brasil.

“O SESI foi a primeira grande experiência de promoção de direitos sociais no Brasil. Estamos falando de 1946, em um país que passava por um processo de industrialização. Naquele contexto, os industriais compreenderam a importância de contribuir para políticas sociais voltadas à educação, à saúde e à qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias”, ressalta.

O episódio completo do Papo Indústria está disponível no canal da FIEAC no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=vQE3ys7mT9w. O conteúdo também pode ser ouvido nas principais plataformas de áudio.

Texto: Whilley Araújo/Assessoria FIEAC

Continue Reading

Assessoria

Após modernização, Ginásio do SESI é reinaugurado e volta a ser palco de grandes eventos

A solenidade, que atraiu um grande público, marcou o início de uma nova fase para um espaço que, ao longo de mais de três décadas, ajudou a construir a história do esporte acreano.

Published

on

Em clima de festa, nostalgia e emoção, o Sistema FIEAC reinaugurou, nesta sexta-feira (5), o Ginásio do SESI, um dos mais tradicionais espaços esportivos do Acre. Após um amplo processo de modernização, o equipamento volta a ser entregue à população com estrutura renovada, mais acessível, confortável, climatizada e preparada para receber grandes competições, atividades educacionais, projetos sociais e eventos comunitários.

A cerimônia reuniu autoridades, representantes do setor industrial, dirigentes sindicais e convidados, entre eles o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior; o presidente da FIEAC em exercício, João Paulo de Assis Pereira; o superintendente do SESI Acre, João César Dotto; o superintendente do SESI São Paulo, Alexandre Pflug; e o deputado federal Zé Adriano, presidente licenciado da FIEAC.

A programação foi aberta com uma partida amistosa de voleibol envolvendo atletas do SESI Vôlei Bauru e jogadoras acreanas, simbolizando a integração entre o esporte de alto rendimento e o incentivo à formação de novos talentos. O momento reforçou a vocação do ginásio como espaço de promoção da saúde, da cidadania e do desenvolvimento humano.

A partida amistosa foi vencida pelo placar de 3 sets a 0 pela equipe SESI Bauru.

Homenagem a estrelas do vôlei brasileiro

Durante a solenidade, também foi prestada homenagem ao técnico Marcos Pacheco, um dos nomes mais vitoriosos do voleibol brasileiro e atual treinador do SESI Bauru. Reconhecido por ser o único técnico a conquistar títulos nas três divisões nacionais da modalidade, Pacheco recebeu o reconhecimento do Sistema FIEAC por sua contribuição ao esporte brasileiro.

Outro momento de destaque foi a homenagem a duas referências do voleibol nacional. A campeã olímpica Dani Lins recebeu uma placa em reconhecimento à sua trajetória marcada por conquistas históricas, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Já a líbero Léia Silva foi homenageada em seu jogo de despedida das quadras, encerrando uma carreira de mais de duas décadas repleta de títulos e dedicação ao esporte.

“O povo acreano é incrível. Precisamos levar o nosso voleibol para o Brasil todo. Estou muito feliz com essa homenagem”, declarou Dani Lins.

“Foi uma surpresa. Só quero agradecer por estar no Acre, neste evento e nesta estrutura maravilhosa. Fico muito feliz por essa grande homenagem”, ressaltou Léia.

Um novo e moderno Ginásio do SESI

Construído entre 1990 e 1993, o Ginásio do SESI foi idealizado durante a gestão do então presidente da FIEAC, Jorge Tomás, e recebeu o nome de Rui Lima do Nascimento, em homenagem ao ex-superintendente nacional do SESI.

A obra de modernização recebeu investimento de R$ 28 milhões, com recursos do Departamento Nacional do SESI, e transformou o espaço em uma das mais modernas estruturas esportivas da Região Norte. O ginásio agora conta com climatização completa, três salas de convenções, isolamento acústico, 1.009 assentos esportivos e capacidade para receber até 5,6 mil pessoas.

“Esse ginásio faz parte da história do povo acreano, pois foi palco de grandes emoções. O Acre merece esse lugar, que é um marco para o nosso estado”, destacou César Dotto, superintendente do SESI/AC.

O que disseram as autoridades

“Essa obra é um presente para o Acre e este é um momento histórico. É também um momento de reconhecer o trabalho e a dedicação do presidente licenciado da FIEAC e deputado federal, Zé Adriano, que liderou esse projeto, assim como agradecer ao Departamento Nacional do SESI e a todas as pessoas que tornaram esse sonho realidade”, afirmou João Paulo de Assis Pereira, presidente da FIEAC em exercício.

“Isso traz uma nostalgia muito grande, e trazer de volta esse gigante, que é o Ginásio do SESI, nos deixa extremamente felizes. É um dos espaços mais modernos da Região Norte. Precisamos resgatar a acreanidade em nosso estado, e o Ginásio do SESI tem esse papel”, disse Zé Adriano, deputado federal e presidente licenciado da FIEAC.

“Ficamos muito felizes pela recepção aqui no Acre. Pudemos conhecer um pouco da rica história deste estado. O SESI é uma entidade maravilhosa e contem sempre conosco”, salientou Alexandre Pflug, superintendente do SESI-SP.

“É mais do que a reinauguração de um ginásio. A Região Norte precisa e pode construir estruturas que viabilizem o esporte de alto rendimento. Essas são grandes iniciativas para democratizarmos o esporte no país. Essa é uma contribuição do SESI para a população de Rio Branco e do Acre. São 80 anos de trabalho do SESI em prol do Brasil”, ressaltou Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI.

Texto: Whilley Araújo Fotos: Sérgio Vale

Continue Reading

Assessoria

Com investimento de R$ 28 milhões, Ginásio do SESI será reinaugurado nesta sexta-feira, 5 de junho

Published

on

Um dos mais importantes espaços para a prática esportiva, o lazer e a realização de grandes eventos no Acre, o Ginásio do SESI será reinaugurado nesta sexta-feira, 5 de junho, após passar por uma ampla reforma e modernização. A cerimônia de entrega contará com uma partida amistosa de vôlei feminino entre as equipes do SESI Vôlei Bauru (SP) e o SESI-AC. Todos os convites para o evento já foram esgotados. A programação será transmitida pelo YouTube da FIEAC: https://www.youtube.com/@federacaodasindustriasdoacre

A obra recebeu investimento de R$ 28 milhões, com recursos do Departamento Nacional do SESI, e transformou o espaço em uma das mais modernas estruturas esportivas da Região Norte. O ginásio agora conta com climatização completa, três salas de convenções, isolamento acústico, 1.009 assentos esportivos e capacidade para receber até 5,6 mil pessoas.

Para o presidente da FIEAC e do Conselho Regional do SESI em exercício, João Paulo de Assis Pereira, a entrega representa um marco para o fortalecimento do esporte, da cultura e do entretenimento no estado.

“Sem dúvida, este é um dos mais modernos equipamentos esportivos da Região Norte do país. Estamos muito entusiasmados e felizes por concretizar uma entrega tão importante para o setor industrial e para toda a sociedade acreana. Essa grandiosa obra é resultado do empenho do presidente licenciado da FIEAC, Zé Adriano, que liderou a busca pelos recursos necessários e idealizou a transformação que deu origem ao novo Ginásio do SESI”, destaca.

Texto e fotos: Whilley Araújo Assessoria Sistema FIEAC

Continue Reading

Tendência