Connect with us

Educação

Senador Petecão e Reitora da Ufac Avançam na Concretização do Hospital Universitário no Acre

Senador Petecão e Reitora Ufac viabilizam Hospital Universitário no Acre com apoio da Ebserh. Passos concretos rumo à saúde de excelência para a população acreana.

Published

on

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) deixará de ser apenas um sonho para se tornar uma realidade, disse o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) após reunião, nesta quarta-feira (23), com a reitora da Ufac, Guida Aquino, e o dr. Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na ocasião, discutiram sobre os encaminhamentos fundamentais para a construção desse hospital universitário.

O senador informou que sentiu firmeza nas palavras de Chioro, que se comprometeu em acelerar o processo de elaboração do projeto arquitetônico da instituição. Ressaltou o parlamentar que todo o projeto será desenvolvido e implementado pela estatal Ebserh, que, em conformidade com as normas federais, é a responsável pelos hospitais universitários de todo o País, bem como por sua construção e manutenção.

Ficou acordado que para dar início à elaboração do projeto será necessário um aporte financeiro, que o senador se comprometeu a destinar por meio de uma emenda.

Chioro, que já foi ministro da Saúde entre 2014 e 2015, no governo da presidente Dilma Rousseff, enfatizou que “a meta do governo federal é agilizar ao máximo todos os trâmites burocráticos com que se possam acessar os recursos disponibilizados pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).”

Para o parlamentar, esta é uma oportunidade única, tanto para a Ufac, quanto para a população do Acre, que poderá contar, no futuro, com um hospital de alta qualidade no atendimento à população.

“Estamos comprometidos em garantir essa construção do Hospital Universitário do Acre e, assim, garantir que nossa população tenha acesso a mais esse importante serviços de saúde de excelência. A verba inicial que irei alocar para a elaboração do projeto é o primeiro passo para alcançar esse objetivo. De agora em diante, não mediremos esforços para esse sonho enfim sair do papel e se tornar uma realidade muito esperada por todos nós, acreanos,” afirmou.

Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada pela Lei 12.550, de 2011, como uma entidade pública, ligada ao Ministério da Educação. Seu propósito é fornecer atendimento médico-hospitalar gratuito à comunidade, abrangendo cuidados ambulatoriais e de diagnóstico, bem como oferecer suporte educacional e de pesquisa a instituições federais de ensino na área da Saúde. A Ebserh compreende a maior rede de hospitais públicos do Brasil, incluindo sua sede central, e 50 hospitais universitários federais vinculados a 35 universidades federais.

Assessoria

Educação

Estudantes de Biologia da UFAC realizam pesquisa na Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul

Integração de Conhecimentos Acadêmicos e Tradicionais na disciplina de etnobiologia

Published

on

Estudantes do curso de biologia do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (UFAC) estão conduzindo uma pesquisa na Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul. A atividade faz parte da disciplina optativa de Etnobiologia, que busca explorar saberes tradicionais em conjunto com conhecimentos acadêmicos. Sob a orientação da professora Nicoll Escobar, os alunos realizam uma experiência etnográfica para descrever a diversidade observada na feira, abrangendo aspectos vegetais, animais e culturais.

“A disciplina”, diz a professora Nicoll Escobar, “une conhecimentos acadêmicos e tradicionais. Estamos realizando uma experiência etnográfica para descrever a diversidade observada, abordando aspectos vegetais, animais e culturais. A etnobiologia estuda como diferentes grupos étnicos percebem, classificam e utilizam os recursos naturais, considerando aspectos biológicos e socioculturais.”

A Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul oferece uma variedade de espécies de peixes, além de apresentar técnicas de piscicultura, pesca, confecção de redes e preparo culinário dos pescados. O evento, realizado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com associações locais, continua até sábado, 30.

Continue Reading

Educação

Nova sede do Centro de Educação Profissional do Ieptec

Entrega marca início das atividades na unidade Roberval Cardoso em Rio Branco

Published

on

O governo do Estado concluiu a construção da nova sede do Centro Roberval Cardoso, pertencente ao Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), em Rio Branco. Nesta sexta-feira, 22, os alunos do Curso Técnico em Agronegócio foram recepcionados no primeiro dia de aula na unidade.

A nova sede conta com sete salas de aula, espaços para atividades administrativas e pedagógicas, além de instalações técnicas, refeitório, pátio e quadra de esportes. Anteriormente, o Centro Roberval Cardoso funcionava de maneira provisória na Escola Maria Moreira, também parte da rede Ieptec. Com a inauguração, todas as unidades do instituto passam a ter sede própria, visando melhorar o acolhimento aos estudantes e equipes.

O gestor do Ieptec, Alírio Wanderley, expressou sua satisfação com a conclusão do centro, “Com a inauguração do Centro Roberval Cardoso, todas as unidades do Ieptec agora possuem instalações próprias, o que proporcionará um melhor acolhimento aos nossos estudantes e equipes”, declarou Alírio Wanderley, gestor do Ieptec, em comemoração.

O Ieptec planeja executar projetos futuros para fortalecer o ensino prático nas áreas agrícola, florestal e de recursos naturais.

Com informações e foto: Ascom/Ieptec

Continue Reading

Educação

Início do Ano Letivo na Rede Municipal de Ensino de Cruzeiro do Sul

Published

on

Nesta segunda-feira, 18, a maioria das escolas municipais de Cruzeiro do Sul iniciará o ano letivo de 2024. O Secretário Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Edvaldo Gomes, anunciou que todas as 112 escolas do município estão prontas para receber os cerca de 12 mil alunos matriculados.

Seis escolas que foram afetadas pela cheia do Rio Juruá também estão preparadas para retomar as atividades. No entanto, algumas escolas continuam servindo de abrigo para famílias desalojadas, adiando o início do ano letivo até que sejam desocupadas, limpas e submetidas a manutenção.

Além disso, duas regionais localizadas nas áreas ribeirinhas iniciarão as aulas somente em 1º de abril, devido ao término tardio do ano letivo anterior, cumprindo o período legal de férias dos professores.

Continue Reading

Tendência